Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Fitocosmética: Indústria avança em direção ao cosmético verde

Renata Pachione
11 de fevereiro de 2002
    -(reset)+

    Química e Derivados: Fitocosmética: Joãosinho - 'vaca louca' gerou interesse.

    Joãosinho – ‘vaca louca’ gerou interesse.

    Tendência comprovada – De olho nas vantagens desse filão, industriais brasileiros somam às linhas tradicionais de cosméticos lançamentos de fitocométicos, seguindo a tedência dos mercados europeu e norte-americano de oferecer ao consumidor produtos que aliam beleza à saúde.

    “Os extratos vegetais agregam valor, dando mais confiabilidade ao produto”, disse a engenheira química e diretora geral da Korai Cosmética, Vanessa Mayo. Sendo assim, mais do que colocar no mercado formulações à base de vegetais, as empresas também as aproveitam como ferramentas de marketing para melhorar a imagem da marca junto ao consumidor.

    A Natura é um exemplo típico. Criada há 32 anos, investe pesado nessa área. Segundo a filosofia da empresa, que reflete o desejo do seu público-alvo, investir em fitocosméticos trata-se de uma maneira de promover uma “relação harmoniosa do indivíduo com seu corpo, com o outro e com o mundo”. Para reforçar essa postura, a Natura conta com uma linha exclusiva de cosméticos à base de extratos vegetais. São 24 itens entre sabonetes, xampus, condicionadores, géis e emulsões hidratantes, óleos vegetais corporais e colônias que contam com esses ativos. A idéia é manter a “sinergia” entre natureza e ciência.

    A empresa pesquisou entre plantas de diversos ecossistemas do País as que proporcionassem, com seus ativos, benefícios de ação comprovada. Assim, as fórmulas contêm guaraná, maracujá, buriti, pitanga e cupuaçu, entre outros. Extraídos das matas, campos e cerrados brasileiros, os ativos da linha provêm de áreas de cultivo e reservas extrativistas registradas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

    Química e Derivados: Fitocosmética: Vanessa - extratos agregam valor ao produto.

    Vanessa – extratos agregam valor ao produto.

    Também de acordo com a tendência do uso de matérias-primas extraídas da natureza, a Korai Cosmética lança o Passion Wishes e o Passion Fruit. O primeiro é um creme de fragrância frutal com nuances da flor de maracujá, em cuja fórmula encontram-se vitaminas B5 e E, silicones que agem como uma camada protetora e óleos de semente de maracujá e de amêndoas. Já o Passion Fruit, trata-se de um esfoliante também de maracujá, com emoliência obtida com a presença da manteiga de karitê e do óleo de amêndoas, além de outras propriedades hidratantes.

    Com o objetivo de atender o crescente interesse do consumidor por produtos naturais, a marca Ecologie Cosméticos também aliou tecnologia às antigas receitas caseiras à base de polpa de frutas e ingredientes naturais, colocando no mercado linha fitocosméticos composta por 17 itens, entre produtos para cabelo e corpo. Além dos lançamentos, como os condicionadores de abacate, banana mint e papaia, há o carro-chefe da linha, o Gel Termo Redutor. Ele traz como apelo o efeito refrescante (resultado da mistura da cânfora e mentol, que proporciona o aumento da circulação sanguínea) e a associação de extratos de centelha asiática e castanha da índia.

    A Bia Blanc Indústria Cosmética, inagurada em 1994, é mais uma empresa ligada à tendência. Apresenta a Linha Bálsamo Condicionadores, cujos produtos são comercializados nas versões abacate, jaborandi, pitanga, guaraná e papaia, entre outras, além da Linha Scheila Carvalho, composta por xampús e condicionadores formulados à base de extratos de frutos e plantas da Amazônia.

    Inspirada na fusão de conhecimentos primitivos de várias culturas ancestrais com modernas tecnologias, a Uhma Nagri posiciona-se como linha botânica de tratamento de corpo e alma. Todos os produtos possuem ativos botânicos naturais, sendo que os vegetais vêm da Floresta Amazônica, México e vários países da Europa.

    A Máscara Natucor da Embelleze segue o mesmo conceito. A empresa buscou em ingredientes naturais como o urucum, grande concentração de proteínas e as vitaminas A e C, que têm efeito emoliente e antioxidante.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *