Alimentos e Bebidas

FISA 2018 – Ingredientes somam benefícios sem estourar os orçamentos

Maroni J. Silva
26 de setembro de 2018
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    Não por acaso, a Agropalma planeja lançar no mercado, em breve, insumos de alto conteúdo tecnológico, concebidos a partir de óleo de palma, como informou o diretor executivo Marcelo Brito.

    Brito: tecnologia avançada para processar óleos vegetais

    Brito: tecnologia avançada para processar óleos vegetais

    São ingredientes destinados a fabricação de produtos à base de vitamina E, essencial ao funcionamento equilibrado do organismo humano, incluindo a prevenção de doenças cardiovasculares e rejuvenescimento da pele. A iniciativa é resultado de uma espécie de mudança de paradigma em relação à sua estratégia de produção e aplicação do conhecimento no chão de fábrica. A transição para um novo patamar tecnológico levou a empresa a investir R$ 280 milhões na construção de uma unidade estado da arte em processamento de óleos vegetais. A planta está localizada em Limeira-SP e é apoiada em uma forte estrutura de P&D.

    Presente no ranking das três fabricantes mundiais de óleo de palma melhor avaliadas em termos de sustentabilidade, a companhia expôs na feira alguns ingredientes processados em Limeira, como substitutos de manteiga de cacau e produtos para frituras com blend de óleo de algodão, voltados ao segmento de food service. O pacote incluiu também algumas das soluções para aplicações em chocolates, coberturas, recheios e bolos produzidos na nova planta, cuja capacidade permite desenvolver mais de 70 itens diferenciados. Esse portfólio deverá responder por 23% do faturamento da companhia este ano e 80% em 2019, espera Brito. De olho nas tendências de mercado e no cenário macroeconômico, a Basf segue, igualmente, a trilha da inovação. Esse percurso vem se concretizando por meio do lançamento de alguns produtos inéditos como os que foram apresentados na feira, os quais buscam atender as expectativas dos consumidores em relação à longevidade e felicidade, conforme sintetizou Claudio Tacconi, gerente sênior de nutrição humana para América Latina.

    “O consumidor tem uma ideia muito clara sobre o que está buscando. Boa experiência sensorial associada a uma qualidade de vida que lhe possibilite ser feliz. Isso significa alimentação saudável com preço razoável. Baseados nessas mensagens, nós procuramos combinar diferentes tecnologias que nos permitam desenvolver produtos inovadores que contribuam para que as pessoas superem alguns problemas que impedem o bem-estar. É o caso do Omega 3, voltado para o combate à obesidade, e o Hepaxa, que ajuda a controlar doenças hepáticas”, afirmou Tacconi. O primeiro produto (origem animal – peixe; ou vegetal – algas, opção vegana) é disponibilizado em cápsulas, podendo ser ingerido como um medicamento ou adicionado em algum tipo de alimentação.

    Degustação ajudou a promover insumos de origem natural da ADM

    Degustação ajudou a promover insumos de origem natural da ADM

    O segundo, composto pelos ácidos eicosapentaenoico e docosahexaenoico, destina-se especificamente ao tratamento do acúmulo de gordura no fígado. A eficácia de ambos depende também de uma atitude proativa do usuário por meio da adoção de hábitos alimentares saudáveis, ressalta Tacconi. O segmento de nutrição infantil também está na mira da empresa, conforme anunciado por ocasião do evento. O plano prevê o lançamento no início de 2019 de um ingrediente obtido de um oligossacarídeo.

    Trata-se de uma fonte de carboidrato natural contida no leite materno. A iniciativa é considerada pela Basf como uma contribuição significativa para a melhoria nutricional das fórmulas infantis. O leite de origem animal, por sua vez, já é bastante explorado como base de alimentação saudável, mediante receitas alinhadas com maior aporte proteico, como ressaltou o vendedor técnico Bruno Conte, da IMCD Brasil. Por exemplo, um dos protótipos que chamaram a atenção dos visitantes do estande da empresa originou-se do processamento (spray drying) do soro do leite. A fórmula desenvolvida resultou em um pó com 90% de concentração de gordura média que pode ser adicionado a alimentos líquidos.

    “Nosso produto pode ser usado para enriquecer um shake visando suplementação esportiva. Por suas características, classifica-se entre os alimentos de teor médio de gordura. Nesse sentido, ele se diferencia de outras fórmulas que acabam dificultando a digestão. Além disso, não gera pico glicêmico e ajuda a dosar o teor de açúcar no sangue”, explicou Conte. A distribuidora dispõe de um portfólio diversificado de ingredientes, enzimas e conservantes destinados a grandes fabricantes de alimentos industrializados.

    Tacconi: consumidor procura comida saudável a preço baixo

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    A Univar, gigante global em distribuição de ingredientes dos maiores fabricantes do mundo, também apresentou derivados oriundos do soro do leite para o mercado de lanches. “Apresentamos nossa campanha Desfrute, elaborada com os ingredientes do nosso portfólio. São produtos saudáveis, práticos e, sobretudo, saborosos para que as pessoas possam aproveitar cada momento do dia, seja com amigos, família ou sozinhas” afirmou a gerente de marketing Milena Carvalheira. Em relação aos lanches, a empresa exibiu tanto frutas e vegetais liofilizados como tecnologias de modulação para redução de sal e de açúcar (em bebidas), bem como de adição de whey protein.

    O portfólio incluiu ainda aromas e corante naturais. Esse último tem como base a semente de uva e se destina ao mercado de bebidas. “Todas as nossas propostas visara garantir bem-estar em termos de saúde, sem abrir mão do sabor. Mesmo para momentos de lanches rápidos ou em reuniões com amigos, conseguimos desenvolver soluções aliando tanto produtos saudáveis quanto indulgentes”, ponderou Cavalheira. Há algum certo consenso entre os entrevistados de que o equilíbrio entre composição química e sabor dos alimentos se tornou uma equação de difícil solução no cenário atual. Por exemplo, a adição de aromas eleva a satisfação alimentar, mas em contrapartida pesa no custo. Por outro lado, o cliente pode perder o paladar na gôndola, com o preço salgado, alertou Ana Beatriz Tesini, gerente de marketing da multinacional francesa Biospringer.

    Por conta disso, sua empresa montou um time misto no estande, incluindo profissionais de culinária de dois restaurantes de São Paulo, com o objetivo de reforçar a comunicação como público. Na prática, a equipe assumiu a missão de preparar e mostrar aos visitantes algumas gostosuras com base em ingredientes veganos, com menos sódio e com a promessa de não comprometer o gosto nem a competitividade. “Hoje as pessoas estão mais conectadas e querem detalhes sobre o tipo de alimento que estão consumindo”, justificou Tesini. Em sintonia com essa realidade interativa e seguindo as novas tendências de consumo focalizadas em saúde e bem-estar, a empresa apresentou alguns tipos de refeições prontas, com extrato de levedura. O uso desse tempero, uma de suas especialidades, buscou aguçar o apetite dos consumidores.

    “Quando misturadas a algumas receitas, como a de polenta, por exemplo, o extrato de levedura incrementa e prolonga o sabor dos alimentos. São ingredientes naturais livre de matérias-primas de origem animal, com rótulo limpo, que podem ser aplicados em salgados, doces e bebidas”, afirmou a gerente de marketing. Tendo sua marca igualmente identificada com produtos naturais, a Concepta destacou a apresentação de açúcar mascavo líquido, proveniente do manejo orgânico da cana-de-açúcar. Conhecido também como açúcar integral, o ingrediente não passou por refinamento, preservando os minerais e fitoesteróis da matéria-prima.

    Cálcio, magnésio, fósforo e potássio, além de outros elementos como ferro e polifenóis, também constam em sua composição, conforme explicou a gerente comercial Lilia Kawazoe. Já existe demanda para o açúcar desenvolvido e patenteado há cerca de um ano, mas a empresa ainda está em processo de lançamento e negociação com redes de comércio. Enquanto isso, se prepara para a produção em grande escala, explorando em sua comunicação outros diferenciais do produto. Ao contrário do pó, a forma líquida não corre o risco de empedrar durante a armazenagem, observa Kawazoe. Como representante de fabricantes internacionais de frutas cristalizadas, a Concepta trouxe para a feira diversos itens da italiana Cesarin.

    Apresentados em forma de cubos e em raspas com baixa atividade de água, os produtos se destinam a várias aplicações culinárias. A lista inclui pães, bolos, cookies e bolachas recheadas, além de sobremesas, sorvetes, chocolates e doces artesanais. Laranja e limão estão entre as frutas de maior receptividade no mercado doméstico brasileiro, informa Kawazoe. Atuando há mais de 25 anos no mercado de distribuição de produtos químicos, ingredientes e aditivos, a Plury enfatizou seu potencial de assistência.

    “Se o cliente tem dificuldade de encontrar uma determinada matéria-prima, a gente entra em campo. Nosso trabalho nesse caso é procurar o material, fazer aplicações a partir de uma base oferecida pelo cliente e mostrar que seu funcionamento é eficaz”, detalhou o gerente técnico Adalberto Luiz Faria de Almeida. Dentre os mais de 200 produtos distribuídos pela companhia estão o cacau e fosfato, ambos aplicados na indústria de alimentos de seus cerca de dois mil clientes. Manter uma estrutura desse porte em operação com bons resultados demanda o acompanhamento sistemático do dia a dia, visando melhorias e inovações que estão em andamento. Contudo, Almeida considera que “ainda não é o momento de a empresa se pronunciar sobre perspectivas futuras”.



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