Couro e Curtumes

Fimec: Feira globaliza o couro nacional

Quimica e Derivados
27 de março de 2005
    -(reset)+

    MÁQUINAS METAL

    Entre as novidades, o público poderá conferir a máquina de pintura totalmente automatizada da Sirem/Itália, e já fabricada no Brasil. Na linha de montagem, o destaque ficará por conta da Frostline, máquina estabilizadora a frio, desenvolvida para promover choque térmico nos calçados montados, para facilitar as moldagens à fôrma. Além da linha de fornos, também poderão ser vistas cabines de halogenar e passar primers e adesivos, providas de carvão ativado.

    MATHIESEN

    O grupo, com matriz em Santiago do Chile, e presente em sete países da América Latina (Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil, Uruguai e Argentina), destacará a nova linha de recurtentes Nutratan, constituída de taninos sintéticos especiais, como Nutratan F, Nutratan N, Nutratan DD, Nutratan NT, e Nutratan HD. O Nutratan F, tanino sintético de condensação fenólica, oferece alto poder de enchimento no recurtimento, sendo ideal para artigos brancos e de tons pastel, conferindo aos couros solidez à luz e ao calor. Já Nutratan N é um naftalênico, dispersante de taninos vegetais e corantes, e acelerador do processo de tingimento. Nutratan DD, à base de dicianodiamida, é capaz de produzir couros ao cromo cheios e firmes de flor, reforçando a estrutura colagênica, melhorando resistência física e promovendo maior elasticidade e flexibilidade. Nutratan NT neutraliza ácidos livres em couros wet blue, sem picos de pH perniciosos à qualidade da flor dos couros acabados e semi- acabados, produzindo couros com flor sedosa, fina e elástica. Nutratan DSL é um tanino sintético complexo, isento de fenol e formol, destacado pela alta capacidade de enchimento, aumento das propriedades físicas do couro e pela adequação às normas ambientais, tanto para couros quanto para efluentes líquidos. Nutratan HD é considerado um filler de alta performance para couros do tipo nobuck. Na linha de polímeros acrílicos, o destaque ficará por conta de Nutracryl RA 8067, especialmente desenvolvido para couros que requeiram recurtimentos cheios, lisos e uniformes, adequando-se a couros brancos, camurças e nobucks. No segmento de engraxantes, serão apresentadas novidades, como Nutrapol AG, álcool graxo aditivado para a obtenção de wet-blue de tonalidade clara e uniforme, favorecendo as operações de divisão/rebaixamento e reumectação posterior e melhorando resultados físicos de tração e rasgamento; Nutrapol LFA, engraxante complexo e ativo para couros macios, capaz de melhorar resistência física e resultar em tingimentos mais vivos; Nutrapol CMP atua como neutralizante, recurtente e engraxante, desenvolvido para processos rápidos de produção de couros para vestuário e indústria moveleira.

    METALFORM

    Destacada no desenvolvimento de matrizes para estampar couros, placas de borracha, EVA e neolite, com cavidades em ligas especiais de aço, a empresa marcará presença na feira divulgando aplicações destinadas às indústrias de curtume, borrachas e solados.

    MK

    Os processadores de peles delicadas, em especial de caprinos e ovinos, encontrarão novidades nesse estande, desenvolvidas para as áreas de remolho, desencalagem e purga. Entre os produtos já constantes da linha poderão ser conhecidos: Igualem MK PL, agente remolhante e desengraxante, isento de sódio e nitrogênio; MK Deskalk PL, desencalante, desenvolvido para garantir completa neutralização e eliminação do cálcio das peles; e Koropon MK PL, purga de ação específica para peles delicadas.

    Química e Derivados: Fimec: Solado de EVA da MSM. ©QD Foto - Divulgação

    Solado de EVA da MSM.

    MSM

    O fornecedor de componentes para a indústria calçadista lançará o Elastonew, composto especial desenvolvido para uso em solados da linha esportiva, visando favorecer a performance de tênis e chuteiras, com alta resistência à abrasão e ao rasgo, com superfície levemente aveludada, semelhante à da borracha; e EVA termoconformado (sistema quente-frio), além de produtos para complementar a linha de solados em EVA, abrangendo calçados esportivos (futebol society, indoor e tênis para skate).

    A empresa também investiu na produção de solados injetados em EVA, com toque “emborrachado”, para conciliar leveza com a aparência da borracha, apresentando alta resistência à abrasão, sem sofrer deformação.

    NORTON

    A líder mundial em abrasivos destacará linha completa de produtos para diversas aplicações em curtumes e calçados. Em lixas, serão apresentados vários modelos ( H177, H133, H113, S400, R818) disponíveis em rolos, em larguras de 610 mm, inclusive para operações com estreitos limites de tolerância e aspersão de solados, saltos e cabedais. Será também lançada nova boneca (R306), desenvolvida para a confecção de calçados, em operações de alta exigência quanto à flexibilidade e resistência.

    Química e Derivados: Fimec: Lixas para salados,cabedais e saltos. ©QD Foto - Divulgação

    Lixas para salados,cabedais e saltos.

    Outro destaque poderá ser conferido em Bear-Tex, manta de não-tecido, confeccionada com fibras sintéticas impregnadas de resina e grãos abrasivos, para acabamento em nobuck controlado. Serão ainda exibidos produtos para máquinas de dividir, descarnar e rebaixar.

    ORBITAL

    O fabricante de misturas de pigmentos para aplicação em resinas termoplásticas e borrachas destacará o Orbiclean, mistura de pigmentos com dispersão e homogeneização para resinas termoplásticas, possibilitando otimizar tingimentos.

    OTIAM

    A impressora serigráfica semi-automática Otiam Print estará em demonstração na feira. Concebida para impressão plana de precisão de materiais rígidos e flexíveis, como papel, auto-adesivo, couro, laminado plástico e placas de circuito impresso a máquina poderá ser conhecida em todos os detalhes no estande.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *