Houghton: Novo Dono
A Houghton, uma das grandes produtoras mundiais dos fluidos funcionais – óleos de corte, lubrificantes industriais etc.
Vendida (pela AEA Investors) por US$ 1.0 bi, ao grupo financeiro e industrial Hinduja, através da Gulf Oil, uma de suas filiais na Índia.
Fundado na Grã-Bretanha no começo do século passado por investidores indianos, o grupo Hinduja há alguns anos adquiriu a marca de lubrificantes da Gulf Oil – não só para a Índia como no mundo todo, salvo os EUA e os países ibéricos. Com a compra da Houghton, o novo dono poderá pensar seriamente em passar a disputar uma faixa do mercado automotivo.
No Brasil, a Houghton nasceu como Lubquim, na década de 70. Tornou-se acionista minoritária da pequena empresa brasileira contra transferência de marcas e tecnologia, e alguns anos depois adquiriu a totalidade.
O faturamento da Houghton do Brasil deu um salto durante os anos 80, quando passou também a formular fluidos de freio para algumas das grandes montadoras.
Hoje a filial brasileira representa 10% do faturamento mundial, quase quatro vezes a participação do país no PIB mundial.
O Quimica.com.br tem um Painel Setorial destinado ao mercado de Óleos, Lubrificantes e Graxas