Fispal Tecnologia – Feira de tecnologia para alimentos aproveita alta no consumo para mostrar soluções integradas

Nos processos mais modernos, conta- se com dois tipos de equipamento: um horizontal e outro vertical. “A Semco dispõe de granuladores verticais, com capacidade desde 30 litros até 1.200 litros, e horizontais, desde 50 litros até 20 mil litros, ambos equipados com ferramentas de mistura e complementados por ferramentas de alto cisalhamento, como intensificadores, que dispersam rapidamente pequenas quantidades de líquidos ou de componentes em pequenas porções, todas elas instaladas num único tanque, com eixos selados por meio de caixas de gaxetas com purga de ar ou de gás inerte, para impedir o ingresso de produtos nos eixos e, assim, prevenir contaminações cruzadas.”

O processo de granulação costuma envolver determinadas etapas. Os produtos em pó são adicionados ao equipamento, mantido desligado. A mistura se inicia, dando lugar à dispersão dos componentes. Só depois, deve ser adicionado o agente granulante, na forma de spray, na região de alta intensificação, iniciando-se a granulação desejada. O grau de aglomeração será determinado pela quantidade de aglomerante utilizado, tempo de mistura e potência do equipamento. O tamanho dos grãos irá decorrer dessas variáveis. “Os grãos aumentam de tamanho quanto maior for o tempo de mistura ou a quantidade de agente granulante, e a ação das ferramentas de mistura, incluindo a principal e o intensificador, irá determinar o tamanho dos grãos em função da potência consumida”, concluiu.

Química e Derivados, Ilio Pellegrino, Engenheiro de vendas, Fispal Tecnologia - Feira de tecnologia para alimentos aproveita alta no consumo para mostrar soluções integradas
Pellegrino: reator é 100% nacional

Rotuladora versátil – As soluções tecnológicas para fabricantes e engarrafadores de bebidas, levadas à 23ª Fispal Tecnologia, também estão mais completas e versáteis, conforme observado na nova rotuladora modular Solomodul.

Concebida com sistema de transmissão totalmente comandado por servomotores, essa máquina, desenvolvida pela Krones, rotula até 72 mil frascos por hora e oferece grandes benefícios às indústrias, pois permite combinar num único equipamento diferentes tipos de rotulagem em papel e BOPP. O novo sistema também oferece opção para rotulagens com cola fria, cola quente ou com rótulos autoadesivos, e permite a colocação de lacres invioláveis e selos nas embalagens para bebidas.

Com mais de 200 equipamentos já instalados em várias partes do mundo, o modelo exibido na feira é um sucessor da primeira rotuladora deste tipo, lançada em 2001, integrando a segunda geração de máquinas apresentada ao mercado mundial pela primeira vez em 2005, durante a Drinktec.

Segundo o diretor-comercial da Krones do Brasil, Silvio Rotta, máquinas da segunda geração agregaram várias inovações em relação ao projeto original, incluindo novo sistema de troca automática de rótulos e reconhecimento de garrafas e frascos por câmera.

Além de apresentar a nova Solomodul, o executivo da companhia comemorava durante a 23ª Fispal Tecnologia recente contrato de fornecimento de linhas de envase para refrigerantes, firmado com a Schincariol, prevendo a instalação ainda no segundo semestre deste ano de quatro linhas de envase de PET para refrigerantes.

“As linhas que serão instaladas na Schincariol representam as primeiras no Brasil, comercializadas com tecnologia de bloco, e com sistemas de sopro e enchimento acoplados, o que permite simplificar totalmente as linhas de envase e reduzir os custos de operação”, considerou Rotta.

Os usuários de máquinas para empacotamento de líquidos, pastosos, granéis sólidos e pós, fabricadas pela Masipack, de São Bernardo do Campo- SP, já podem contar com novas soluções em balanças e encartuchadoras, recentemente incorporadas às linhas tradicionais desse fabricante, graças à aquisição da Multiline, ocorrida em junho deste ano.

Química e Derivados, Fispal Tecnologia - Feira de tecnologia para alimentos aproveita alta no consumo para mostrar soluções integradas
Rotuladora modular Solomodul: 72 mil frascos/h

“Com a aquisição das tecnologias da Multiline, podemos oferecer soluções completas, englobando balanças e encartuchadoras”, afirmou Simone Lopes, analista de marketing da Masipack.

Como um dos primeiros resultados da iniciativa, o visitante da feira pôde conferir a encartuchadora automática Voller-Cat, em funcionamento na feira. A exposição desse fabricante se estendeu à apresentação dos modelos Ultra VS-250 e VS-350 de máquinas para envase vertical, na ocasião embalando balas, e do modelo Stylos, para envase horizontal, embalando pacotes de biscoitos.

Entre os lançamentos ainda se destacou a embaladora automática horizontal Sup 160, que também dosa sólidos ou líquidos por balança ou dosador de rosca. Um dos diferenciais dessa embaladora, segundo Simone, está na sua capacidade de dosar e embalar com precisão batatas palhas, por exemplo, produto muito fragmentado e difícil de dosar, porque o equipamento conta com software especial para garantir precisão no peso dos produtos. O equipamento também forma embalagens do tipo stand-up-pouch e com sistema de fácil abertura (easy-open), à velocidade de produção de 45 pacotes de140 gramaspor minuto.

Além dessas soluções para empacotamento, a Masipack oferece ao mercado vários modelos de máquinas horizontais para embalagens contínuas (flow pack), e verticais para embalagens do tipo “almofada” (pillow pack), além de equipamentos para a produção de embalagens “sanfonadas”(hurdy pack), entre outros.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios