Hidróxido de Alumínio: usos e propriedades

Hidróxido de Alumínio: veja as principais aplicações para este produto químico, bem como sua fórmula química, recomendações para manuseio e mais

O hidróxido de alumínio é um produto químico muito conhecido por ser um antiácido eficaz, mas as suas aplicações vão bem além da sua utilização pela indústria farmacêutica. Como você verá ao longo do texto, ele é ainda consumido pelo setor químico, cosmético, de higiene pessoal, entre outros. Vem com a gente aprender um pouco sobre este composto tão relevante, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é hidróxido de alumínio?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o hidróxido de alumínio?
Como o hidróxido de alumínio deve ser manipulado?
Onde comprar o hidróxido de alumínio?

O que é hidróxido de alumínio?

Trata-se de um composto químico inorgânico que tem a forma de um sólido branco e é insolúvel em água.

Na natureza, está presente nos minerais gibbsite, bayerita, nordstrandita e doleyita. Pode ser produzido em laboratório pela reação da solução de sal de alumínio com uma solução de amônia ou uma solução de hidróxido de sódio. Por sua vez, os óxidos de alumínio são obtidos quando o sal de alumínio é combinado com outras substâncias mais fortes que ele.

O alumínio de grau técnico é obtido principalmente por meio da bauxita (uma mistura de minerais, como gibbsita, boemita, diósporo, óxidos metálicos e mais).

É ainda relevante destacar que o alumínio foi descoberto em 1825, pelo químico dinamarquês, Hans Christian Ørsted, quando ele investigou a reação entre o cloreto de alumínio com amálgama de potássio, a qual deu origem ao pó metálico.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    Ele é representado pela fórmula Al(OH)3, sendo, portanto, composto por átomos de alumínio, oxigênio e hidrogênio. O elemento alumínio é encontrado na natureza.

    Quais são suas principais características?

    • Hidróxidos metálico: é um dos hidróxidos metálicos mais comuns. Vale dizer que hidróxidos são compostos químicos em que um grupo hidroxila é encontrado na molécula.
    • Pertence ao grupo de compostos anfotéricos: diferentemente de outros hidróxidos metálicos, o hidróxido de alumínio é um anfotérico, ou seja, tem capacidade para reagir ou se comportar como um ácido ou uma base, conforme o meio.
    • Forma: sólido (tem aspecto de pó).
    • Cor: branco.
    • Odor: inodoro.
    • Peso Molecular: 78,00.
    • Solubilidade: ele é muito insolúvel em água. Esta propriedade faz com que ele seja utilizado na composição dos antiácidos.
    • Estabilidade: é a forma de alumínio mais estável em condições normais.
    • Transforma-se em alumina (óxido de alumínio) quando aquecido.
    • Difere-se do óxido hidróxido de alumínio, AlO(OH) e óxido de alumínio (Al2O3) pela perda de água.

    Para que serve o hidróxido de alumínio?

    O hidróxido de alumínio é utilizado por uma grande gama de industrias, principalmente a farmacêutica e química. Veja a seguir mais aplicações importantes para o hidróxido de alumínio:

    • Setor de cosméticos: ele é usado na produção de variados cosméticos, incluindo loções, cremes, protetores solares, maquiagens e muito mais. É aplicado aqui como agente espessante e estabilizante.
    • Setor de higiene pessoal: aplicado na fabricação de sabonetes.
    • Indústria de papel: enchimento de papel.
    • Agente estabilizante: É usado como estabilizante nos setores farmacêuticos e de cosmético.
    • Setor farmacêutico: o hidróxido de alumínio é usado na produção de antiácidos e outros medicamentos. Serve para o tratamento de hiperacidez gástrica e doenças ulcerativas, neutralizando rapidamente a acidez estomacal e aliviando os sintomas de azia, queimação, sensação de estômago cheio, desconforto abdominal, úlceras e muito mais.

    Também é preciso destacar a sua utilização na produção de vacina, em que ele é utilizado como coadjuvante.

    Leia Também
    Acetato de Alumínio Básico
    Sulfato de Alumínio: isento de ferro e ferroso
    Água para Cosméticos – ABC Cosmetologia
    FCE: Lançamentos desafiam câmbio volátil

    Como o hidróxido de alumínio deve ser manipulado?

    Embora não seja considerado uma substância ou mistura perigosa de acordo com o Sistema Harmonizado Global (GHS), é importante que seja manipulado de acordo com as regras de segurança, inclusive com a utilização de equipamento de proteção individual (EPI). Outra medida de segurança relevante é a existência de ventilação local adequada.

    Medidas de primeiros-socorros

    – Em caso de inalação: retirar a vítima da fonte de contaminação para local arejado. Se houver dificuldades respiratórias, administre oxigênio, se possível. Mantenha o paciente em repouso e aquecido. Procure atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: lavar a pele suavemente com água (e sabão não abrasivo) por pelo menos 20 minutos. Remova roupas, sapatos e outros acessórios sob a água corrente, de preferência em chuveiro de emergência. Se a irritação persistir, repita o enxágue. Também é recomendado procurar atendimento médico neste caso.

    – Em caso de contato com os olhos: Não deixe a vítima esfregar os olhos. Remova o excesso do produto rapidamente e lave os olhos contaminados com bastante água por, pelo menos, 20 minutos, ou até que substância tenha sido removida. Se estiver fazendo uso de lentes de contato, remova-as se for possível. Recomenda-se busca atendimento médico, de preferência, um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: Não induzir o vômito nem oferecer nada a pessoa inconsciente. Lavar a boca da vítima com água e oferecer de 2 a 4 copos de água para diluir a substância.  Se o vômito ocorrer naturalmente inclinar a vítima para evitar o risco de aspiração. Manter o paciente aquecido e em repouso até que seja transportado para o hospital.

    Sobre o armazenamento, é necessário que seja realizado em embalagem hermeticamente fechada e que está seja guardada em local seco, fechado e bem ventilado.

    Onde comprar o hidróxido de alumínio?

    Para encontrar os principais fornecedores de hidróxido de alumínio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.