Grupo Ultra anuncia a venda da Oxiteno à Indorama Ventures

Grupo deixa o setor de especialidades químicas e reforça sua estratégia de concentração no setor de óleo e gás

A Ultrapar assinou hoje, 16 de agosto, contrato para a venda da Oxiteno à Indorama Ventures por US$ 1.300 milhões. Com esse movimento, o Grupo Ultra conclui a primeira fase do processo de revisão de seu portfólio, com maior alinhamento e sinergia entre seus investimentos na cadeia downstream de óleo e gás, por meio das empresas Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo. A próxima fase considerará investimentos adicionais nesta mesma cadeia de valor, incluindo negócios adjacentes como ampm e Abastece Aí, bem como um direcionamento estratégico para oportunidades associadas ao processo de transição de matriz energética.

O desinvestimento da Oxiteno vem somar-se aos processos de venda da rede de varejo farmacêutico Extrafarma e da participação de 50% que a Ultrapar detinha na empresa de pagamentos eletrônicos ConectCar.

 Para Frederico Curado, diretor-presidente do Grupo Ultra, “Essa transação conclui uma etapa importante no processo de reorientação estratégica de nossos investimentos, permitindo que o Grupo se concentre no fortalecimento contínuo de seus negócios principais, com um portfólio mais complementar e sinérgico nos setores em que temos conhecimento e vantagens competitivas. A Oxiteno, criada e desenvolvida pelo Grupo Ultra ao longo de 40 anos, tem posição destacada no Brasil e na América Latina. Este acordo para venda da empresa a um dos líderes globais da indústria química, com sinergias relevantes, nos permitiu alcançar uma transação com geração de valor para a Ultrapar, para a Indorama Ventures e demais stakeholders das empresas.”

Para Aloke Lohia, CEO da Indorama Ventures, “Essa aquisição é natural e adequada. Temos uma trajetória sólida e bem sucedida de integração de 50 aquisições nos últimos 20 anos. Junto com a Oxiteno, estamos criando uma companhia líder global em tensoativos”. 

A orientação estratégica do Grupo Ultra em direção às oportunidades de investimento nas verticais de energia e infraestrutura, com foco crescente na  transição energética e renováveis, passa a contar com maior foco e capital após a conclusão desta racionalização do seu portfólio de negócios.

Fundada no espírito empreendedor que caracteriza o Grupo Ultra, a Oxiteno foi uma das pioneiras da indústria petroquímica no Brasil, com inauguração de sua primeira unidade industrial no início da década de 1970, em Mauá (SP). Iniciou seu processo de internacionalização em 2003 e tornou-se líder nos setores de especialidades químicas e tensoativos nas Américas, com unidades de produção nos Estados Unidos, no México e no Uruguai, além de escritórios comerciais na China, na Bélgica, na Argentina e na Colômbia.

O valor de venda da Oxiteno está sujeito a ajustes, principalmente de variações de capital de giro e da posição da dívida líquida da empresa na data de fechamento da transação, assim como às condições usuais em transações desta natureza, incluindo aprovação pelas autoridades concorrenciais e regulatórias brasileiras. A Oxiteno manterá o curso natural de seus negócios, operando de forma independente, até a data de fechamento da transação.

A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas. A companhia iniciou suas operações em 1973, em São Paulo, e tem como propósito contribuir para o bem-estar das pessoas por meio da química. Investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e alinhadas aos objetivos de negócio de seus clientes. A empresa está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, além de dois centros globais de P&D, três laboratórios de P&D e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. No Brasil, possui fábricas nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e no Polo Petroquímico de Mauá (SP) e Polo Industrial de Camaçari (BA).   

A Indorama Ventures, empresa pública listada na bolsa da Tailândia (Bloomberg código IVL.TB), é uma das líderes mundiais na produção de petroquímicos, com presença produtiva na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da companhia inclui PET, óxidos olefínicos e derivados integrados e fibras.  Os produtos da Indorama Ventures servem majoritariamente aos setores de FMCG e automotivo, ou seja, bebidas, higiene, cuidado pessoal, segmentos de segurança e pneus.  A Indorama Ventures tem aproximadamente 24 mil funcionários em todo o mundo e receita consolidada de US$ 10.6 bilhões em 2020. A companhia está listada no Dow Jones Emerging Markets e no World Sustainability Indices (DJSI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios