Tratamento de Água

1 de outubro de 2017

Fenasan 2017: ABES e AESABESP unificam seus congressos e ampliam o escopo das apresentações e debates

Mais artigos por »
Publicado por: Antonio C. Santomauro
+(reset)-
Compartilhe esta página

     

    Química e Derivados, Fenasan: ABES e AESABESP unificam seus congressos e ampliam o escopo das apresentações e debatesQuímica e Derivados, Fenasan: ABES e AESABESP unificam seus congressos e ampliam o escopo das apresentações e debates

    Expositores e visitantes devem ser beneficiados pela integração da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que chegam à 28ª e 29ª edições, respectivamente, e serão pela primeira vez conjugados em um único encontro, programado para acontecer na cidade de São Paulo, de 2 a 6 de outubro.

    Essa integração não será permanente. Promotora do Congresso, a Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) normalmente alterna a realização desse evento pelas diversas regiões brasileiras. Neste ano, a região escolhida foi São Paulo, onde anualmente acontece a Fenasan, cuja organizadora é a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp). Valendo-se dessa coincidência de local – e provavelmente também considerando ser a união de esforços medida interessante em conjunturas menos favoráveis –, essas duas entidades decidiram promover uma edição conjunta dos eventos.

    Mesmo o congresso técnico realizado simultaneamente com a Fenasan será integrado ao Congresso da Abes, originando uma grade unificada composta por painéis e mesas-redondas, nos quais falarão mais de 240 palestrantes. Esse conteúdo deverá ser acompanhado por público bem significativo: “Esperamos algo entre 4 a 4,5 mil congressistas”, conta Alceu Guérios Bittencourt, coordenador da programação e presidente desta edição do Congresso, cujo tema central será “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”.

    Química e Derivados, Sachs: perfil dos expositores deste ano será mais variado

    Sachs: perfil dos expositores deste ano será mais variado

    Também na vertente de geração de negócios, a somatória de esforços dos organizadores poderá amplificar os resultados do Congresso Abes-Fenasan, até porque o evento ocorrerá em momento no qual parece haver sinais mais promissores para o setor ao qual ele se dirige. Como relata Olavo Alberto Prates Sachs, presidente da AESabesp, “a situação mais crítica para esse setor ocorreu em 2015. No ano passado já houve alguma estabilidade e agora se percebe que os expositores estão mais esperançosos”.

    Sachs prevê a presença de aproximadamente duzentos expositores nessa nova edição do evento, quantidade similar à da edição anterior da Fenasan, porém composta por empresas de um leque mais vasto das diversas vertentes do mercado de saneamento e meio ambiente: fornecimento de água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem urbana, entre outros. “Normalmente, temos como expositores basicamente fabricantes de materiais de água e esgoto, com alguma coisa de resíduos sólidos”, relata Sachs. “Este ano também teremos estandes maiores, além da presença mais intensa de companhias de saneamento, tanto públicas quanto privadas”, acrescenta.

    Química e Derivados, Fenasan: ABES e AESABESP unificam seus congressos e ampliam o escopo das apresentações e debates

    Também favorece as perspectivas do Congresso Abes-Fenasan a aproximação da realização – em março do próximo ano, em Brasília –, do 8º Fórum Mundial da Água, principal evento mundial de debates relacionado ao tema (que pela primeira vez acontecerá em um país do Hemisfério Sul).

    E, buscando tornar mais concretos os resultados do evento, os organizadores decidiram que este ano diversos painéis e mesas-redondas do Congresso contarão com a figura até agora inédita de relatores que, acompanhados de assistentes, se encarregarão de elaborar documentos sumarizando suas discussões e conclusões, para posteriormente encaminhá-los às autoridades competentes.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *