Indústria Química

Negócios: Fusões e aquisições avançam no setor químico mundial

Marcelo Fairbanks
24 de agosto de 2016
    -(reset)+

    Desemprego qualificado

    Engenheiro químico com larga experiência no setor, além de consultor, Bouer também é professor de cursos de especialização na Fundação Vanzolini (ligada à Politécnica da USP) e foi diretor da Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq). Com tal currículo, ele pode avaliar com propriedade a atual situação do mercado de trabalho para os engenheiros no Brasil.

     

    Química e Derivados, Negócios: Fusões e aquisições avançam no setor químico mundial

    PREÇOS DE EQUILÍBRIO DECLINANTES DESDE 2015

    “A crise impacta fortemente os investimentos e, com isso, o desemprego de pessoal qualificado está elevado no Brasil”, comentou. Ele ainda não considera possível comparar o momento atual com aos anos 1980, quando a crise econômica e a hiperinflação levaram à conhecida década perdida. “Há claras oportunidades de investimento em infraestrutura, mas ainda não há perspectiva de quando eles começarão a ser efetivados”, lamentou. Isso serve de estímulo para os profissionais e para os formandos dos próximos dois ou três anos.

    A necessidade de reduzir custos está levando muitas companhias a promover cortes lineares de mão de obra, porém com pouca visão estratégica. “Estão sendo demitidos os especialistas que poderiam formar as novas gerações de profissionais dentro das empresas, ou seja, está se formando uma lacuna que será difícil de reparar”, alertou.

    No momento, Bouer recomenda aos profissionais desempregados que procurem desenvolver habilidades complementares, ampliem a rede de contatos pessoais, façam cursos e se mantenham ativos para manter e ampliar a experiência laboral, atuando em ONGs, projetos de curto prazo, estágios, etc. “Só não vale ficar parado, lembrando que rede social não é networking”, ressaltou.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *