Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

Glicerina – Produção cresce e estimula novos usos

Hamilton Almeida
15 de fevereiro de 2012
    -(reset)+

    Aplicações – O leque de aplicações da glicerina é muito mais amplo atualmente. Segundo Camargo, a glicerina bruta, oriunda do biodiesel, atende os setores da construção civil, nutrição animal, destilação, defensivos agrícolas e energia. E a glicerina bidestilada é utilizada nos setores alimentício, farmacêutico, cosmético, higiene e limpeza, tabaco, explosivos, papel, plásticos, química fina, tintas e vernizes, lubrificantes e têxtil. “Os mercados nacional e internacional trabalham com dois tipos de qualidade: grau de pureza de 70% e 80%”, observa. Para D’Amaro, os principais usos estão nos segmentos de tintas e cosméticos.

    A pauta de usos da glicerina bidestilada de saponificação é a seguinte, de acordo com Oliva:

    Cosméticos – Por não ser tóxica, nem irritante, sem cheiro e sabor, a glicerina tem sido aplicada como emoliente e umectante em pastas de dente, cremes de pele, loções pós-barba, desodorantes, batons e maquiagens.

    Alimentos – Pode ser usada como umectante e para conservar alimentos e bebidas, tais como refrigerantes, balas, bolos, molhos para saladas, cobertura de doces, sobremesas geladas, pastas de queijo e carne e rações animais.

    Tintas e vernizes – Usada na fabricação de resinas alquídicas.

    Farmacêutico – É um dos ingredientes na composição de cápsulas, supositórios, anestésicos, xaropes, antibióticos e antissépticos.

    Tabaco – É empregada no processamento de tabaco para tornar as fibras do fumo mais resistentes e evitar quebra. É empregada na composição dos filtros, como veículo de aromas e na fabricação de triacetina.

    Têxtil – Amacia e aumenta a flexibilidade das fibras.

    Outros – Fabricação de dinamite, lubrificante, papel-celofane e adesivos.

     



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *