Meio Ambiente (água, ar e solo)

FENASAN – Tecnologias e serviços disponíveis para vencer déficit do saneamento

Marcelo Furtado
15 de julho de 2012
    -(reset)+

    As Novidades da feira

    Textos produzidos com base nas informações enviadas pelos expositores para redação de Química e Derivados

     

    Química e Derivados, Bruthus, FENASAN

    Sistema patenteado de secagem térmica de resíduos

    ALBRECHT

    A empresa brasileira apresenta o sistema patenteado de secagem térmica de resíduos, o Bruthus, fruto de sua própria pesquisa e desenvolvimento. Sua utilização visa a reduzir o peso, volume e umidade de lodos de estações de tratamento de efluentes. Em 2010, a Albrecht instalou, em Montes Claros- MG, sistema de secagem de lodos de ETE com aproveitamento de biogás gerado na estação como fonte de energia térmica. Aliás, o propósito da empresa é vender o sistema para estações com tratamento anaeróbico em que grande quantidade de biogás é gerada e não aproveitada.

    ATLAS COPCO

    Química e Derivados, Linha SZ de sopradores de ar, FENASAN

    Linha SZ de sopradores de ar

    A Atlas Copco apresenta novos modelos da linha ZS de sopradores de ar, com tecnologia de parafuso, que a empresa considera mais econômicos em consumo de energia. Isso é obtido por meio do reaproveitamento da energia potencial existente nos gases. Segundo comunicado da Atlas Copco, os novos sopradores permitem fazer o correto balanceamento das unidades de vazão, desligando e religando-o quando neces­sário, fato técnico inédito na linha ZS. O uso de mancais de atrito, acionados de acordo com um controle central microprocessado, é o responsável pela proeza. Os novos sopradores de parafu­so substituem os antigos com tecnologia de lóbulo, apresentando um ganho em eficiência energética de até 30% em relação aos modelos antigos. Ainda con­tam como vantagem o seu projeto mais compacto, que permite instalações mais rápidas e práticas. O consumo de energia representa, tipicamente, 80% dos custos do ciclo de vida de um soprador.

    Química e Derivados, Linha Premium de sistemas de aeração por ar difuso, FENASAN

    Linha Premium de sistemas de aeração por ar difuso

    B&F Dias

    Destaca a linha Premium de sistemas de aeração por ar difuso de alto desem­penho, para aplicações em processos de oxidação de carga orgânica e mistura em estações de tratamento de efluentes sanitários e industriais. Segundo a em­presa, para começar, o diferencial está na utilização de baixa vazão de ar por difusor para obtenção da máxima trans­ferência de oxigênio, o que significa menor consumo de energia. Além disso, com o uso de ramais (tubulação) de fundo de tanque de aço inoxidável, há no processo alta resistência mecânica dos componentes e durabilidade. Também foram empregados no sistema difusores de membrana bolha fina de EPDM, EPDM revestido com teflon ou silicone – materiais que proporcionam maior vida útil às membranas. E, para finalizar, o emprego de conexões de aço inoxidá­vel para fixação dos difusores dá maior segurança operacional, além de contar com dispositivos de purgamento auto­mático, o que também possibilita maior confiabilidade operacional. Além do sistema, a B&F Dias também apresenta a recém-lançada linha de decanters, para a remoção de clarificado ou esgoto tratado para processos em tanques de aeração por batelada ou SBR, totalmente de aço inoxidável AISI 304 ou 316, para maior resistência mecânica e proteção completa contra corrosão, ataques químicos e UV.

    CALGON CARBON

    Química e Derivados, Carvão ativado, FENASAN

    Carvão ativado

    Fornecedor global de carvão ativado e de sistemas de trata­mento, de Pittsburgh, Pensilvânia, com 15 unidades de fabricação de carvão ativado, reativação e equi­pamentos nos EUA, Ásia e Europa, a empresa também destaca sua linha de equipamentos para desinfecção e oxi­dação avançada com luz ultravioleta. O processo de oxidação avançada com UV é voltado principalmente para remediar águas subterrâneas contaminadas e ina­tivar a Cryptosporidium e outros agentes patológicos semelhantes em água de superfície, tornando-os inofensivos aos seres humanos. A invenção deste pro­cesso mantém a empresa ainda hoje na liderança da tecnologia de desinfecção UV. A Calgon produz mais de 100 tipos de carvão ativado em pó e granulado, material poroso capaz de remover com­postos orgânicos de líquidos e gases, por meio do processo conhecido como “adsorção”, pelo qual as moléculas or­gânicas contidas em um líquido ou gás são atraídas e fixadas à superfície dos poros do carvão ativado.

    CENTROPROJEKT

    O grupo de origem tcheca destaca o MBBR (Reator bioló­gico de leito móvel), da israelen­se Aqwise, que a Centroprojekt fornece para estações públicas de saneamento. A tecnologia é uma combinação entre sistemas dos tipos biomassa líquida em suspensão (lodos ativados) e biomassa aderida (biofilme). Segundo a empresa, uma de suas principais vantagens é expandir a capacidade de tratamento com o aumento dos carriers, sem a necessidade de um superdimensiona­mento da estação, prevendo-se assim um aumento de vazão ou de cargas futuras. Ainda de acordo com a Centroprojekt, a tecnologia também apresenta menor consumo de energia, exige menor área de implantação, resulta em melhor qualidade e menor quantidade de lodo gerado, além de ter uma maior eficiência de remoção de DBO.

     



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *