GPC Química celebra conquista no ranking da Financial Times

GPC Química é uma das empresas que mais cresceram na América

A GPC Química, empresa brasileira produtora de resinas termofixas e de formol, recebeu recentemente, como parte da Dexxos Par, o reconhecimento como uma das empresas com maior crescimento de receita nas Américas.

A premiação ‘The Americas’ Fastest Growing Companies 2023′ é realizada pelo veículo britânico Financial Times em parceira com a Statista, a empresa alemã líder em análise de dados que verifica os números de companhias das três Américas – do Norte, Central e do Sul.

Nesta pesquisa foram analisados os dados de mais de 7 mil empresas entre os anos de 2018 e 2022, resultando num ranking com as 500 companhias que mais cresceram na América.

O grupo Dexxos Par (Dexxos Participações S.A), constituído pelas empresas GPC Química, Apolo Tubos E Equipamentos S/A e Apolo Tubulars S.A, garantiu sua posição entre as 28 empresas brasileiras com maior crescimento, sendo o melhor colocado entre as companhias listadas na bolsa brasileira (B3).

O importante resultado alcançado é um reflexo dos esforços do grupo na busca de melhores resultados e novas estratégias de negócios, como o assertivo foco no mercado de construção civil, o aumento das atividades onshore e a ampliação da participação no setor de aço, especialmente no ramo fotovoltaico, que tem registrado bom crescimento em função do aumento da procura por fontes energéticas mais limpas.

GPC Química, maior produtor brasileiro de formol e resinas

Com mais de 60 anos de história, a GPC Química se destaca como um dos principais líderes do mercado nacional, com presença e atuação expressiva nos países do Mercosul.

É referência na produção resinas termofixas e de produtos auxiliares para a indústria de painéis de madeira reconstruída, MDF, MDP, OSB e Compensados, além da fabricação de formol.

Possui tradição, alto conhecimento, investimento forte em tecnologia e infraestrutura adequada para o desenvolvimento de produtos de qualidade e atendimento especializado, sempre buscando acompanhar às tendências do mercado e atender às necessidades dos clientes.

GPC Química

Linha do tempo da Dexxos Par

A Dexxos Participações S.A. (“Dexxos Par”) foi constituída em 1997 como uma companhia de capital aberto, listada na B3 (Tickers: DEXP3-ON e DEXP4-PN), e detém o controle acionário na GPC Química S.A., Apolo Tubos e Equipamentos S.A. e Apolo Tubulars S.A., bem como compartilha o controle acionário com a Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras na Metanor S/A – Metanol do Nordeste e Copenor – Companhia Petroquímica do Nordeste.

Atualmente, a Dexxos Par concentra seus investimentos nos setores químico e de aço, com faturamento bruto consolidado de R$ 2,4 bilhões considerando os últimos 12 meses (1T23).

A sólida trajetória da GPC Química

  • 1954 Fundação da Synteko, em Gravataí/RS: início da comercialização.
  • 1965 Inauguração da 1º fábrica de formol, em Gravataí/RS: começo da fabricação de formol, matéria-prima para produção de resina ureia-formol, base dos produtos da marca Synteko.
  • 1971 Inauguração da Prosint, no RJ: O Grupo Peixoto de Castro ingressa no ramo petroquímico com a produção de metanol, matéria-prima para fabricação de formol.
  • 1973 GPC assume o controle acionário da Synteko: O grupo estrutura seu processo de verticalização, adquirindo a Synteko, empresa especializada na produção de resinas e formol.
  • 1999 Inauguração da planta de Araucária/PR: O grupo inaugura a unidade de Araucária/PR, em atendimento ao mercado madeireiro do Paraná.
  • 2001 Inauguração da planta de Uberaba/MG: Empresa expanse sua atuação para a região Sudeste, adicionando uma unidade em Minas Gerais.
  • 2008 Formação da GPC Química: Ocorre a incorporação da Prosint (fabricante de metanol) pela Synteko (produtora de resinas termofixas e vernizes).
  • 2013 Paralisação da planta de Metanol – Foco em Resinas: Para priorizar o foco na produção de resinas, a planta de metanol é desativada no Rio de Janeiro.
  • 2015 Expansão da planta de Araucária/PR: Ampliação da capacidade produtiva, com a conclusão da instalação da 3ª planta de formol e de um novo reator.
  • 2017 Recompra das ações USSteel (Apolo Tubulares)
  • 2021 Rebranding: Auditoria Big Four (PwC): Migração Nível 1 de Governança B3 – Consultoria ESG
  • 2022 Captação de recursos: Captação de R$ 96 MM via Finame/BNDS
  • 2023 Dexxos Par no Ranking da Financial Times: Financial Times e Statista lista a Dexxos entre as empresas com maior crescimento das Américas.

Contato GPC Química


Possui sede no Rio de Janeiro/RJ e duas unidades operacionais estrategicamente localizadas nas cidades de Araucária/PR e Uberaba/MG, para oferecer um atendimento eficiente aos seus clientes.

A GPC Química é empresa destaque no Guia QD. Entre em contato e realize bons negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.