Glutaraldeído

Glutaraldeído: confira agora o que é e para que serve?  A matéria está completa com tudo que você precisa saber!

O glutaraldeído é uma substância química muito utilizada na área de saúde, em razão das suas propriedades desinfetantes e esterilizantes, as quais contribuem para o combate a bactérias, fungos, esporos e outros microrganismos.

Na matéria a seguir você poderá descobrir mais características deste produto, além de outras aplicações importantes. Boa leitura!

O que é glutaraldeído?

O glutaraldeído consiste em um dialdeído saturado, que tem o aspecto de um líquido de cor amarelo claro e odor pungente. Apresenta também outros sinônimos, como glutaraldeído, glutaral, aldeído glutárico, pentano-1,5-dial ou 1,5 pentanodial

Vale lembrar que um dialdeído saturado é um composto que possui dois grupos aldeído (-CHO) em suas extremidades e ligações simples entre seus átomos de carbono. O glutaraldeído tem dois grupos aldeídos situados nas extremidades de uma cadeia de cinco carbonos com ligações simples.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é a fórmula química do glutaraldeído?

    Sua fórmula química é C5H8O2.

    Quais são as características deste produto?

    • Estado físico: líquido oleoso a temperatura ambiente.
    • Cor: amarelo claro.
    • Odor: forte e específico do produto.
    • Solubilidade: ele é miscível com água, etanol, benzeno e outros solventes orgânicos.
    • Família química: aldeído.
    • Propriedades desinfetante e esterilizante de alto nível: o glutaraldeído é bactericida, fungicida, virucida e esporicida. Dessa forma, ele é eficaz contra bactérias gram-negativas, gram-positivas; fungos; leveduras; esporos e grande variedade de microrganismos.
    • Ação: Alquila grupos funcionais de microrganismos, alterando DNA, RNA e síntese de proteínas.
    • Tóxico: embora seja muito utilizado em ambiente médico e veterinário, é um produto tóxico, o qual requer cuidados na sua manipulação, visto que pode causar graves irritações nos olhos, nariz, garganta e pulmões, além de outros sintomas.

    Para que serve o glutaraldeído?

    • Utilizado amplamente em ambiente hospitalar: ele é usado neste setor em razão das suas propriedades esterilizante e desinfetante de alto nível. Dessa forma, serve para desinfectar e esterilizar ambientes ambulatoriais e hospitalares, além de diversos materiais e equipamentos médico-hospitalares.
    • Usado como esterilizante e desinfetante em clinicas e hospitais veterinários: graças as suas propriedades, o glutaraldeído é muito utilizado para esterilização e desinfecção de instalações veterinárias. Também tem aplicação em instrumentos cirúrgicos, termômetros, materiais sensíveis ao calor, comedouros, bebedouros, veículos de animais e outros equipamentos.
    • Serve ainda para esterilização e desinfecção no setor odontológico par garantir a eliminação de bactérias, vírus e esporos. Normalmente, é aplicado aqui em equipamentos sensíveis ao calor.
    • Usado como fixador de tecidos em microscopia eletrônica
    • Aplicado no curtimento de couro para oferecer resistência e flexibilidade ao material.
    • Utilizado no setor químico: pode ser aplicado como intermediário na produção de determinados produtos químicos industriais.
    • Serve para conservação de amostras biológicas.

    Cuidados para uma manipulação segura

    Como o glutaraldeído é uma substância volátil e tóxica, exige alguns cuidados durante o seu manuseio. Portanto, é essencial que sua manipulação seja efetuada em área ventilada, de preferência com exaustão local, e com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, óculos de proteção e mascara respiratório. Estas medidas contribuem para evitar riscos à saúde e garantir a segurança de todos os colaboradores.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: remover a vítima para local com ar fresco. Busque assistência médica logo na sequência,

    – Em caso de contato com a pele: retire as roupas contaminadas e lave imediatamente o local atingido com água abundante. Busque atendimento médico neste caso.

    – Em caso de contato com os olhos: lave os olhos com água corrente por, no mínimo, 15 minutos, mantendo as pálpebras bem abertas. Recomenda-se procurar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: lavar a boca da vítima e oferecer copos de água. Evite os vômitos e não ofereça nada a pessoa inconsciente. Procure assistência médica.

    O armazenamento do glutaraldeído deve ser realizado em local fresco, seco e bem ventilado, protegido contra temperaturas acima de 50ºC.

    Leia Mais

    Oxone™: Auxiliar de repolpagem de resina de resistência úmida
    Artigo Técnico: Regulação e controle das substâncias químicas
    Biocidas: Insumos garantem eficácia
    Couro: Clientes europeus exigem tirar cromo do curtimento

    Onde comprar o glutaraldeído?

    Não deixe de consultar o Guia QD, a maior plataforma de compras e vendas online de produtos químicos. Nela, você consegue conhecer os principais fornecedores de glutaraldeído no Brasil e solicitar cotações de uma só vez para diversas empresas.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.