Alimentos & Bebidas

28 de julho de 2017

Filtração: Mineral com celulose filtra melhor

Mais artigos por »
Publicado por: Antonio C. Santomauro
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Waldemar Bartholi, presidente da Minérios Ouro Branco

    Waldemar Bartholi, presidente da Minérios Ouro Branco

    Ao lado dos minerais, ao menos um produto de origem vegetal é utilizado como auxiliar de filtração: a celulose, presente, em na produção de cervejas e vinhos, nas quais aparece combinada com diatomita. “Nesses casos, a celulose aparece na forma de uma massa que, além de reter sólidos maiores, impede o empedrejamento da diatomita”, explica Waldemar Bartholi, presidente da Minérios Ouro Branco (empresa fornecedora de celulose com a marca Ourocel). “As combinações entre celulose e diatomita dependem das características dos líquidos que serão filtrados”, acrescenta.

    No mercado já há quase cinco décadas, a Ouro Branco trabalha com celulose proveniente basicamente de eucalipto e de pinus, que ela recebe em placas, depois transformadas em formatos diversos – desde pós muito finos até lãs –, na fábrica localizada na capital paulista.

    Na opinião de Bartlholi, características com a origem orgânica e o fato de ser inodora e inerte, entre outras, fazem da celulose opção bastante interessante para minerais hoje utilizados em diversas aplicações. Na filtração, especificamente, foi ela a alternativa encontrada para o abandono das fibras de amianto, antes empregadas na filtração de bebidas. E esse potencial como material substituto abrange também outras atividades industriais: por exemplo, a produção de lonas de freios, que já não podem conter amianto em mercados como os Estados Unidos, para onde são hoje enviadas lonas fabricadas no Brasil com celulose fornecida pela Ouro Branco.

    No Brasil, estima Bartholi, nos últimos três anos a demanda por celulose diminuiu cerca de 30%. “A Ouro Branco conseguiu manter seus volumes de venda e seu faturamento durante esse período, porém com queda na rentabilidade”, ele ressalta. “Também fornecemos celulose para outras aplicações, como construção civil – para argamassas, por exemplo –, rações animais e filtros de cigarros”, finaliza o presidente da empresa, que além de celulose comercializa minerais, entre eles a diatomita, também utilizada como auxiliar de filtração.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *