Alimentos e Bebidas

Fispal 2002: Alimentos geram negócios gordos

Rose de Moraes
11 de junho de 2002
    -(reset)+

    Química e Derivados: Fispal: Linha de embalagem para produtos farmacêuticos, da Promáquina.

    Linha de embalagem para produtos farmacêuticos, da Promáquina.

    “O terminal de válvulas CDVI pode ser empregado em qualquer processo de fabricação que utilize válvulas direcionais para o controle de atuadores industriais, dispensando a necessidade de painéis e oferecendo grau de proteção IP67, segundo as normas americanas”, informou João Luiz de Souza, engenheiro da Festo.

    No rol das soluções polivalentes da empresa se destacaram ainda as conexões, os tubos e os cilindros para transporte de ar comprimido. Para competir com outros materiais concebidos em aço inox, as novas conexões QS-F foram confeccionadas em liga de latão, depois niqueladas e cromeadas, recebendo vedações em Viton, bem como graxa aprovada pelo Food and Drug Administration, dos EUA.

    Além do clean design , adotado na concepção de todos os produtos da nova geração Festo, essas conexões levam a vantagem de poder resistir à umidade e às altas temperaturas, podendo chegar a 150°C, apresentando ainda alta resistência a ataques químicos e corrosão.

    As novidades em tubos não ficaram para trás. Confeccionados em PFA (perfluoralcóxi), os tubos da linha P-FAN resistem a produtos químicos, luz solar, raios UV, e são indicados para ambientes que operam em altas temperaturas, como os encontrados nas indústrias alimentícias e de embalagens.

    Química e Derivados: Fispal: Martin - envase com controle eletrônico.

    Martin – envase com controle eletrônico.

    Confeccionada em polietileno de alta densidade, outra linha de tubos, a PLN, foi concebida para ambientes de trabalho submetidos com freqüência à ação de produtos químicos de limpeza, como os detergentes e desinfetantes, permitindo lavagens sem ocasionar a degradação das mangueiras. Já a linha de tubos PUN-H, desenvolvida com novo grade de poliuretano, que agrega a vantagem de resistir à hidrólise, poderá substituir os tubos convencionais em PU, que tendem a absorver umidade.

    Para facilitar a limpeza e evitar o acúmulo de resíduos na superfície, novas soluções envolvendo cilindros (CDN) atuadores foram projetadas. Sem rugosidade externa, e confeccionada em liga especial de alumínio, para resistir à água, detergentes e soda cáustica, o padrão de qualidade dessa linha é ISO 6341/VDMA. A inovação da Nordson que mais atraiu a curiosidade do público foi o sistema Microcoat, para aplicação de óleo lubrificante por pulverização. A tecnologia, desenvolvida pela E.F.D., empresa comprada pela Nordson há dois anos, é direcionada às aplicações em prensas contínuas para conformação de metais.

    Química e Derivados: Fispal: Souza - CDVI oferece proteção elevada.

    Souza – CDVI oferece proteção elevada.

    Com funcionamento intertravado ao acionamento da prensa, o Microcoat é um sistema pulverizador que opera com baixos volumes e a baixa pressão, sendo integrado por um tanque de fluidos em acrílico, com capacidade para acondicionar de 1 a 5 galões (3,6 litros a 18 litros), um sistema para controle de dosagem e por até quatro válvulas de aplicação, acionadas por sistema eletro-pneumático.

    Referência no segmento equipamentos para selagem de caixas, e principalmente empregados no setor farmacêutico, a série 3000 de máquinas de colagem Nordson também integrou a exposição. Com painel digital, tanque em PTFE, e em seis modelos com diferentes capacidades de armazenagem, o principal diferencial desse equipamento é a precisão no controle da temperatura dos hot-melts via sensores em níquel (Ni 120), podendo operar com todos os tipos de adesivos, exceto os reativos, em ranges de temperatura que vão desde 38° C até 230°C

    As tecnologias e procedimentos estão totalmente padronizados. Seguem os padrões Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, FDA – Food and Drug Administration, e GMP – Good Manufacturing Process, envolvendo as boas práticas de fabricação. Mas o que fez a diferença na Fispal 2002 em se

    Química e Derivados: Fispal: Microcoat lubrifica por pulverização.

    Microcoat lubrifica por pulverização.

    tratando de esterilizadores dizia respeito à programação, aos softwares de comando e ao novo design, visando elevar a performance dos equipamentos. Nesse caso enquadraram-se as novas versões de autoclaves fabricadas pela Sercon. Em modelos abrangendo desde 21 litros até 50 mil litros, esses equipamentos foram dotados de controle

    digital, para responder com maior precisão e sensibilidade aos trabalhos de validação, e receberam novo design, com a finalidade de ocupar menor espaço físico nos ambientes, que resultou no sistema de fechamento de portas com movimentos deslizantes, nos sentidos vertical e horizontal, em vez das dobradiças colocadas nos modelos anteriores.

    Mas o equipamento mais destacado da Sercon foi a termodesinfetadora em aço inoxidável 316, modelo TDS 200, elétrica ou a vapor, que lava pela água aditivada com detergentes, seca e desinfeta por ar filtrado e aquecido, com temperatura programável de acordo com o tipo de material.

    Química e Derivados: Fispal: Termodesinfetadora para diversos mercados.

    Termodesinfetadora para diversos mercados.

    Para Paulo Sérgio Giovacchini, gerente de produtos especiais da Sercon, essa linha de termodesinfetadoras deverá encontrar grande aplicação nos mercados hospitalar (instrumentos, mangueiras, máscaras etc.), farmacêutico (vidrarias, tubos de ensaio, béqueres) e alimentício, destinando-se ainda à desinfecção de copos e pratos de uso em restaurantes.

    Gestão modelar para fluídos – O modelo operacional adotado pela DuPont para compatibilizar a oferta dos fluidos refrigerantes da linha Suva à demanda de pelo menos 200 empresas brasileiras que utilizam esses insumos foi um dos destaques da participação da empresa na Fispal, bem como de sua parceira Bandeirantes Refrigeração, que os utiliza para fabricar túneis de congelamento, câmaras frigoríficas, recolhedora de fluidos refrigerantes e recicladora desses compostos.



    Recomendamos também:








    Um Comentário



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *