Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

Filtros solares: Opções químicas e físicas para proteger a pele contra o sol

Quimica e Derivados
11 de dezembro de 2014
    -(reset)+

    Química e Derivados, Renata: protetores devem ser multifuncionais e convenientes

    Renata: protetores devem ser multifuncionais e convenientes

    Filtro certificado – A Croda, multinacional de origem inglesa, fabricante de especialidades químicas, mantém fábrica na Inglaterra dedicada à produção de biopolímeros e ativos inorgânicos de proteção solar. Dentre as linhas lançadas recentemente, destacam-se as que se diferenciam por sua performance, abrangência em alta proteção e certificação Ecocert, além do inovador sistema de proteção à luz visível, junto ao UVA e UVB.

    Renata Solfredini, gerente de marketing para Skin Care da Croda Latin America, detalha um dos principais produtos da empresa: “O Solaveil Clarus é uma linha de dispersões de dióxido de titânio com tamanho de partícula controlado para um desempenho avançado de proteção UVB, atuando em comprimentos de onda de 250-320 nm”.

    Totalmente transparentes na pele, esses ingredientes podem ser aplicados em todos os tipos de produtos de proteção solar: de uso diário, para praia, maquiagem, nos formatos de emulsões, sticks, sistemas anidros, sprays, e outros.

    Segundo Renata, o produto, disponível disperso em diferentes veículos, possui estética melhorada e é ideal para o mercado brasileiro. “A concentração de uso pode variar de 2% a 30%, dependendo da combinação dos demais ativos e do FPS objetivo. Também apresenta versão dispersa em água, que permite flexibilidade de incorporação conjunta com outros ativos UVA, sem risco de incompatibilidade química”, acrescenta.

    Além deste produto, a Croda apresenta o Solaveil CT-100 (dispersão oleosa de dióxido de titânio hidrofóbico) e o Solaveil CT-300 (primeiro filtro solar de TiO2 nano totalmente seguro e certificado pela Ecocert, segundo a companhia. Destaque também para a solução aquosa de TiO2 Solaveil CT-12W, e a dispersão oleosa de óxido de zinco Solaveil CZ-100.

    “O Solaveil SpeXtra, combinando um nível excepcional de proteção UVA com eficácia UVB, é a linha de dispersões inovadoras de dióxido de titânio que permite o desenvolvimento de produtos com proteção solar de amplo espectro e alto FPS, utilizando um único princípio ativo e atendendo às regulamentações do FDA (EUA) e Colipa (Europa)”, enfatiza a gerente de marketing da Croda, acrescentando que a linha foi obtida por tecnologia exclusiva de controle das partículas para um ótimo desempenho UVA e UVB. Também atua como ativo anti-idade, por reduzir a formação de radicais livres induzidos por UV, e por proteger contra a luz visível de alta energia (HEV).  O produto é aplicável em todos os tipos de formulações, especialmente, para maquiagens, cremes, produtos para bebês e para peles sensíveis. “Nosso produto atua em comprimento de onda crítico de aproximadamente 380nm”, complementa a especialista. Outros produtos oferecidos pela Croda são o Solaveil XT-300, e o Solaveil XT-40W.

    Renata Solfredini informa ainda que todos os produtos são feitos na Inglaterra, mas estão disponíveis no Brasil, na unidade de Campinas-SP. Segundo ela, os produtos são muito fáceis de utilizar, pois possuem forma patenteada de dispersão e micronização, que além de facilitar a suspensão e a uniformidade, ajudam a aumentar drasticamente o FPS observado nos testes in vivo. Estão dispersos em uma variedade de ésteres e contêm, em maioria, variadas formas e tamanhos de partículas de dióxido de titânio e óxido de zinco, para oferecer diferentes níveis de proteção e funcionalidade.

    A maioria dos filtros solares necessita ser aplicada várias vezes ao dia para proporcionar máxima proteção e alguns deles são à prova de água. Na linha da Croda, há opções neste campo: “os nossos ativos, por si mesmos, não são à prova d´água, mas incluem emulsionantes e outros componentes que atuam como resistentes à água e ao atrito, para uso diário de maquiagens também”, explica Renata.

    Emulsionantes e emolientes – A Croda possui ampla linha de emulsionantes e agentes otimizadores da proteção solar para otimização em várias aplicações, e uma linha de agentes para criação de filtros solares diferenciada. O Natragem E145 é um emulsionante especial processável a frio e de baixo impacto na pele que, além de poder ser aplicado em formulações fluidas, é de fácil aplicação. O produto também possibilita formular para peles sensíveis e que passaram por procedimentos dermatológicos. O Volarest FL é outra inovação, segundo a Croda, para sistemas spray, que promove estética inovadora e sensorial leve, além de aplicação direcionada. Já a linha de ésteres de fosfato especiais Crodafos está disponível em três versões, que possibilitam uma estética sedosa para produtos de uso diário, efeito boosting do FPS e ainda variedades de apresentação, desde sprays até cremes.

    A Croda ainda possui uma gama de ativos da Sederma com ação anti-idade, além do Venuceane, que passou por testes de comprovação da proteção anti-IV (infravermelho), para um tratamento global de proteção contra a exposição solar.

    Dentre a flexível linha de emolientes para todas as aplicações em personal care, a Croda destaca o recém-lançado Arlamol LST, com perfil sensorial diferenciado, ideal para o mercado brasileiro, bem como o último lançamento em poliamidas. A linha OleoCraft, lançada recentemente ao mercado latino-americano com novos testes de eficácia, comprova excelente performance de resistência à água e resistência ao uso, bem como aumento efetivo da proteção solar.

    Para Renata Solfredini, a tendência dos filtros solares continuará a atender outros requisitos. “Os filtros solares multifuncionais e convenientes são uma tendência forte. Alta proteção com sensorial leve, ação anti-idade e antioxidante, como proteção ao infravermelho, aos danos ao DNA e também à



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *