Equipamentos e Máquinas Industriais

FITMA – Feira do ambiente ganha projeção internacional

Rose de Moraes
25 de maio de 2003
    -(reset)+

    A presença da unidade brasileira da Weatherford na feira, instalada no distrito industrial de São Leopoldo-RS, também é outro destaque da exposição. Considerada a terceira maior fornecedora de produtos e serviços para a indústria petrolífera, com mais de 50 fábricas espalhadas pelo mundo, a empresa apresentará equipamentos para tratamento de efluentes, bombas helicoidais, bombas centrífugas submersas e telas metálicas para filtragem.

    Com atuação recente no setor petroquímico, ao monitorar sistemas de proteção catódica e tanques de combustíveis líquidos e gasosos, a Vector, de Americana-SP, destaca-se pelos serviços de engenharia voltados às instalações, manutenções e automações de sistemas de águas e esgotos industriais.

    No setor de equipamentos para desinfecção por raios ultravioleta e geradores de ozônio, a Wedeco apresentará soluções que dão cobertura desde as mais simples instalações domésticas até o mais complexo sistema de tratamento de águas e efluentes, apresentando como uma das suas principais referências em geração de ozônio a maior planta de branqueamento de celulose já instalada na VCP, em Jacareí-SP, além de várias plantas de desinfecção de esgotos por UV, instaladas nas estações da Sanepar e da Embasa.

    Com atuação em projetos e no fornecimento de instalações industriais completas para tratamentos químicos e eletrolíticos de superfícies metálicas, bem como clarificação e filtração de águas e tratamento de efluentes por processos físico-químico e biológico, incluindo também possibilidades tecnológicas para o tratamento de gases, a Steuler exibe ao público várias tecnologias desenvolvidas na Alemanha.

    No segmento de decanters centrífugos, o visitante poderá ainda conferir os equipamentos fabricados pela Pieralisi. Especializada em desidratação centrífuga, realizada com decanters de alta força de centrifugação, que atingem altos teores de sólidos nas tortas e elevados índices de clarificação, a empresa destaca já ter instalado no Brasil vários sistemas de secagem térmica, fabricados na unidade da Espanha, tomando como exemplo a instalação de uma unidade de secagem de lodos no Rio de Janeiro, que apresenta amplas possibilidades de aplicação na secagem de biossólidos, resíduos agrícolas e industriais, tendo por finalidade altas reduções de volumes.

    No estande da Grünbeck, especializada em tratamento de efluentes e águas, e com sede na Alemanha, o visitante poderá conhecer um sistema compacto de osmose reversa, apresentado como alternativa aos sistemas de desinfecção de água potável pelo uso de cloro, bem como um processo para combater a Legionella em instalações públicas de abastecimento de águas aquecidas.

    As tecnologias voltadas ao tratamento de águas constituem outro ponto forte desta feira, podendo ser conferidas em vários estandes. Um deles é o da Westfalia, empresa do grupo GEA, que comemora 110 anos, 30 dos quais com atuação direta no Brasil. Entre os produtos especiais estão decanters para o tratamento de água potável, deslodamento e concentração de efluentes, e tecnologias para aplicação na recuperação de matérias-primas.

    No estande da Parkson, recomenda-se ao visitante inteirar-se sobre os desenvolvimentos realizados pela empresa ao longo dos últimos 40 anos para atender as áreas de tratamento de águas, efluentes e reuso, envolvendo a fabricação de equipamentos como peneiras rotativas, grades automatizadas, separadores de água e óleo, filtros de lavagem contínua, sistemas de tratamento para remoção de fósforo/nitrogênio, difusores móveis e fixos, decantadores, sistemas mecânicos e térmicos para desidratação de lodos, entre outros.

    Em visita à Permution, será possível conhecer a linha de equipamentos para purificação de águas, filtros de areia e carvão, elementos filtrantes em cartucho, abrandadores, desmineralizadores por troca iônica e osmose reversa, entre vários outros. Na Suall, tomarão parte na mostra produtos para tratamento de águas, como bauxita seca e moída, cloreto férrico, sulfato de alumínio ferroso, nas formas granulada, ventilada e líquida, sulfato de alumínio com baixo teor de ferro, entre vários produtos de revenda, como ácidos clorídrico, sulfúrico, hipoclorito de cálcio e polímeros.

    Mas se a procura for por sistemas de filtração de ar, gases e líquidos, é obrigatória uma visita ao estande da Tech Filter, que levará à feira linha completa de filtros, envolvendo os tipos cartucho e bag, filtros de polipropileno, cerâmicos e filtros em carvão ativado.

    Ainda no segmento de filtros, deverão ser conferidos os produtos fabricados pela Cuno Latina, envolvendo filtros de areia, filtros de carvão ativado, removedores de ferro e manganês, abrandadores, entre outras soluções exclusivas para filtragem de águas.

    No campo das soluções para medição e controle de variáveis de processo, como nível, vazão, pH, redox, condutividade, pressão e temperatura, várias empresas levam soluções ao público da Fitma Aquatech. Entre elas destacam-se a Invensys Metering do Brasil, com sua linha de medidores de vazão e a Nivetec que estará apresentando linha completa de medidores de vazão, incluindo modelos que atuam por inserção e ultra-sônicos, além de medidores de nível, analíticos e de interface.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *