Hidratação da pele pode ser feita por vários mecanismos

Muitos são os mecanismos de ação dos hidratantes na pele. Um deles se dá por oclusão, ao se formar uma barreira que impede a evaporação da água contida na pele. Neste caso, utilizam-se óleo mineral e alguns silicones.

Em geral, este método é empregado em produtos voltados para o corpo.

Higroscopia

Considerando a variedade de ativos que hidratam a pele, há ainda a higroscopia, a partir da qual são empregadas substâncias que têm afinidade com a água, como glicerina e o hialuronato de sódio (ácido hialurônico de alto peso molecular).

Cosméticos: Hidratação da pele pode ser feita por vários mecanismos ©QD Foto: iStockPhoto
Lucas Portilho, diretor dos cursos de pós-graduação do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia

“Estes são exemplos de ativos que mantêm a pele hidratada, por manterem a água na pele”, afirma o farmacêutico e especialista em cosmetologia Lucas Portilho, diretor dos cursos de pós-graduação do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia.

Ativos que melhoram a hidratação da pele

Existem também ativos que melhoram a hidratação porque aumentam a barreira cutânea, como é o caso das manteigas e dos óleos vegetais.

Segundo Portilho, esses insumos ajudam a pele a voltar a ter sua espessura normal, pois com a desidratação e o envelhecimento, a pele fica muito fina e com uma barreira instável.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Outro mecanismo se dá pelo uso de ativos que aumentam canais de aquaporina, filagrina e involucrina. “Tudo isso vai melhorar a distribuição de água na pele”, diz.

    Leia Mais: 

    Ácido Salicílico: poderoso para o tratamento de pele
    Ácido Glicólico: recurso eficaz no tratamento de pele
    Cosméticos: Maquiagem agrega funções e protege a pele
    Hidratação da pele pode ser feita por vários mecanismos
    Cosméticos: Hidratantes para pele

    Ele cita ainda os repositores de NMF (fator natural de hidratação da pele), como lactato, ureia e ceramidas, substâncias produzidas pela pele, mas que também são incorporadas aos cosméticos para auxiliar na hidratação.

    Por fim, Portilho menciona a modulação do microbioma. São peptídios ou lisados bacterianos que, ao serem adicionados ao cosmético, ajudam a promover a espessura da epiderme.

    Ele enfatiza que esta classificação não é oficial e, além disso, destaca que o ideal é o formulador misturar todas essas classes de ingredientes.

    “Eu gosto de adicionar glicerina, niacinamida, óleo vegetal, manteiga, entre as várias associações possíveis”, finaliza.

    Veja Também:

    Cosméticos; Consumo de itens de alto valor aumentará
    Cosméticos Capilares: Skinificação do Cabelo, A Tendência do Momento
    Cosméticos; Previsão de crescimento
    Biotecnologia; Primeira patente verde em cosméticos
    Ácido kójico: um grande aliado da pele
    Antioxidantes em cosméticos – ABC Cosmetologia
    FCE Pharma e FCE Cosmetique – Indústrias investem na otimização de processos e para reduzir custos

    Acesse agora o Guia QD, maior plataforma de compra e venda do setor!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.