HBA: Feira quase dobra de área e acolhe 16 mil pessoas

Química e Derivados: HBA: Marisa - tendência para os extratos vegetais.
Marisa – tendência para os extratos vegetais.

Caneda ressaltou também os sistemas de performances da linha Beracare Sun. Na opinião dele, os produtos otimizam o processo de desenvolvimento das formulações, com a redução do número de componentes na fase graxa. “A linha conta com filtros, físicos e químicos, e ingredientes vegetais que contribuem para a performance do produto acabado”, explicou. A Beracare Sun pode ser usada como único componente da fórmula, além de água desmineralizada e agente antimicrobiano adequado à fase aquosa.

Outra empresa a aproveitar o filão dos extratos vegetais foi a Croda do Brasil. De origem inglesa, a companhia atua no País desde 1974, nas áreas de Personal Care, Health Care e Chemical (aditivos para polímeros). Por conta da importância da HBA para o setor, a Croda reservou o lançamento e a re-apresentação de mais de 20 produtos. No entanto, deu enfoque especial à linha Croda Amazon, composta por óleos vegetais naturais. Partindo do conceito de sustentabilidade, todo o projeto de extração é realizado em áreas certificadas, nas quais há controle quanto à preservação ambiental e à execução de atividades destinadas à oferta de melhores condições de trabalho para a população ribeirinha.

“O consumidor hoje se preocupa em comprar um produto derivado de um vegetal. É uma tendência mundial”, comentou a farmacêutica responsável pelo marketing técnico da Croda Marisa Gonçalves Lima. Entre os destaques da linha, Marisa ressaltou o Croda Amazon Murumuru e o Croda Amazon Cupuaçu. O primeiro trata-se de óleo emoliente, com forte apelo de hidratação, e o segundo, de uma opção vegetal à lanolina.

Química e Derivados: HBA: Pacheco - formulações para filtros solares e antiidade.
Pacheco – formulações para filtros solares e antiidade.

Outras tendências – Durante a feira, a Ipiranga Química comemorou o crescimento de sua unidade de negócios de cosméticos. O segmento faturou US$ 6 milhões (receita bruta) e espera para este ano alcançar a marca de US$ 8 milhões. Tradicional na área de distribuição de matérias-primas para o setor químico, a empresa ampliou sua atuação para o mercado cosmético em julho de 2002. De acordo com o gestor de marketing e de produtos cosméticos Carlos Alberto Pacheco dos Santos, dos US$ 173 bilhões anuais que o setor movimenta no mundo, a América Latina representa US$ 18 bilhões.

“É uma indústria em ascendência e não poderíamos ficar de fora”, explicou. Daí a importância, de acordo com ele, de estar em sintonia com as tendências, como mostrou na feira com a apresentação de matérias-primas voltadas para formulações de filtros solares e de produtos antienvelhecimento. Segundo dados da Euromonitor, até 2006, esses dois segmentos avançarão. O mercado de protetor solar, por exemplo, apresentou, entre 1997 e 2001, a maior taxa de crescimento entre os cosméticos, com aumento de 23,8% em faturamento líquido e de 16,3% em volume.

A expectativa é de no período de 2001 a 2006 aumentar esse índice em 10,2%. Em função dessa perspectiva, na categoria de produtos com apelo contra a radiação solar, a empresa divulgou em seu estande a nova versão do Granlux, da marca Granula. Trata-se do GTI 45, uma base com alto índice de proteção, com propriedades de resistência à água e capazes de eliminar o efeito esbranquiçado na pele. Para atender ao segmento antiidade, o destaque ficou por conta dos produtos da Cirebelle. São beads (esferas) esfoliantes aplicados em cremes ou sabonetes. “O produto é colorido e biodegradável. O apelo visual da cor é definitivo no consumo de cosméticos”, frisou Pacheco.

Química e Derivados: HBA: Liliana - novos ativos microencapsulados.
Liliana – novos ativos microencapsulados.

A ISP do Brasil anunciou o lançamento dos modificadores reológicos Rapithix A-60 (versão líquida) e Rapithix A-100 (versão em pó). São homopolímeros aniônicos e pré-neutralizados desenvolvidos para aplicação de emulsões com processos a frio.

A linha também dispensa neutralização e se mostra tolerante à alta homogeneização, podendo ser aplicada em todas as categorias de produtos Personal Care. Uma grande vantagem é a possibilidade de formular sistemas livres de óleo e emulsifier-free. “O Rapithix permite a simulação de cremes e loções, sem o uso de emulsionantes. Isso agrega valor, porque em geral os emulsionantes causam irritação na pele”, explicou a gerente de Personal Care da ISP Liliana Colore Brenner.

Em parceria com a empresa israelense Tagra Biotechnologies, a ISP trouxe para o mercado nacional novidades em ativos microencapsulados. São vitaminas (Tagravit) e óleos (Tagrol), a partir dos quais é possível garantir a manutenção de suas propriedades e evitar a contaminação de odores nas formulações cosméticas. Esse tipo de incremento para o setor, na opinião de Liliana, se equipara aos lançamentos propostos em nível mundial. “O que colocamos aqui na HBA é o que mostramos na Europa e nos Estados Unidos”, comentou Liliana.

No entanto, existem algumas particularidades do mercado local. Para ela, o consumidor brasileiro valoriza muito o cuidado com os cabelos. “É um fator de auto-afirmação promotor de bem-estar”, avaliou. Por conta dessa característica, a ISP reapresentou na feira o Styleze W 20, um polímero catiônico patenteado, lançado no ano passado. O Styleze W 20, na formulação de xampus, condicionadores, leave-on, mousses ou géis, proporciona ao cabelo modelagem com duração prolongada, sensação de condicionamento, manutenção do volume e definição do cacho. A cadeia lauril faz com que o polímero seja hidrofóbico aumentando, sobretudo, as propriedades de resistência à umidade e a memória do cacho. “Não se trata de um produto voltado propriamente ao mercado étnico, mas atende muito bem às necessidades desse público”, Liliana enfatizou ao ressaltar a preocupação da ISP com as tendências da indústria cosmética, como a crescente valorização desse nicho.

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