Couro e Curtumes

Fimec: Feira globaliza o couro nacional

Quimica e Derivados
27 de março de 2005
    -(reset)+

    PITER PAN

    A indústria de componentes de plásticos de engenharia destacará passadores, ganchos, fivelas e pormenores confeccionados em náilon 6.6 com peças compostas providas de cabo de aço, mecanismos de ajuste, privilegiando aspectos esportivos para atender desde os segmentos de “sapatênis” até calçados de segurança. Outra novidade foi desenvolvida para emprego em cadarços, fitas e tiras de náilon e poliéster.

    POLIMASTER

    O fabricante de masterbatches de pigmentos e aditivos apresentará cartela de 23 cores primavera/verão 2006 para materiais de injeção, envolvendo TR, PVC e compostos de EVA expandido. Haverá também lançamento de masterbatches de pigmentos para SBR, em tonalidades opacas e translúcidas. Na linha tradicional de masterbatches para a indústria de componentes para calçados, serão destacadas formulações em PVC, TR, TPU, ABS, PS, náilon, EVA, TPE, PC e SBR.

    PVC SUL

    Pioneira na fabricação de compostos expandidos microcelulares (Vipflex), dispensando halogenantes nas colagens e desmoldantes nas injeções, a empresa de São Leopoldo-RS também destacará na mostra a linha de cristais flexíveis, compostos de alta transparência e que conciliam propriedades de flexão, alongamento e resistência à abrasão, indicados para gáspeas, tiras, sandálias full plastic, solas e enfeites. Serão também evidenciados cristais semi-rígidos e rígidos, desenvolvidos para saltos, cepas e enfeites; cristais especiais RB, flexíveis ou rígidos, agregando melhores resistências ao alongamento e ao impacto, para aplicações em tiras e solados; naturais, com ampla gama de dureza, para uso em solas; nitrílicos aditivados com borracha nitrílica (NBR), para aplicações em tiras, solados infantis e chuteiras; e expandidos convencionais, com expansores químicos, para aplicações em chinelos, sandálias e entressolas, de melhor desempenho em sistemas rotativos com injeções com ar.

    RHODIA

    Tecnologias, processos e produtos integrando o projeto Rhodia Footwear Technology serão conhecidos pelo público, incluindo soluções para os clientes nas áreas de colas, linhas de costura industrial, não-tecidos, matérias-primas para solados, agentes de reforço para solados, plásticos de engenharia, silicones e produtos para melhorar o curtimento de couros. Nesse último segmento, a divisão PCS – Performance Coatings & Services destacará o Rhodiaeco Neutrasafe, agente neutralizante de alto desempenho, formulado com a preocupação de não agredir o meio ambiente. A participação da empresa se estenderá ao estande da Linhasita, entre as líderes nacionais em linhas de costura para indústria de calçados, onde irá reforçar o lançamento de linha de costura de alta tenacidade. Totalmente desenvolvida com a poliamida da Rhodia, trata-se de linha agregando benefícios, como maior resistência, alta capacidade de costura, facilidade de tingimento, para aumentos de produtividade. Na oportunidade, também estará sendo divulgado o livro “O Calçado e a Moda no Brasil – Um Olhar Histórico”, resultado de iniciativa da Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, obra do estilista Eduardo Motta.

    ROMANA QUÍMICA

    Em parceria com a Marbo-Itália, a empresa se destaca como fornecedora de pinturas e acabamentos para saltos e solados, com portfólio abrangendo desmoldantes para solados em poliuretano, poliéster e polieter, peças de pele integral, EVA, incluindo a linha Marbocote de desmoldantes semipermanentes para fibras de vidro, aditivo antiestático (Catafor) para calçados de segurança, desmoldante (lubrificante) para fundição de alumínio (Dye Casting Lubrificant) e desmoldantes para borrachas. Na área de acabamentos para pintura de solados, serão apresentadas pinturas para PU, PVC, TR, ABS, PS, náilon, borrachas e EVA .

    TFL

    Divulgará na feira os recursos existentes em seu novo laboratório de aplicações para couro, incluindo máquinas e equipamentos de última geração para as áreas úmidas e de acabamento, como roller coat (Gemata) para couros inteiros com três cilindros de aplicação; roller coat (Gemata) para meios couros; cabine de pintura “air less” e HVLP para couros inteiros, próprios para estofamentos; cabines manuais de pintura para meios couros; prensa rotativa (Rotopress) com três rolos de gravação para couros inteiros; além de fulões, representando investimento em torno de milhão de euros.

    ULTRAGRAF

    O fabricante de embalagens apresentará soluções personalizadas resultantes de estudos envolvendo amostras de produtos a partir das quais foram determinados o tipo apropriado de embalagem, a composição dos materiais, o empilhamento e as formas de armazenagem. Trata-se de criações em impressoras de quatro e cinco cores com verniz em linha, plastificação brilhante ou fosca, laminação, corte-vinco e aplicador de cola, inclusive cola de contato, em processos automáticos.

    UNA

    A família de adesivos à base de água estará entre os destaques, evidenciando-se os benefícios do sistema Unagreen de colagem. Em 2000, a empresa lançou o primeiro adesivo à base de água e, desde então, contabiliza a produção de mais de 200 milhões de pares de calçados com essa tecnologia.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *