HBA: Feira quase dobra de área e acolhe 16 mil pessoas

A divisão FUN (Personal Care) da Clariant do Brasil deu enfoque em seu estande ao Genamin CTAC-CP, a ser aplicado em creme rinse, e ao Hostacerin SAF, uma base estrutural para cremes e loções. O primeiro é uma mistura surfactante catiônico, emulsificante e doador de viscosidade para preparação de condicionadores capilares a baixas temperaturas.

Enquanto o Hostacerin SAF refere-se a uma mistura de emulsificantes, emolientes e polímero espessante para preparação de cremes e loções para a pele à temperatura ambiente. O benefício de ambos é não requerer aquecimento para a utilização. “Essas matérias-primas possibilitam a obtenção de resultados em poucos minutos, com significativa redução de custos de produção”, disse o coordenador técnico do laboratório de tensoativos da Clariant Livio Caribe da Rocha.

Atraída pelo potencial do mercado, a Clariant levou também à feira produtos inéditos no segmento de corantes capilares, silicones e polímeros para espessamento de sistemas aquosos. O destaque ficou por conta da linha Velsol, voltada para a coloração capilar, e do Diaformer, polímero pré-neutralizado e pré-disperso, capaz de conferir ao produto a possibilidade de promover nos cabelos fixação natural e duradoura.

A Ion Química mostrou o GPS, da Exysmol. Trata-se de um bioativo resultado da condensação do metilsilanol (silício biologicamente ativo) com um dissacarídeo natural (trealose). Açúcar natural de plantas do deserto, o GPS é detentor de propriedades capazes de melhorar a resistência celular, combatendo o estresse ocasionado por variações climáticas bruscas, desidratação extrema e estresse oxidativo. Também age como restaurador do equilíbrio hídrico e possui ação termoprotetora, com atuação direta em proteínas do estresse (heat shock proteins). O gerente de produtos da Ion Química Eduardo Borba ressaltou o lançamento da linha Phyto-Planctons, da Naturactiva, composta pelo Grevilline, o Wakamine e o Porphyraline. Obtido da fração peptídica do Skeletonema costatum, o Grevilline oferece à pele ação suavizante e antiinflamatória e limita os danos causados pela radiação UV.

Enquanto o Wakamine possui ação despigmentante e propriedades hidratante e regeneradora; e o Porphyraline conta com características que melhoram a síntese de lipídeos cutâneos e a hidratação da pele.

Desenvolvido pela Ion –Tecnologias e Serviços e distribuído pela Vital Especialidades, o Densiskin foi apresentado como uma opção vantajosa aos tratamentos de antienvelhecimento da pele, como os retinóides, peeling e toxina botulínica. Trata-se de um complexo composto por alta concentração de silanetrial (silício biologicamente ativo), biopeptídeo derivado do ácido glutâmico, extrato de fitoplâncton, oligossacarídeos de fructose e polipeptídeos de colágeno marinho. De acordo com o fabricante, o Densiskin oferece ação imediata sobre o microrrelevo cutâneo, provoca a formação de bio-filme protetor e atenua as linhas e marcas de expressões de forma rápida e contínua, entre outros benefícios.

Pela quarta vez na HBA, a Ciba Especialidades Químicas aproveitou a feira para reforçar sua atuação no segmento de Personal Care. Apesar de não apresentar lançamentos, a Ciba mostrou os absorvedores UV da linha Ciba Tinosorb, enfatizando como novidade absorvedor UVA fotoestável. A Ciba Speciality Chemicals gerou vendas de cerca de 7,1 bilhões de francos suíços em 2002, sendo que investiu em pesquisa e novos desenvolvimentos, 294 milhões de francos suíços. O grupo conta como maior mercado o da América do Sul, nas áreas de produtos para cuidados com os cabelos, composta por xampus e condicionadores, e de sabonetes.

A Arinos também não mostrou lançamento em matéria-prima. Apesar de atuar no setor desde sua fundação há seis anos, somente em 2001 intensificou a operação na área cosmética. De acordo com o gerente de marketing José Antonio da Costa, um dos principais objetivos da empresa é ampliar o portfólio de produtos com especialidades. “A gente não busca a quantidade e sim diversificação”, explicou Costa. Dos 300 produtos da Arinos, cerca de 80 voltam-se para a cosmética. Na opinião de Costa, o consumo de produtos cosméticos está atrelado ao poder aquisitivo do brasileiro. Por isso, ainda há muito espaço para crescer. Uma novidade da Arinos referiu-se ao novo laboratório. inaugurado em junho, o empreendimento, mesmo não sendo de uso exclusivo para o setor cosmético, agrega muito valor ao segmento indo ao encontro do ressurgimento da área dentro da empresa.

Já no segmento de fragrâncias, tudo é novidade. Na opinião do gerente nacional de vendas da Citratus Perfumeurs Fernandes Koodi Inoue, basta um pequeno toque para alterar a fragrância e surgir um novo aroma. Fundada em 1991, a empresa, além do mercado de cosméticos, atende o mercado de higiene e o de limpeza, com fragrâncias para sabões, detergentes, amaciantes e desinfetantes, entre outros. Um destaque da marca é o sal quaternário de amônio para amaciante de roupa, com linha completa de fragrâncias desenvolvidas, com peculiar composição aromática e fixação e resistência à temperatura durante o processo de secagem, conforme explicou Inoue.

Com capacidade instalada de 300 toneladas de fragrâncias ao mês, a L’essence Fragrances ressaltou o relançamento da linha Amazônica. Para a responsável pela área de estruturação de negócios da L’essence Sandra Andrade Lapique, em função do clima brasileiro, o mercado nacional absorve em sua maioria linhas florais e frutais. Por conta desse tipo de particularidade, os produtos oriundos da Amazônia, como cupuaçu e guaraná, são preferências do consumidor. Apesar da vasta diversidade apresentada pela Amazônia, para Sandra os fabricantes de essências ainda dependem muito da matéria-prima importada. “Por exemplo, se quiser fazer um óleo de rosas, não dá para fabricar aqui. Não há clima para o cultivo da planta”, comentou.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios