Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

HBA – FCE: Com área maior, feiras reforçam lado tecnológico

Rose de Moraes
25 de abril de 2003
    -(reset)+

    Para se preservar um insumo farmacêutico é necessário contar com vários recursos, como salas climatizadas e com controle de pressão, salas estéreis para o fracionamento de produtos para uso injetável, além de salas específicas para produtos especiais, como retinóicos, antibióticos e produtos biológicos.

    Dessa forma, com suas exigências formalizadas, a resolução RDC–35 propiciará a preservação da qualidade das matérias-primas, fazendo com que distribuidores e importadores exerçam suas atividades com maior segurança e apresentem nível mais elevado de capacitação técnica.

    Para Abdallah, as empresas que já atuam no setor não terão qualquer tipo de dificuldade no atendimento das exigências, pois já vinham operando de acordo com os conceitos internacionais de boas práticas, contando com prazo de um ano para promover, se necessário, implantações e ajustes. O mesmo, porém, o presidente da Abrifar não pode afirmar em relação a novas empresas que pretendam entrar no ramo, uma vez que terão atender de imediato a todos os requisitos de validação de processos, validação de limpeza, validação de controle de qualidade, entre outros, para terem aprovado o processo de abertura de firmas.

    Outro aspecto a observar é que depois de terem atendido a todas as exigências, as empresas receberão um certificado de qualidade, comprovando a adoção de boas práticas de distribuição e fracionamento dos insumos farmacêuticos, a ser emitido pela Anvisa. A inobservância ou desobediência aos regulamentos irá configurar infração de natureza sanitária.

    HBA inova nos cosméticos

    BANDEIRANTE QUÍMICA

    A Bandeirante Química apresenta várias especialidades desenvolvidas para as indústrias farmacêuticas e cosméticas, e fabricadas por empresas como Cabot, Dow, Total Fina Elf e Erkol. Entre os destaques, o público poderá conferir: Gemseal, óleo parafínico da Total Fina Elf, que assegura emoliência e espalhabilidade em aplicações de cremes para o corpo, tratamentos capilares, produtos para maquiagem e protetores solares; e Cab-O-Sil, da Cabot, sílica pirogênica para xampus, loções, cremes e maquilagens, que também se destaca por seu emprego no setor farmacêutico, como excipiente para comprimidos e suspensões.

    Química e Derivados: HBA: Cabalcap melhora a apresentação.

    Cabalcap melhora a apresentação.

    CEBAL BRASIL

    A empresa, integrante da Cebal Américas, uma divisão do setor de embalagens do grupo Pechiney, com vendas anuais de 230 milhões de euros em 2002, estará lançando a bisnaga Cebalcap, destinada a promover hot stamping em tampas, visando oferecer ao mercado uma opção de pós-decoração aos produtos finais. Indicado para decorar embalagens de cosméticos, o sistema está disponível em tons dourados e prateados, sendo fornecido em três diâmetros de tubo, com 35mm, 40 mm e 50 mm. Um dos aspectos mais importantes oferecido pelo novo produto é promover o alinhamento da abertura da tampa com a decoração da bisnaga. Serão também apresentados ao público as linhas de tubos plásticos, laminados e alumínio, fabricadas para atender indústrias de produtos cosméticos, farmacêuticos, de higiene pessoal e do segmento de dentifrícios.

    CLARIANT

    A empresa participa da feira para levar ao conhecimento do público as últimas inovações desenvolvidas pela divisão FUN, responsável pela área Personal Care, voltada ao desenvolvimento de matérias-primas destinadas à produção de xampus, cremes rinse, cremes e loções para a pele, colorações capilares da linha Velsol, mousses e hair sprays da linha Diaformer, cremes para tratamento capilar, etc. Entre os destaques, estão a base estrutural para cremes e loções (Hostacerin SAF), bem como a base para creme rinse (Genamin CTAC-CP), trazendo entre outros benefícios a redução do tempo de fabricação dos produtos e a possibilidade de emprego em processos a frio, dispensando aquecimento, resultando na produção de condicionadores capilares ou cremes para a pele em apenas poucos minutos e com significativa redução de custos para os formuladores.

    Serão também apresentados produtos inéditos nas linhas de corantes capilares, silicones e polímeros para espessamento de sistemas aquosos da linha Aristoflex. Com alto grau de pureza, os silicones (Silcare) trazem formulações associadas aos AHA (alfa-hidroxiácidos), para liberação gradual sobre a pele e sem causar qualquer tipo de irritação. De fácil manuseio, os polímeros pré-neutralizados apresentam alta resistência ao pH e as resinas pré-dispersas e pré-neutralizadas para Hair Styling (Diaformer), envolvendo modeladores, hair sprays, mousses e géis, também contam com nova gama de matérias-primas de última geração.
    COGNIS

    Ativos, óleos, emolientes, bases e polímeros emulsificantes de última geração constituem algumas categorias de produtos com maior evidência durante a apresentação da Cognis. Na linha Amazon Care Chemicals, destacam-se produtos e ativos naturais obtidos na floresta amazônica, de forma controlada e sustentável, como os óleos da linha Cegesoft BEO, AMO, CGO, TGB, CMO, CCO e derivados hidrofilizados da linha Cetiol HBE, HTG e HCG. Na categoria de emolientes para aplicações cosméticas, destacam-se Cetiol CC (dicaprilil carbonato) e Cetiol AB (C12-15 alquilbenzoato). O primeiro apresenta rápida espalhabilidade, promovendo sensorial de pele aveludada e não-oleosa. O segundo tem emprego consolidado em modernas aplicações cosméticas. Para ser aplicado em formulações de protetores solares, outro produto, o Cetiol AB, apresenta altíssima performance de solubilização de filtros cristalinos UV e de dispersões de pigmentos. Ainda integrando a classe dos emolientes, será apresentado o Cetiol LDO (dicapril éter/lauril álcool), cuja propriedade é reforçar a camada lipídica, sendo especialmente indicado para preparados surfactantes. Na linha de bases, destacam-se Emulgade PL68/50 (glicósido cetearílico álcool cetearílico), base auto-emulsionante para formulações cosméticas e farmacêuticas não-iônicas, além Emulgade NB (glicol diestearato/ PEG-150 estearato/ estearato de glicerila/ álcool cetearílico/ álcool cetílico/ ácido esteárico), base emulsionante para emulsões aniônicas, benchmark em distribuição de tamanho de partículas, comportamento reológico e estabilidade.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *