Fimec: Feira globaliza o couro nacional
O Parque de Exposições da Fenac está com o espaço físico 100% comercializado desde a segunda quinzena de março para a realização da 29ª edição da Fimec – Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes.
O evento acontece entre os dias 19 e 22 de abril de 2005 e conta com 40 mil metros quadrados de área de exposição, localizados em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Mais uma vez a maior exposição do setor na América Latina volta a bater todos os seus recordes. São 1,58 mil expositores e a expectativa com realação ao crescimento de visitantes é de 5% em relação ao ano passado, com incremento de 15% na participação de delegações estrangeiras.
Na edição anterior, foram 51,465 mil brasileiros e 2,864 mil estrangeiros de 35 países. Mesmo com um grande número de expositores do exterior abrindo escritórios no Brasil, o volume de locação de espaço feito diretamente por empresas de fora cresceu 12% em 2005. “Este crescimento é impulsionado, em sua maioria, por empresas européias sediadas na Alemanha, Itália e Espanha e também por empresas da Argentina, China, Turquia e Paquistão”, observa o presidente da Fimec Júlio Seidl.
Como a Fimec não pára de crescer, a diretoria do evento conseguiu ampliar o espaço para mais 90 estandes. O Pavilhão 11, inaugurado no ano passado, irá permitir a ampliação de área. São mais 2,5 mil metros quadrados com ambiente climatizado e de fácil acesso para os visitantes. Integrado aos demais pavilhões, é resultado da reorganização geográfica da Fimec, transformando o atual Centro de Eventos em área para mostra de produtos.
Outro espaço incorporado ao complexo Fimec é o Pavilhão 10. Inicialmente concebido para ser utilizado somente em 2004, também já está com sua lotação esgotada para 2005, abrigando mais de 50 empresas expositoras distribuídas em seus 1,8 mil metros quadrados.

Construído nos modernos padrões de tecnologia em lona sintética, com ambiente climatizado, pé direito de sete metros, praça de alimentação e internet center, tende a atrair uma grande visitação para seus corredores por reunir pesos pesados da cadeia produtiva do couro, como Bayer, Rhodia, Tecnopiel, Curtume Bela Zini, Alpa Mercosul, Indinor, Brascola, Transduarte e Saint-Gobain.
O crescimento da Fimec é simples de ser explicado. A cada ano a diretoria da Fenac cria novos canais de divulgação da exposição no exterior. Neste ano, o presidente Julio Seidl liderou uma comitiva na 30ª Anpic, um dos maiores eventos latino-americanos do setor coureiro-calçadista realizado em fevereiro no México. Para Seidl, a visita foi positiva porque abriu novos canais de negócios para o Brasil e atraiu mais visitantes a Novo Hamburgo. Ele convidou a diretoria do evento mexicano para enviar missão oficial à Fimec 2005 como forma de aumentar o intercâmbio da cadeia produtiva do couro entre os dois países.
O presidente da Fimec elogiou o profissionalismo da organização da Anpic. “O Brasil exporta 60% de máquinas do setor para o México que ocupa, atualmente, a oitava posição entre importadores de componentes brasileiros, com cerca de US$ 23 milhões em negócios no ano de 2004”, revela Seidl. A Anpic reuniu mais de 1,3 mil expositores de 20 países, entre os quais 27 eram empresas brasileiras que viabilizaram sua presença através do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). A Anpic recebeu visita de mais de 22 mil compradores mexicanos e estrangeiros.
O que ver na feira
ALBANY
Com atuação centenária na fabricação de tecidos técnicos no mundo e há 30 anos presente no Brasil, atendendo aos mercados de filtração, papel e celulose, têxtil, alimentício e curtumes, a empresa expõe novidades, como o feltro Dura-Felt Plus. Projetado para atender as necessidades do mercado de produção de wet-blue com couro integral, o produto oferece reforço e nova construção na base, proporcionando maior resistência perante severas condições de pressão com a passagem de couros espessos. Confeccionado com fibras especiais de alta resiliência e resistência à abrasão na superfície, agrega também feltros na cor preta para uso com réguas medidoras de reflexão de luz, proporcionando maior eficiência no enxugamento. Além de feltros e telas para enxugamento e acabamento de couros, estarão sendo destacadas telas para prensas desaguadoras de lodo, direcionadas ao tratamento de efluentes.
BAYER
O amplo portfólio de revestimentos têxteis e para coagulação à base de sistemas poliuretânicos da Bayer MaterialScience AG será destacado ao público. Focada no desenvolvimento de produtos toxicológica e ecologicamente adequados, a empresa irá enfatizar produtos das linhas Impranil, Impraperm e Desmoderm, fabricados com isocianatos aromáticos e alifáticos. Oferecida em diferentes versões, com ou sem solventes, granuladas, com alto-sólidos ou em dispersões, a linha Impranil apresenta versatilidade para uso em sistemas de aplicação direta ou por transfer. Já a gama de produtos Impraperm, constituída em grande parte de monocomponentes aplicados por coagulação, mas também oferecida na versão com dois componentes, encontra largo emprego em calçados. Outra atração a ser conferida no estande será a bola de futebol RoteiroTM, da Adidas, destaque na Europa, realizada no ano passado em Portugal, produzida com revestimento de poliuretano da linha Impranil. Além das tradicionais aplicações em calçados, tênis e vestuário, os revestimentos têxteis também poderão ser vistos em componentes internos de automóveis, roupas protetoras contra calor, mangueiras especiais de combate a incêndios, luvas, malas e barracas.

BRASCOLA
Adesivos em bases solvente e água estarão no centro das atenções.
A linha tradicional, composta por produtos das marcas Brascopren (adesivos em base poliuretano para o mercado industrial e revendas), Brascofix (adesivos em base neoprene para o mercado industrial) e Covulfix (adesivos em base neoprene para o mercado de revendas) poderá ser conferida pelo público, juntamente com a linha de adesivos poliuretânicos em água (Aquapren), que vem ganhando maior número de adeptos.
CINÉTICA
Em expansão no vale dos Sinos e atuando na representação de duas renomadas empresas italianas da área de produtos químicos para couros, como a FGL International para curtimento e recurtimento de couros e a Finikem dedicada a acabamentos, a empresa deverá levar à feira o que há de mais moderno em produtos nessa área.
CLASON
Especializada na comercialização de equipamentos, acessórios e instalações industriais, abrangendo ar comprimido, vapor, óleo térmico, gás natural, sistemas de refrigeração, combate a incêndio e isolamento térmico, a empresa levará à feira equipamentos para tratamento e geração de ar comprimido, incluindo pintura e acessórios para transporte de fluidos. Na área de geração de ar comprimido, os compressores rotativos têm capacidades desde 5 HP até 200 HP e são fabricados pela Schulz. Em mangueiras, poderão ser vistos produtos em borracha e PVC. Na linha de equipamentos para pintura, pistolas, bicos de limpeza e tanques de pressão. Na área de serviços especializados em manutenção, assistência técnica e instalações de tubulações e equipamentos industriais, a empresa atua com a Clason Instaladora e Renovadora de Máquinas, prestando assistência técnica autorizada para as marcas Schulz, Spirax Sarco, Karcher e Snap-On.
DEGUSSA
O foco das atenções estará voltado para o lançamento do desmoldante Gorapur RT 1459-37AS. Desenvolvido com alto poder poder de desmoldagem, propicia acabamento aos solados em PU (poliuretano), utilizando como solvente grade especial de isoparafina, para garantir melhores condições de higiene e segurança. Além dessa novidade, poderão ser conferidas várias linhas de aditivos para poliuretano, compostas por Tegotrenn LS 1040, Tegotrenn LS 1047, Gorapur 1459-37CO, Goracoat GCV 3201-W, Tegostab B 8450, Tegostab B 8950, Tegoamina 100 e Tegoamina MEG, desenvolvidas junto ao novo laboratório de solados da matriz alemã. Detentora do maior portfólio mundial de produtos para a indústria de calçados em poliuretano, a empresa também se destaca como líder global em estabilizadores de silicone para a indústria de espumas de PU, levando ao conhecimento do público nessa área o estabilizador Tegostab, aditivo não só de grande importância para o processo, mas que também propicia propriedades finais às espumas, envolvendo estrutura celular, estabilidade dimensional, passagem de ar e densidade.
FAÉ FABRIL
A atual coleção, motivada pela natureza, traz tecidos com estampas florais, tanto em lonas 100% algodão, como em lonas e cetins 100% poliéster. Acompanhando tendências, também serão apresentadas estampas “afro” e tecidos rústicos em linho e juta, em tonalidades coral, amarelo, turquesa, verde, incluindo 30 opções em estampas, tanto para transfer quanto para estamparias em cilindro, envolvendo cetins, jacquards, tafetás, lonas, gorgurões etc.
JASOT
Originária do setor calçadista, mas atuando, hoje, em todos os segmentos da injeção de termoplásticos, termofixos e elastômeros, a empresa levará à feira três modelos de máquinas para o setor. Um deles será representado pela máquina rotativa IJR1, monocolor, com oito estações de trabalho, força de fechamento de 120 toneladas e volume de injeção de 1042 cm3, incorporando exclusivo sistema de abertura do molde bi-orientado para a retirada de peças de grande espessura sem gerar deformações. Os outros dois serão vistos em duas máquinas verticais IJV-600–120, evidenciando o processo de injeção bicolor com pré-injeção, com até 120 toneladas de força de fechamento e volumes de injeção de 1042 cm3.
KEMIA TAU
Desde 1973 operando no mercado mundial, a empresa levará à feira produtos para remolho, caleiro, descalcinação, purga pickel, recurtimento, engraxe, tingimento e acabamento.
MAKENI CHEMICALS
Ácido fórmico, bicarbonato de sódio e o sistema MISS – Makeni Intelligent Systems & Solutions, envolvendo soluções preparadas sob medida, estarão entre os destaques. Importado em grandes volumes a granel, diretamente dos Estados Unidos, o ácido fórmico a 85%, principal produto oferecido pela empresa para o setor de curtimentos, é utilizado para tratamento na indústria de couros em processos de remolho, desencalagem, píquel e tingimento, enquanto o bicarbonato de sódio também terá destaque como potente neutralizante de couros. Junto ao sistema MISS, o público conhecerá o processo de otimização de fórmulas e de redução do seu potencial toxicológico. Com expertise em formulações de solventes, a empresa ainda apresentará software para simular várias condições de aplicação. Vale a pena também conferir aplicações e características de outras matérias-primas, como ácido acético, acetona, acetato de butila, acetato de etila, ácido acético glacial, ácido fosfórico 85%, barrilha leve, bicarbonato de sódio, blends de solventes, butilglicol, etilglicol, hidrossulfato de sódio, isopropanol, soda cáustica em escamas e soda cáustica líquida.
MÁQUINAS METAL
Entre as novidades, o público poderá conferir a máquina de pintura totalmente automatizada da Sirem/Itália, e já fabricada no Brasil. Na linha de montagem, o destaque ficará por conta da Frostline, máquina estabilizadora a frio, desenvolvida para promover choque térmico nos calçados montados, para facilitar as moldagens à fôrma. Além da linha de fornos, também poderão ser vistas cabines de halogenar e passar primers e adesivos, providas de carvão ativado.
MATHIESEN
O grupo, com matriz em Santiago do Chile, e presente em sete países da América Latina (Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil, Uruguai e Argentina), destacará a nova linha de recurtentes Nutratan, constituída de taninos sintéticos especiais, como Nutratan F, Nutratan N, Nutratan DD, Nutratan NT, e Nutratan HD. O Nutratan F, tanino sintético de condensação fenólica, oferece alto poder de enchimento no recurtimento, sendo ideal para artigos brancos e de tons pastel, conferindo aos couros solidez à luz e ao calor. Já Nutratan N é um naftalênico, dispersante de taninos vegetais e corantes, e acelerador do processo de tingimento. Nutratan DD, à base de dicianodiamida, é capaz de produzir couros ao cromo cheios e firmes de flor, reforçando a estrutura colagênica, melhorando resistência física e promovendo maior elasticidade e flexibilidade. Nutratan NT neutraliza ácidos livres em couros wet blue, sem picos de pH perniciosos à qualidade da flor dos couros acabados e semi- acabados, produzindo couros com flor sedosa, fina e elástica. Nutratan DSL é um tanino sintético complexo, isento de fenol e formol, destacado pela alta capacidade de enchimento, aumento das propriedades físicas do couro e pela adequação às normas ambientais, tanto para couros quanto para efluentes líquidos. Nutratan HD é considerado um filler de alta performance para couros do tipo nobuck. Na linha de polímeros acrílicos, o destaque ficará por conta de Nutracryl RA 8067, especialmente desenvolvido para couros que requeiram recurtimentos cheios, lisos e uniformes, adequando-se a couros brancos, camurças e nobucks. No segmento de engraxantes, serão apresentadas novidades, como Nutrapol AG, álcool graxo aditivado para a obtenção de wet-blue de tonalidade clara e uniforme, favorecendo as operações de divisão/rebaixamento e reumectação posterior e melhorando resultados físicos de tração e rasgamento; Nutrapol LFA, engraxante complexo e ativo para couros macios, capaz de melhorar resistência física e resultar em tingimentos mais vivos; Nutrapol CMP atua como neutralizante, recurtente e engraxante, desenvolvido para processos rápidos de produção de couros para vestuário e indústria moveleira.
METALFORM
Destacada no desenvolvimento de matrizes para estampar couros, placas de borracha, EVA e neolite, com cavidades em ligas especiais de aço, a empresa marcará presença na feira divulgando aplicações destinadas às indústrias de curtume, borrachas e solados.
MK
Os processadores de peles delicadas, em especial de caprinos e ovinos, encontrarão novidades nesse estande, desenvolvidas para as áreas de remolho, desencalagem e purga. Entre os produtos já constantes da linha poderão ser conhecidos: Igualem MK PL, agente remolhante e desengraxante, isento de sódio e nitrogênio; MK Deskalk PL, desencalante, desenvolvido para garantir completa neutralização e eliminação do cálcio das peles; e Koropon MK PL, purga de ação específica para peles delicadas.

MSM
O fornecedor de componentes para a indústria calçadista lançará o Elastonew, composto especial desenvolvido para uso em solados da linha esportiva, visando favorecer a performance de tênis e chuteiras, com alta resistência à abrasão e ao rasgo, com superfície levemente aveludada, semelhante à da borracha; e EVA termoconformado (sistema quente-frio), além de produtos para complementar a linha de solados em EVA, abrangendo calçados esportivos (futebol society, indoor e tênis para skate).
A empresa também investiu na produção de solados injetados em EVA, com toque “emborrachado”, para conciliar leveza com a aparência da borracha, apresentando alta resistência à abrasão, sem sofrer deformação.
NORTON
A líder mundial em abrasivos destacará linha completa de produtos para diversas aplicações em curtumes e calçados. Em lixas, serão apresentados vários modelos ( H177, H133, H113, S400, R818) disponíveis em rolos, em larguras de 610 mm, inclusive para operações com estreitos limites de tolerância e aspersão de solados, saltos e cabedais. Será também lançada nova boneca (R306), desenvolvida para a confecção de calçados, em operações de alta exigência quanto à flexibilidade e resistência.

Outro destaque poderá ser conferido em Bear-Tex, manta de não-tecido, confeccionada com fibras sintéticas impregnadas de resina e grãos abrasivos, para acabamento em nobuck controlado. Serão ainda exibidos produtos para máquinas de dividir, descarnar e rebaixar.
ORBITAL
O fabricante de misturas de pigmentos para aplicação em resinas termoplásticas e borrachas destacará o Orbiclean, mistura de pigmentos com dispersão e homogeneização para resinas termoplásticas, possibilitando otimizar tingimentos.
OTIAM
A impressora serigráfica semi-automática Otiam Print estará em demonstração na feira. Concebida para impressão plana de precisão de materiais rígidos e flexíveis, como papel, auto-adesivo, couro, laminado plástico e placas de circuito impresso a máquina poderá ser conhecida em todos os detalhes no estande.
PITER PAN
A indústria de componentes de plásticos de engenharia destacará passadores, ganchos, fivelas e pormenores confeccionados em náilon 6.6 com peças compostas providas de cabo de aço, mecanismos de ajuste, privilegiando aspectos esportivos para atender desde os segmentos de “sapatênis” até calçados de segurança. Outra novidade foi desenvolvida para emprego em cadarços, fitas e tiras de náilon e poliéster.
POLIMASTER
O fabricante de masterbatches de pigmentos e aditivos apresentará cartela de 23 cores primavera/verão 2006 para materiais de injeção, envolvendo TR, PVC e compostos de EVA expandido. Haverá também lançamento de masterbatches de pigmentos para SBR, em tonalidades opacas e translúcidas. Na linha tradicional de masterbatches para a indústria de componentes para calçados, serão destacadas formulações em PVC, TR, TPU, ABS, PS, náilon, EVA, TPE, PC e SBR.
PVC SUL
Pioneira na fabricação de compostos expandidos microcelulares (Vipflex), dispensando halogenantes nas colagens e desmoldantes nas injeções, a empresa de São Leopoldo-RS também destacará na mostra a linha de cristais flexíveis, compostos de alta transparência e que conciliam propriedades de flexão, alongamento e resistência à abrasão, indicados para gáspeas, tiras, sandálias full plastic, solas e enfeites. Serão também evidenciados cristais semi-rígidos e rígidos, desenvolvidos para saltos, cepas e enfeites; cristais especiais RB, flexíveis ou rígidos, agregando melhores resistências ao alongamento e ao impacto, para aplicações em tiras e solados; naturais, com ampla gama de dureza, para uso em solas; nitrílicos aditivados com borracha nitrílica (NBR), para aplicações em tiras, solados infantis e chuteiras; e expandidos convencionais, com expansores químicos, para aplicações em chinelos, sandálias e entressolas, de melhor desempenho em sistemas rotativos com injeções com ar.
RHODIA
Tecnologias, processos e produtos integrando o projeto Rhodia Footwear Technology serão conhecidos pelo público, incluindo soluções para os clientes nas áreas de colas, linhas de costura industrial, não-tecidos, matérias-primas para solados, agentes de reforço para solados, plásticos de engenharia, silicones e produtos para melhorar o curtimento de couros. Nesse último segmento, a divisão PCS – Performance Coatings & Services destacará o Rhodiaeco Neutrasafe, agente neutralizante de alto desempenho, formulado com a preocupação de não agredir o meio ambiente. A participação da empresa se estenderá ao estande da Linhasita, entre as líderes nacionais em linhas de costura para indústria de calçados, onde irá reforçar o lançamento de linha de costura de alta tenacidade. Totalmente desenvolvida com a poliamida da Rhodia, trata-se de linha agregando benefícios, como maior resistência, alta capacidade de costura, facilidade de tingimento, para aumentos de produtividade. Na oportunidade, também estará sendo divulgado o livro “O Calçado e a Moda no Brasil – Um Olhar Histórico”, resultado de iniciativa da Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, obra do estilista Eduardo Motta.
ROMANA QUÍMICA
Em parceria com a Marbo-Itália, a empresa se destaca como fornecedora de pinturas e acabamentos para saltos e solados, com portfólio abrangendo desmoldantes para solados em poliuretano, poliéster e polieter, peças de pele integral, EVA, incluindo a linha Marbocote de desmoldantes semipermanentes para fibras de vidro, aditivo antiestático (Catafor) para calçados de segurança, desmoldante (lubrificante) para fundição de alumínio (Dye Casting Lubrificant) e desmoldantes para borrachas. Na área de acabamentos para pintura de solados, serão apresentadas pinturas para PU, PVC, TR, ABS, PS, náilon, borrachas e EVA .
TFL
Divulgará na feira os recursos existentes em seu novo laboratório de aplicações para couro, incluindo máquinas e equipamentos de última geração para as áreas úmidas e de acabamento, como roller coat (Gemata) para couros inteiros com três cilindros de aplicação; roller coat (Gemata) para meios couros; cabine de pintura “air less” e HVLP para couros inteiros, próprios para estofamentos; cabines manuais de pintura para meios couros; prensa rotativa (Rotopress) com três rolos de gravação para couros inteiros; além de fulões, representando investimento em torno de milhão de euros.
ULTRAGRAF
O fabricante de embalagens apresentará soluções personalizadas resultantes de estudos envolvendo amostras de produtos a partir das quais foram determinados o tipo apropriado de embalagem, a composição dos materiais, o empilhamento e as formas de armazenagem. Trata-se de criações em impressoras de quatro e cinco cores com verniz em linha, plastificação brilhante ou fosca, laminação, corte-vinco e aplicador de cola, inclusive cola de contato, em processos automáticos.
UNA
A família de adesivos à base de água estará entre os destaques, evidenciando-se os benefícios do sistema Unagreen de colagem. Em 2000, a empresa lançou o primeiro adesivo à base de água e, desde então, contabiliza a produção de mais de 200 milhões de pares de calçados com essa tecnologia.
USICENTER
O fabricante de saltos, ilhoses, carrapetas e rebites divulgará recursos disponíveis para produção, consistindo em tornos automáticos, fresas, furadeiras, laminadoras, retíficas, entre outros equipamentos.
WERK-SCHOTT
O fabricante com unidades instaladas em Novo Hamburgo-RS e em Mirassol-SP, destacará linha completa de equipamentos pneumáticos para suprir os setores calçadista, metal-mecânico, automotivo, moveleiro e agrícola, envolvendo cilindros pneumáticos e lineares em miniatura. Estes últimos foram construídos de acordo com a norma ISO 6432, em diâmetros de 10 mm a 25 mm e cursos desde 10 mm até 500 mm com simples ou dupla ação, êmbolo magnético, vedações em Viton, acessórios de fixação e montagem opcionais e pressão máxima de trabalho de 10 bar. Na série de cilindros lineares da série ISO, o modelo em destaque atende a ISO 6431, sendo oferecido nos diâmetros de 32 mm a 200 mm e cursos desde 10 mm até 2000 mm. No segmento de cilindros compactos, o modelo em evidência é fornecido nos diâmetros de 16 mm a 100 mm. Poderão ainda ser conferidos no estande modelos de guias lineares e garras angulares. No segmento de válvulas direcionais, serão apresentados vários modelos com atuadores mecânicos, manuais e solenóides. Em válvulas com diafragma, serão apresentadas várias séries com grande capacidade de vazão. Em válvulas da série IS0, correspondendo ao padrão internacional de conexões DIN ISO5599/1, serão apresentadas versões solenóide e piloto, simples ou duplo. Em filtros para pintura, dotados de copo em náilon, elemento filtrante sinterizado de 20 micras, duas saídas de utilização e suporte de fixação para conexão de entrada na parte traseira, para uso nas áreas de pintura industrial e automotiva, serão destacadas duas versões, mini e média.