Química

Filtros de manga: Como obter o rendimento máximo dos filtros de manga

Quimica e Derivados
14 de agosto de 2002
    -(reset)+

    5. Acessórios – São acessórios a cordoalha de cobre (ou aço) para descarregamento da eletricidade estática e os sistemas de fixação das mangas, como: anel de feltro, anel de vedação, anel arame ou anel aço-mola. Contudo, o mais crítico é o anel aço-mola, cujo projeto depende intrinsecamente do diâmetro do furo do espelho, onde a manga é encaixada, e de sua variação. Recomenda-se que esse furo tenha uma variação máxima de ± 0,3 mm. Para uma manga com anel aço-mola garantir excelente vedação, o colarinho da manga não deve girar facilmente quando instalado em seu furo do espelho correspondente.

    Química e Derivados: Filtro: filtro06.6. Espessura – Se a espessura do feltro for reduzida demais, a manga pode sofrer rasgos precoces devido a abrasão do pó. Isso é conseqüência direta do menor peso (g/m2) do feltro.

    7. Encolhimento na temperatura de trabalho – Se a manga não for termofixada para sua temperatura de trabalho, ela irá encolher mais que 1% (valor máximo tolerável). Ao encolher durante o trabalho de filtração, a manga ficará justa demais à gaiola, comprometendo sua limpeza pelo não destacamento do pó pela ação do jato de ar comprimido. A perda de carga aumentará progressivamente, independentemente dos ajustes na pressão ou na freqüência de limpeza. Desta forma, ocorrerá a saturação do elemento filtrante de forma rápida e irreversível.

    Química e Derivados: Filtro: filtro07.8. Tração de ruptura – O componente responsável pela resistência à tração da manga, assim como pelo alongamento, é a tela de sustentação do feltro que compõe a manga. A tração de ruptura diminui no decorrer do uso da manga devido à fadiga mecânica proporcionada pelo jato de ar comprimido. Portanto, quanto maior for o seu valor inicial, maior será o tempo de uso da manga antes dela atingir a resistência mínima. Verifica-se que telas de sustentação constituídas com fios multifilamento possuem uma taxa de fadiga menor que as constituídas com fios de fibra cortada.

    9. Alongamento de ruptura – Um excessivo alongamento de ruptura resulta em esgarçamento da manga no decorrer dos meses de uso. Dessa forma, assim como no caso do encolhimento, a alteração dimensional da manga comprometerá sua limpeza, podendo inclusive, gerar rasgos pela fricção excessiva da manga folgada com a sua gaiola. Um valor de alongamento até 35% é satisfatório para operação normal no filtro de mangas.

    Química e Derivados: Filtro: filtro08.10. Dimensões – Como já foi visto, o correto dimensionamento da manga é fundamental para sua eficiência de filtração e de limpeza. Contudo, dado o grande número de padrões dimensionais dos fabricantes de equipamentos, a confusão entre as medidas nominais x reais, o sistema de unidades métrico x inglês, reserva a possibilidade de acerto somente aos fabricantes de mangas com grande tempo de atuação no mercado.

    11. Tratamentos – São opções para a especificação básica da manga. Os tratamentos químicos são responsáveis pelo aumento da durabilidade da manga frente à abrasão (antiabrasivo) e/ou facilidade de limpeza em condições úmidas (tratamento antiaderente). Este último pode proporcionar uma diminuição da intensidade de limpeza (freqüência de pulsos). Além desses, também existem os tratamentos retardantes de chama e de hidrólise (ataque químico pela água). Todos objetivam a redução do Custo de Operação do Filtro.

    Química e Derivados: Filtro: filtro09.Os tratamentos físicos correspondem aos tratamentos antiestáticos, seja por mesclagem de fibras de polímero condutor (Epitropic) ou de fibras de aço-inox (AES) às fibras da manga. Eles são usados nos casos onde a cordoalha de cobre (ou aço) não é eficaz para descarregar para o filtro as cargas elétricas transportadas pelo pó. Se estas cargas não forem descarregadas, podem ocorrer faíscas entre as mangas que resultam em furos ou em incêndio/explosão do filtro, sem falar na dificuldade de limpeza resultante da atração eletrostática entre o pó e a manga.

    12. Acabamentos – É o acabamento que o feltro recebe para tornar a superfície da manga mais lisa. Proporciona ao filtro baixa perda de carga, máxima vazão de gás e, portanto, máxima captação/recuperação de particulado.

    É fundamental que ele esteja localizado, pelo menos, na face que receberá o pó; caso contrário, a manga pode entupir em menos de 3 meses. Dado o grande desconhecimento deste item, ele será um pouco mais detalhado.

    Acabamento chamuscado + calandrado: os pêlos característicos do feltro agulhado são parcialmente queimados para impedir aglomeração de pó sobre eles e reduzir o desgaste por abrasão. A superfície é alisada através da calandragem à temperatura e pressão moderadas (Fig.3).

    Acabamento plastificado: a superfície da manga é tornada mais lisa ainda através da fusão das fibras superficiais sob altas temperatura e pressão em uma calandra (Fig.4).

    Essa superfície auxilia na formação de uma pré-capa de pó suficiente para garantir alto poder de filtração sem penetração excessiva no interior do feltro, além de boa recuperação da permeabilidade da manga após o jato de limpeza.

    Acabamento membrana: a superfície da manga é tornada lisa através da deposição de uma fina camada microporosa de Politetrafluoretileno (PTFE) expandido.

    As mangas com membranas foram projetadas para garantir emissões na ordem de 5mg/Nm3; contudo, o teflon (TF) é um polímero tipicamente frágil à abrasão, sendo cerca de 2,5 vezes menos resistente à abrasão que o Poliéster (PE), como é possível verificar na Fig.7.

    Por esta razão, as mangas com membranas são indicadas para relações ar-pano inferiores a 1,0 m3/(m2.min) (vide Tab.4).

    Contudo, em geral, os filtros são projetados com relações ar-pano superiores a 1,5 m3/(m2.min) para minimizar a área filtrante (tamanho) e conseqüentemente o custo do filtro.



    Recomendamos também:








    2 Comentários


    1. Junior Ramos

      Este material é muito bom e reflete a realidade, fizemos a troca de mangas de poliéster por fibra de vidro e já estamos no 5º ano sem troca de mangas.


    2. Antonio Sergio de Barros

      Excelente material.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *