Futuro do setor demanda inovações sustentáveis e experiências sensoriais
Produtos com conceitos inovadores e experiências sensoriais devem moldar a imagem da 24ª Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética – FCE Cosmetique, cujo lema é “Descubra a beleza do futuro”. A mostra acontece de 21 a 23 de maio, no pavilhão de exposições do São Paulo Expo, das 11h às 19h.
“Há uma forte tendência de que as empresas formuladoras de cosméticos optem cada vez mais por soluções naturais, produtos ecologicamente corretos, mais suaves e que atendam o apelo de preservação do meio ambiente, principalmente porque os consumidores estão mais conscientes e cobram esse posicionamento das empresas”, declara Diego Nicolau de Carvalho, diretor de portfólio da NürnbergMesse Brasil.
Já a Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica – FCE Pharma deve evidenciar, segundo Carvalho, a busca por métodos de logística mais eficientes e a transformação digital da indústria, em que todos os componentes são integrados e inteligentes. As duas feiras somam mais de 550 marcas expositoras, ocupando uma área de 40 mil m2. “Esperamos receber cerca de 16 mil pessoas, um público qualificado, ávido por novidades e lançamentos”, acrescenta.
O executivo diz que “muitas novidades” estão reservadas para os visitantes. As duas feiras terão rotas setorizadas (matéria-prima e fragrâncias; embalagens e envase) e novos eventos paralelos. Na FCE Cosmetique, o R&D Academy, um laboratório do futuro todo automatizado, irá mostrar como a indústria 4.0 está sendo aplicada. “É uma chance de ver em primeira mão as inovações do setor”, salienta, entusiasmado.
Também inédito, o Innovation Center proporcionará, além da exposição de novos insumos, a oportunidade de os visitantes de P&D e marketing assistirem palestras e participarem, de forma exclusiva, de experiências sensoriais e demonstrações. “A prática e a teoria vão proporcionar ao visitante um know-how único e diferenciado”, destaca. Uma rodada de negócios reunirá fabricantes de cosméticos com empresas fornecedoras de ingredientes. A FCE Pharma terá novamente a sua Rodada de Negócios, organizada pela Abiquifi, em parceria com a Apex-Brasil.
Carvalho ressalta que esta FCE Cosmetique conta com “uma parceria inédita da Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, o mais influente evento de beleza das Américas, como embaixadora oficial do evento”. Com o objetivo de estreitar o relacionamento com a indústria de cosméticos – e gerar novos negócios –, a Beauty Fair será responsável pela curadoria dos compradores da indústria para as rodadas de negócios com os expositores de ingredientes. A união das empresas irá qualificar ainda mais o público visitante da feira, fomentar negócios, além de divulgar novos ingredientes e soluções em primeira mão.
“Acreditamos que esta parceria seja uma conquista não só para nossos negócios, mas para todo o setor, que será beneficiado com o conhecimento, a experiência e a influência de cada uma em sua área de atuação. A força desta união está nas relações construídas ao longo dos anos. É isso o que nos move”, diz Cesar Tsukuda, diretor da Beauty Fair, que terá lugar de 7 a 10 de setembro, no Expo Center Norte, também na capital paulista.
Além da curadoria, a Beauty Fair convidará os seus principais expositores para participar e contribuir com o Insight Experience, área de conteúdo exclusiva para membros do Hospitality Class. Apoiará ainda o projeto R&D Academy.