Glicerina: o que é, para que serve, propriedades

A glicerina é utilizada por uma série de setores, principalmente para a produção de cosméticos, medicamentos, alimentos, bebidas e papel

A glicerina é uma substância utilizada há muitos anos como matéria-prima para a produção de uma série de produtos em diversos segmentos, principalmente no cosmético e alimentício. É possível encontra-la em batons, sabonetes, hidratantes, xampus, pomadas, tintas, tecidos, tabacos e muito mais.

Acesso Rápido no post

O que é glicerina?
Suas características
Curiosidade da glicerina
Para que serve a glicerina?
Como a glicerina pode ser obtida?
Onde encontrar fornecedores de glicerina?

O que é glicerina?

Pode ser definida como um composto orgânico incolor, líquido e viscoso pertencente ao grupo dos álcoois. A sua classificação como triálcool deve-se ao fato de conter o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono saturado.

Também pode ser denominada de outras formas, como glicerol, propan-1,2,3-triol ou propanotriol. O termo glicerina é utilizado comercialmente.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Suas características

    Confira as principais propriedades deste importante composto que tem ampla utilização na indústria e serve para a produção dos mais diversos produtos.

    • Líquido oleoso;
    • Incolor;
    • Inodoro;
    • Viscosa;
    • Sabor adocicado;
    • Higroscópico (absorve a umidade do ar);
    • Ponto de fusão é 18,2°C;
    • Ponto de ebulição é 290°C;
    • Apresenta moléculas polares;
    • Muito solúvel em água e álcool;
    • Pouco solúvel em solventes orgânicos;
    • Insolúvel em hidrocarbonetos;
    • Em contato com algum agente oxidante pode ocasionar explosão;
    • Mais denso do que a água. Sua densidade é de 1,261 g/mL, enquanto a da água é 1 g/mL;
    • Apresenta propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas.

    Curiosidade da glicerina

    O químico sueco Carl W. Scheele foi o primeiro a produzir a glicerina, em 1779, a partir do aquecimento do óleo de oliva combinado com litargírio.

    glicerina

    Para que serve a glicerina?

    Como a glicerina é extremamente versátil pode ser aplicada nos mais diferentes setores, por exemplo o cosmético, o farmacêutico, o plástico, o de produção de tabaco, papel, tintas e vernizes e muito mais.

     A glicerina bruta, que é proveniente do biodiesel, é utilizada mais na construção civil, agricultura, destilação e nutrição animal, já a glicerina bidestilada, por sua vez, é utilizada na produção de fármacos, alimentos, tecidos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, lubrificante, tintas e vernizes, tabaco, papel e plásticos.

    Confira em detalhes suas principais aplicações:

    • Cosméticos: a glicerina é utilizada amplamente pela indústria de cosméticos, como emoliente e umectante em razão de não apresentar sabor nem odor. É encontrada nas maquiagens, cremes hidratantes, desodorantes, sabonetes, xampus, loções, pasta de dente, demaquilantes, protetores solares, esfoliantes, perfumes, cremes para barbear e muito mais.

    Vale dizer que embora ela possua propriedades importantes, como ser um umectante, ela não oferece isoladamente os nutrientes necessários para manter a saúde da pele, cabelos e unhas, devendo, assim, ser combinada com outras substâncias para promover hidratação, maciez e proteção.

    • Alimentos: na indústria alimentícia e de bebidas, a glicerina é aplicada em razão das suas propriedades anticongelante e umectante, que servem para conservar alimentos e bebidas. São exemplos de produtos com glicerina: refrigerantes, chás, bolachas, biscoitos, bolos, molhos de salada, temperos e muito mais. Também possui aplicação para rações animais.

    O seu sabor adocicado favorece sua utilização para doces e sobremesas, como chantilis, pastas doces, balas, conservas, caldas de frutas, coberturas, pasta americana, geleias, massas, sorvetes.

    Também vale destacar que ela é usada como lubrificante em equipamentos processadores de alimentos, visto que não oferece perigo ao entrar em contato com os produtos alimentícios.

    • Tecidos: a glicerina também é utilizada na indústria têxtil com a função de conferir maciez e aumentar a flexibilidade das fibras.
    • Tintas e vernizes: sua aplicação ocorre principalmente para a produção de resinas alquídicas.
    • Indústria farmacêutica: neste setor a glicerina é utilizada para a produção de cápsulas, antibióticos, xaropes, anestésicos, antissépticos, pomadas para queimaduras e para mais uma série de medicamentos.
    • Tabaco: a utilização da glicerina no fumo tem a função de deixar as fibras mais resistentes e evitar a quebra e o ressecamento. Também se aplica na composição do filtro.
    • Indústria do papel: a glicerina pode ser utilizada como agente plastificante na produção de papel.
    • Indústria de explosivos.
    • Produção de colas e adesivos.
    A glicerina pode ser aplicada em vários setores, incluindo o cosmético
    A glicerina pode ser aplicada em vários setores, incluindo o cosmético

    Como a glicerina pode ser obtida?

    Como vimos, a glicerina pode ser obtida a partir de diversas formas, por meio de fontes naturais, incluindo a vegetal e animal, e sintéticas. Dessa forma, ela está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal, bem como no petróleo e pode ser sintetizada quimicamente em indústrias.

    A glicerina vegetal é um carboidrato produzido a partir de óleos vegetais, como óleo de coco e óleo de palma, e possui como característica alta solubilidade. A glicerina animal, por outro lado, pode ser de origem da gordura animal, como a banha de porco, sebo de bovino e suíno.

    Portanto, ela pode ser produzida por meio de processos químicos e fermentativos, como hidrogenação de carboidratos e fermentação de álcool alélico. Outras formas são a partir da produção de ácidos graxos, produção de sabão e da síntese do biodiesel, visto que esta substância é um subproduto do biodiesel.

    Importante dizer que na reação de saponificação de triglicerídeos se produz sabão e glicerina, que será posteriormente aproveitada pela indústria.

    A glicerina bi-destilada é um produto de altíssima pureza, sendo comercializa com um teor de pureza acima de 99%.

    Onde encontrar fornecedores de glicerina?

    Os principais fornecedores de glicerina podem ser encontrados no Guia QD, a maior plataforma de compra e venda do segmento químico.

    Esta importante ferramenta da editora QD oferece rápido acesso a diversos fornecedores do Brasil e ainda permite que os visitantes possam realizar vários orçamentos para empresas diferentes de uma só vez.

    No GuiaQD você encontra todas as informações que precisa e ainda ganha tempo com suas cotações. Experimente e veja como otimizar o trabalho na sua empresa.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.