Publieditorial

Grupo Bauminas se certifica no programa da ABNT de rotulagem ambiental para produtos químicos

Quimica e Derivados
23 de abril de 2018
    -(reset)+

    GRUPO BAUMINAS É A PRIMEIRA EMPRESA A SE CERTIFICAR NO PROGRAMA DA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL PARA PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NO SETOR DE PAPEL E CELULOSE

    O Grupo BAUMINAS se tornou a primeira empresa do Brasil com produtos certificados pela ABNT, em conformidade com o procedimento “PE-390 Rótulo Ecológico para Produtos Químicos Utilizados no Setor de Papel e Celulose”.


    Como líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes, o Grupo BAUMINAS compreende e orgulha-se do seu papel no incentivo ao maior acesso dos brasileiros à água tratada e de qualidade, bem essencial para o desenvolvimento do país e melhoria na qualidade de vida da população.

    Devido a sua credibilidade, o Rótulo Ecológico da ABNT, que leva em consideração a minimização dos impactos ambientais em todas as etapas do ciclo de vida, foi selecionado como uma das formas de se evidenciar o atendimento a requisitos de sustentabilidade.

    Se certificar no programa da ABNT significa que o Grupo BAUMINAS teve seus produtos avaliados por uma entidade de terceira parte, imparcial e independente, e demonstrou conformidade com os critérios elaborados pela ABNT, como por exemplo:

    • Avaliação do desempenho do produto;
    • Restrição de Substâncias Químicas (cancerígenas, mutagênicas, tóxicas…);
    • Eficiência Energética do processo Produtivo;
    • Otimização da utilização de água;
    • Destinação correta ou reciclagem de resíduos de pré e pós-consumo;
    • Conformidade com a legislação ambiental;
    • Conformidade com a legislação trabalhista;
    • Entre outros;

    Assim como os outros procedimentos de Rotulagem Ambiental da ABNT, os fabricantes de papel e celulose ganharam uma nova ferramenta para adquirir insumos e matérias-primas sustentáveis que, ao serem incorporados ao processo produtivo, fará com que o produto final (papel e celulose) impacte menos ao meio ambiente e saúde das pessoas quando comparados a produtos que seguem apenas a legislação.

    Além disso, ao adquirir produtos de empresas certificadas, o comprador poderá rastrear a sua cadeia de produção em relação a requisitos sociais, como por exemplo, a isenção de trabalho informal e escravo, já que a ABNT avalia tais aspectos durante o processo de auditoria.

    PRODUTOS CERTIFICADOS

    Os produtos que demonstraram a conformidade com o procedimento PE-390 da ABNT foram:

    ProdutoDescrição
     Produto químico utilizado para o processo de fabricação de papel e celulose e tratamento de água e efluentes em indústrias de papel e celulose.
     Produto químico utilizado para o processo de fabricação de papel e celulose e tratamento de água e efluentes em indústrias de papel e celulose.

    Para mais informações dos produtos da Bauminas, acesse: http://www.bauminas.com.br.

     

    GRUPO BAUMINAS OFERECE CICLO DE PALESTRAS EM LANÇAMENTO DO LIVRO ÁGUAS BRASILEIRAS NA DESO

    A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso foi palco do lançamento do livro “Águas Brasileiras”, obra que ilustra as belezas naturais do País e que aponta caminhos para o suprimento de água potável e sua utilização de maneira eficiente e sustentável.

    Em parceria com o Grupo Bauminas, além do livro, a empresa recebeu duas palestras: “A busca pelo fim da escassez hídrica no Nordeste” e “Compliance e investimentos em infraestrutura”.

    Com o intuito de produzir e compartilhar conhecimento, funcionários e colaboradores da Deso tiveram contato com conteúdo inédito e a chance de dialogar com especialistas para conhecer e ter subsídios para se aprofundar nos temas em questão.

    Após a apresentação do coral da Deso, “Cantar das Águas”, Carlos Melo, diretor-presidente da Deso, abriu o evento ressaltando que a empresa vem investindo na qualificação dos seus funcionários. “Viabilizamos um curso de MBA e um curso de Gestão de Líderes, com 50 funcionários, cada um deles. O livro e as palestras ofertadas pela Bauminas são muito bem-vindos, pois entendemos que empregados qualificados desenvolvem melhor seus serviços”.


     

    Álvaro Menezes, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e responsável pela palestra “A busca pelo fim da escassez hídrica no Nordeste”, explica a importância do evento: “Além do lançamento do livro, queremos levar a informação de que quanto mais pessoas estiverem envolvidas  com a gestão de recursos hídricos, com a importância de usar bem a água, de melhorar a qualidade do serviço, a gente está contribuindo pra que a água seja de fato um bem que atenda a necessidade de todos”.

    Ex-Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União – CGU, Luiz Navarro, foi o palestrante de “Compliance e investimentos de infraestrutura” destacando a importância de as empresas terem um programa de compliance, uma espécie de código de ética, política de treinamento e combate à corrupção, buscando aumentar a produtividade e a confiança nas empresas. “ O momento é esse, a nova Lei das estatais entra em vigor em junho e todas as empresas devem se adaptar”, enfatizou o ex-ministro.

    O Grupo Bauminas vem realizando eventos similares em outros Estados com o apoio de outras companhias de saneamento. Lúcio de Castro, representante do Grupo, entende que estas solenidades aproximam a Bauminas de seus clientes. “A promoção desses eventos visa proporcionar à Companhia e aos seus colaboradores uma oportunidade de como se apresenta atualmente as diretrizes do saneamento e isso é importante porque impacta na qualidade dos serviços prestados pelas Companhias”.

    Saiba mais sobre o livro Águas Brasileiras

    SOBRE O GRUPO BAUMINAS

    O Grupo BAUMINAS, que possui 100% de capital nacional, é composto por 6 empresas que atuam de maneira integrada na indústria de produtos químicos e soluções técnicas especializadas para o tratamento de água e efluentes: BAUMINAS Química, BAUMINAS Ambiental, BAUMINAS Mineração, BAUMINAS Distribuição, BAUMINAS Hidroazul e BAUMINAS Log.

    Com uma gestão profissional arrojada e focada no crescimento, o Grupo BAUMINAS consolidou sua liderança nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes.  Nossa liderança é resultado de uma estrutura única, que atua em toda a cadeia e garante a mais completa solução para os clientes. Nossos diferenciais incluem a produção de minérios, pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos, suporte técnico altamente capacitado e até mesmo o transporte e distribuição por todo o Brasil, por meio de logística estruturada e inteligente. Assim é o Grupo BAUMINAS, seis empresas trabalhando de maneira integrada para levar água tratada e de qualidade para mais de 100 milhões de brasileiros.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *