Fitabes – Feira leva novidades ao setor

ALBRECHT

A empresa catarinense, de Joinville, evidencia ao público equipamento para secagem térmica de lodos sanitários e industriais, desenvolvido com tecnologia própria. Entre os benefícios decorrentes de sua utilização, esse secador, além de conferir proteção ao meio ambiente e elevar o padrão de saúde pública local, propicia reduções de peso, volume e de umidade dos lodos, contribuindo, assim, para diminuir o passivo ambiental.

ALPINA AMBIENTAL

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Secador térmico reduz volume de lodo

Um sistema inovador para tratamento de esgotos é apresentado nesse estande. Desenvolvido com a finalidade de sanar deficiências locais de áreas e instalações que não contam com sistema público para tratar esgotos, esse sistema, denominado DBR, atende às necessidades residenciais, de condomínios, canteiros de obras, indústrias em geral, servindo até para emprego em instalações temporárias, como eventos que não dispõem de sistema de tratamento de águas residuárias. Ao contrário de outros tipos de equipamento, o diferencial do DBR é tratar o efluente sem a presença de químicos, permitindo o reúso das águas em descargas de sanitários e lavagens de máquinas e equipamentos. Os discos rotativos existentes em seu interior funcionam como suportes para o crescimento natural, espontâneo e controlado de microrganismos que consomem e oxidam os dejetos. Os vários modelos, fabricados com materiais incorrosíveis, podem atender a diferentes necessidades. Um deles, o sistema DBR Compac, é indicado, de acordo com orientações do fabricante, para locais que já possuem fossa séptica, mas necessitam baixar o consumo de água por meio do reúso, ou diminuir a freqüência das coletas por meio de operações com caminhões do tipo “limpa fossa”. Já o sistema DBR Maxi é recomendado para locais considerados tecnicamente inviáveis ou àqueles em que as escavações teriam custo muito alto, como é o caso de praias e regiões com formações rochosas. Seu uso permite tratar efluentes de dez indivíduos, podendo em capacidades maiores atender às necessidades de 70 indivíduos, em condições de uso itinerante. Há também sistemas com grande capacidade, como é o caso dos DBR 1200, DBR 1400, DBR 1600, DBR 1800, DBR 2000 e DBR 3000, que funcionam por módulos, cada qual podendo atender até três mil indivíduos. Com a mesma concepção, outros projetos também foram desenvolvidos pela empresa com fibras de vidro, apresentando capacidade para atender até 500 indivíduos em condições de uso constante. Já o sistema DBR Aerox foi concebido para tratar esgotos de edifícios e condomínios, com qualidade final correspondente às águas de reúso.

ANALYSER

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Medidor on-line para fluoretos em água

Vários equipamentos para monitorar e auxiliar análises compõem a mostra. Os monitores on-line de íons (fluoretos) para água potável da marca Thermo Fisher, modelo Orion 1809, operam de forma contínua, por método potenciométrico, dispensando sistema de ajuste de força iônica (Tissab) e são considerados únicos no mercado com calibração por dupla adição conhecida. Operando nas faixas de leitura de 0,01 ppm até 100 ppm, evitam erros de diluição e promovem compensação automática de temperatura. Portáteis e microprocessados para cloro livre (de zero até 10 ppm), equipamentos como os fotocolorímetros Analyser da série 500 possuem display em cristal líquido, bateria recarregável com desligamento automático, sistema de calibração ajustável e adotam princípios de medição reconhecidos pela Standard Methods. Os medidores de íons seletivos de bancada Analyser 450M também medem pH, mV e temperatura, apresentando faixa de leitura para pH desde zero até 14,00, mV + – 1.999, temperaturas desde zero até 100oC e concentrações de zero até 1.999 ppm.

ANDRITZ

Centrífugas Decanters, filtros-prensa, peneiras automáticas e adensadores mecânicos, entre outras tecnologias para separação de sólidos e líquidos, figuram como destaques no estande do tradicional fabricante de soluções para tratamento de esgotos sanitários, água potável e estações ETE e ETA. As centrífugas Decanters, reconhecidas por apresentar alto rendimento na secagem e no teor de sólidos em processos contínuos e totalmente automatizados, são também recomendadas para utilização em processos de desidratação ou adensamento de lodos, com ou sem o uso de floculantes, podendo receber ajustes de parâmetros até mesmo em condições de operação. Além de contar com sistema de recuperação de energia, com o objetivo de obter maior economia no consumo, esses equipamentos são providos de parafuso transportador, revestido com pastilhas substituíveis de carbeto de tungstênio, e mais resistentes aos desgastes. Na sede, em Pomerode-SC, a empresa relata ao público o desenvolvimento de vários novos projetos, contando com recursos laboratoriais para comprovar a filtrabilidade dos produtos e levantar dados para o correto dimensionamento dos equipamentos.

CARBOCLORO

A empresa comparece com sua linha de produtos de aplicação direta e indireta no setor de saneamento. A começar pelo cloro (gás liquefeito) e pelo hipoclorito de sódio, os dois produtos mais usados nos processos de oxidação de desinfecção de água em todo o mundo. A soda cáustica (hidróxido de sódio) serve para controlar o pH no tratamento da água potável, especialmente em estações automatizadas. Além deles, a Carbocloro produz o EDC, intermediário para a produção de PVC, material usado para a confecção de tubos de distribuição de água e esgotos.

CENTROPROJEKT

A empresa de engenharia de sistemas para água, efluentes e controle de poluição atmosférica, de origem tcheca e com escritórioem São Paulo, tem participação institucional na Fitabes para mostrar tecnologias de suas várias representadas. São sistemas de empresas como a AqWise, Kubota, Invet e Iseki. Além disso, a Centroprojekt aproveita para mostrar as modalidades de serviços oferecidos ao mercado: desenvolvimento e engenharia básica e de detalhamento; fabricação, logística, diligência e inspeção; execução e supervisão de obras civis; comissionamento, partida, testes de desempenho e operação assistida; assistência técnica na fase operacional; e gerenciamento de contratos em regime de empreitada.

DEL LAB

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Medidor digital DL-CL analisa teor de cloro

Turbidímetros e colorímetros para determinar a cor natural da água (Pt/ Co), desenvolvidos de acordo com padrões nacionais e internacionais, constituem os principais destaques do fabricante de instrumentos analíticos. Microprocessados, esses equipamentos contam com banco óptico desenvolvido de acordo com as atuais concepções da física, proporcionando precisão de resultados e repetibilidade somente alcançadas nos mais avançados instrumentos voltados à pesquisa. Outros destaques são os aparelhos digitais para determinações quantitativas de cloro e fluoretos em águas, apresentados nos modelos DL-CL e DL-FL. Prestes a completar vinte anos de atividades, a empresa inaugurou recentemente sede própria, em Araraquara-SP, com instalações modernas e laboratório para desenvolvimento analítico na área físico- química de águas, contando com suporte laboratorial para a área eletrônica.

DOAL PLASTIC

A tecnologia nacional em conexões de PVC e PP de alta qualidade, fabricadas para redes de distribuição de água potável e redes de ligações prediais, evidencia-se nesse estande. O portfólio inclui, além de conexões do tipo T para serviços integrados, registros de esferas, kits cavaletes, conexões de juntas de compressão, rosqueáveis e por solda, colar de tomada para água e esgoto, outros produtos de alta durabilidade e resistência mecânica, como caixas de proteção de hidrômetros para instalação em paredes de alvenaria e caixas de passeio para instalação em calçadas e pisos, fornecidas para todas as companhias de saneamento, sejam estaduais ou municipais.

FAE TECNOLOGIA

Soluções avançadas para medições de águas e energia estão presentes nesse estande. Uma delas é representada pelo hidrômetro Unijato Qn 0,75 m³/hora. Com cúpula inclinada em vidro (IP 68), apresenta precisão mesmo sob baixas vazões.

FORTSAM

O fabricante de conexões especiais de PVC para sistemas de esgoto coletor (ocre) e PBA, com produção de peças concebidas de juntas elásticas e elásticas integradas, destaca ampla linha de produtos comercializados, fruto de sua atuação também na revenda e na distribuição das melhores marcas existentes no País. Entre os itens comercializados estão também tubos em PVC para água e esgoto, válvulas, hidrantes, tampões em ferro fundido, conexões galvanizadas, materiais para ligações domiciliares de água e esgoto e linhas em polietileno e polipropileno.

GARDNER DENVER NASH

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Soprador de múltiplos estágios

O fornecedor de sistemas de vácuo e compressão de anéis líquidos passou recentemente a atender também o mercado de saneamento com sopradores e exaustores centrífugos de múltiplos estágios da Gardner Denver Lamson e Gardner Denver Hoffman, fabricados em Peachtree, GA, nos Estados Unidos. Recomendados para situações de tratamento de águas e esgotos que necessitam de operações contínuas e de baixo nível de ruído, os sopradores e exaustores centrífugos de múltiplos estágios também podem ser utilizados para recuperar gases de aterros sanitários, enxofre, ar de combustão, negro-de-fumo e células de flotação. Com níveis de vazão de ar até 68 mil m³/hora, apresentam condições de pressão até 22 psig e vácuo até 450 mm Hg.

GLOTEC

Especializada em tecnologias voltadas a controlar odores por meio de formulações com mais de 350 tipos de óleos essenciais, a empresa divulga produtos devidamente notificados pela Anvisa e conceitos para a neutralização e a eliminação de odores indesejados, como de sulfetos de hidrogênio, aminas, amônias, mercaptanas, dióxidos de enxofre, entre outros, cuja ocorrência pode se dar em aterros, transbordos, estações de tratamento de efluentes, compostagens etc. Diferentemente de “mascarar” o odor, o processo de neutralização com óleos essenciais faz uso de mecanismos de reação, baseados especificamente na destruição química dos odores. A decomposição dos odores destrói as substâncias químicas por processo químico, conhecido por reação de oxidorredução. Quando ocorre a oxidação, há perda de elétrons e, quando da redução, há ganho de elétrons. A condensação por reação química leva a molécula do gás de odor desagradável a reagir quimicamente com o óleo essencial, de modo que se crie um terceiro elemento, sem odor.

GRUNDFOS

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Modelos de bombas dosadoras

Sistemas de pressurização de águas, vários tipos de bomba e um sistema alternativo (SQ Flex) para fornecimento de água, movido por baterias ou geradores e também pela combinação das energias eólica e solar, ou tendo cada uma delas por fonte, compõem alguns dos destaques. A diversidade em bombas inclui sistemas em monoestágio (NK), para ampla linha de motores, sistemas verticais in-line centrífugos em multiestágio (CR) e sistemas para dosagem e desinfecção Alldos, com velocidade de sucção ajustável e ampla faixa de calibração, para pequenas e grandes quantidades. Em matéria de bombas submersíveis portáteis, a versatilidade nas aplicações também é ampla. As Unilift KP e Unilift AP em aço inox podem ser destinadas a drenagens de fossas e captações de águas limpas ou de despejo provenientes de esgotos, sanitários, duchas e máquinas de lavar. O sistema de pressurização de águas limpas, para uso em indústrias, hospitais, hotéis, escolas, condomínios, dispensa a construção de casa de bombas e de caixas-d’água elevadas, e apresenta o menor consumo de energia oferecido ao mercado.

HIDRAULIS

O fabricante de filtros e equipamentos para análise e tratamento de águas promoverá um sistema inédito para captação e uso de águas de chuva. Utilizando telhados e calhas para captação, esse sistema é composto por caixa separadora de folhas, clorador tendo por função clorar e manter as águas livres de bactérias e microrganismos, em atendimento às normas vigentes, e também por filtro para a retirada de partículas até 25 micras.

KOCH

O fabricante de membranas de filtração e produtos para separação, reconhecido internacionalmente, exibe membranas de osmose reversa para aplicações industriais de tratamento de água, elementos espirais de osmose inversa e para nanofiltração, além de cartuchos de membrana de fibras ocas para ultrafiltração e módulos tubulares. Os elementos espirais de osmose inversa MegaMagnum, com diâmetros de18 polegadas(46 cm), foram projetados para tratamento de águas salobras ou para reúso, propiciando significativas reduções nos custos de instalação de sistemas de osmose reversa de média e grande escalas. Já os cartuchos para ultrafiltração de fibras ocas, com10 polegadas(27 cm) de diâmetro, são considerados bem mais eficientes do que os cartuchos convencionais porque, em razão do maior fluxo, têm capacidade para tratar 60% a mais de água, o que resulta em significativa economia de custos. Os módulos tubulares, por sua vez, apresentam maior densidade de empacotamento e requerem menor consumo de energia do que as membranas tubulares convencionais. Suas membranas, também usadas em tubos e módulos, são compatíveis com a maior parte das correntes industriais de efluentes e servem especialmente para tratar efluentes oleosos e com hidróxidos metálicos.

PRODUQUÍMICA

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Elemento filtrante para osmose reversa pode tratar água salobra

A ampla linha de produtos para tratamento de águas em destaque na mostra – polímeros, poliaminas, policloreto de alumínio, sulfato de alumínio, fluorsilicato de sódio, cloro, soda, hipoclorito de sódio, sulfato de cobre, permanganato de potássio, meio filtrante e antiespumante – é fruto das mais recentes aquisições e dos novos desenvolvimentos tecnológicos realizados por essa empresa. No bojo das aquisições estão a Adesol, adquirida em 2006, e a Acritec, fabricante de polímeros, de São José dos Campos-SP e Igarassu, planta de cloro/soda, instalada em Igarassu-PE, ambas adquiridas neste ano, e que oferecem maior abrangência à sua atuação nas áreas de oxidação, floculação, coagulação, filtração e aditivação.

SIGMA

O fabricante de equipamentos para tratamento de águas para consumo humano e para usos industriais destaca várias linhas de produtos, compostas por aeradores, grades mecanizadas, misturadores, floculadores, removedores de lodo, bombas dosadoras, peneiras, comportas, módulos de decantação, crepinas, calhas Parshall, cloradores, estações de tratamento de águas e esgotos convencionais, compactas e pressurizadas, filtros, além de colunas abrandadoras e desmineralizadoras.

SOVEREIGN BRASIL

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Medidor de oxigênio por LDO

A nova e mais avançada tecnologia para medida óptica de oxigênio dissolvido em água, conhecida por Luminescent Dissolved Oxygen (LDO), é evidenciada nesse estande. Mais vantajosa do que o método eletroquímico tradicional, a LDO propicia eliminar as substituições de membranas e polimentos do anodo e diminuir drasticamente a periodicidade das calibrações, oferecendo aos seus usuários alta velocidade no tempo de resposta de resultados e maior resistência e durabilidade para a sonda.

WW FILTROS

Química e Derivados, Fitabes - Feira leva novidades ao setor
Microfiltro vai de 30 a 400 mesh

O fabricante de peneiras para tratamento de esgotos, efluentes industriais e filtros para captação de águas, com unidades no Brasil, Argentina e Chile, apresenta novo microfiltro ao visitante da Fitabes. Trata-se do MRT, com grau de filtragem abrangendo desde 30 mesh até 400 mesh, vazão de 10 l/s até 5 mil l/s, sistema automático de limpeza do elemento filtrante e filtragem com painéis intercambiáveis, recomendado para várias aplicações, como recuperação de águas tratadas, piscicultura e purificação de águas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.