Alimentos e Bebidas

Gomas alimentícias – Alto desempenho e rótulos limpos

Renata Pachione
23 de junho de 2020
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    Mercado – Os efeitos da pandemia que assola o país já respingam no faturamento das empresas. Nos primeiros meses de 2020, as vendas de gomas apresentaram importante crescimento para a Vogler. No entanto, a companhia, em abril, passou a sentir o impacto negativo dos reveses da macroeconomia e da sobrevalorização do dólar. Vale dizer que o seu portfólio Food Ingredientes conta com muitos produtos importados (exceção para os amidos nativos, amidos modificados e gelatinas).

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    A Vogler possui um amplo portfólio de mais de 400 produtos, entre eles: aginatos, carragenas, agar, pectinas, goma LBG, amidos nativos e modificados, gelatinas, CMC (carboximetilcelulose), fibra de milho e as gomas xantana, guar, tara, gelana e arábica.

    A Nexira também prevê perdas. Segundo Suzan, nesse momento de instabilidade do câmbio, o custo da goma acácia pode ser um fator impeditivo, assim como para todas as matérias-primas importadas. Quanto à disponibilidade do ingrediente, Suzan afirma que a companhia não tem problemas de logística ou falhas no abastecimento. Ela concorda que, por se tratar de um ingrediente natural, está à mercê da safra, mas explica que conta com uma vasta rede de fornecedores da goma acácia bruta, que garante a disponibilidade e o fornecimento regular.

    Suzan faz questão de frisar que as soluções de gomas da fabricante são provenientes de fontes naturais, sem modificações químicas ou enzimáticas. A Nexira nasceu da fusão da CNI (Colloides Naturels International), Bio Serae Laboratoires e Nutriprocess e conta com quatro plantas localizadas na França, cinco filiais, 50 distribuidores e agentes. No Brasil a companhia possui escritório comercial responsável pela importação e comercialização via estoque local.

    A Química Anastácio tem em seu portfólio a goma xantana e a carboximetilcelulose (CMC). A intenção é ampliar a oferta de gomas, sobretudo para as categorias de bebidas, lácteos e panificação. A boa fase nos negócios sustenta a proposta. Ao contrário de outros especialistas do setor, para a gerente de Nutrição, Andreia Viana, o mercado está aquecido. “Somos da cadeia essencial, o que nos favorece neste momento pelo qual o país está passando. Goma xantana e CMC são de extrema importância, vendemos para segmentos como Nutrição Humana, Nutrição Animal, Farmacêuticos, Cosmético, Industrial e Agronegócios”, justifica.



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    Um Comentário


    1. Aldemir Martins

      Parabéns pela materia, gostaria de receber mais conteudos, em especial sobre polimeros nateriais e a inovação em manter o microbioma natural humano.



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