Feitintas integra setor produtivo ao comércio
De 11 a 14 de setembro, será realizada a Feira da Indústria de Tintas e Vernizes & Produtos Correlatos no International Trade Mart, em São Paulo. Em sua terceira edição, o evento vai reunir cerca de cem marcas diferentes, entre expositores e patrocinadores, numa área de 9,6 mil m², e contará com diversas atrações paralelas, como o III Encontro Nacional de Revendedores de Tintas e o I Encontro Brasileiro da Cor. A idéia é integrar todos os segmentos da área de tintas, unindo fornecedores, fabricantes, lojistas e consumidores.
Neste ano, inclusive, a fim de aumentar a abrangência da feira, os organizadores resolveram atrair o último elo dessa cadeia, oferecendo uma programação paralela, com temas de interesse geral, além dos tradicionais assuntos técnicos, e intensificando a divulgação do evento, por meio de outdoors espalhados pela cidade de São Paulo.
Entre os fabricantes de tintas ou produtos finais correlatos, a feira firma-se, a cada nova edição, como ponto de encontro dos elos da cadeia produtiva e comercial de tintas. Prova disso são os quase 10 mil m² ocupados pelo evento. Nas duas versões anteriores, o espaço reservado para a Feitintas foi de 2 mil m² e 8 mil m², respectivamente De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) e também um dos responsáveis pela organização da feira, Roberto Ferraiuolo, as empresas do ramo esperam o evento para fazer lançamentos e reforçar a imagem institucional. Por isso, em decorrência da expressiva procura por estandes, foi necessário ampliar a área de exposição.

Indústria em expansão – Apostando no potencial do setor, Ferraiuolo prevê a visita de 20 mil pessoas, um aumento de público de 20% em relação à última edição, em 2000. De acordo com o presidente da Sitivesp, por se tratar de um centro de catálise de negócios, a feira deve refletir o bom momento vivido pela indústria de tintas e vernizes. “Esse segmento deve crescer cerca de 4% neste ano”, previu. Dados do Sitivesp apontam que o setor movimentou em 2001 US$ 1,73 bilhão, entre revenda e indústria. Houve queda de 4,9%, se comparado ao faturamento de 2000 (US$ 1,82 bilhão). No entanto, Ferraiuolo justificou a diferença mencionando as oscilações cambiais e o cenário econômico global adverso de 2001. Neste mesmo ano, a linha imobiliária registrou consumo de 188,76 milhões de galões e a linha automotiva original, 14,47 milhões de galões, enquanto na repintura o consumo ficou em 13,65 milhões de galões.
Com base no aumento representativo do volume de vendas no setor, Ferraiuolo mostra-se otimista. “A partir de julho as vendas tendem a deslanchar”, comentou. Conforme explicou, a história aponta uma curva de crescimento do setor mais expressiva a partir do segundo semestre. Ou seja, por mais incerta que esteja a economia no momento, na opinião de Ferraiuolo, o mercado de tintas e vernizes não deve sofrer o impacto da crise. “O industrial já aprendeu a driblar as oscilações do mercado e hoje está adaptado a essa condição. E além disso, o setor tem uma potencialidade estupenda”, afirmou.
Imagem institucional – Independentemente do caráter comercial da feira, os organizadores visam a reforçar a idéia de agregar valor ao uso de tintas. Para tanto, além de apresentar tendências e novos produtos e tecnologias de produção e comercialização, a Feitintas 2002 promoverá atrações paralelas, como o III Encontro Nacional de Revendedores de Tintas e o I Encontro Brasileiro da Cor. Os eventos têm como proposta ressaltar o quanto as tintas e vernizes podem valorizar o patrimônio, oferecer bem-estar e ainda beleza ao ambiente. “Queremos mostrar que a tinta pode melhorar a qualidade de vida do consumidor”, esclareceu Ferraiuolo.
Pela primeira vez, a Feitintas contará com uma atração dedicada exclusivamente à cor. Resultado de uma promoção do MundoCor e da Associação Brasileira da Cor (AbCor), o I Encontro Brasileiro da Cor enfocará a relevância da cor na elaboração dos projetos de arquitetura e de decoração, destacando a importância das cores para a indústria de tintas e outras atividades produtivas. Com o apoio do Sitivesp, o evento terá como conferencistas a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e membro da Câmara de Arquitetos Lilian Ried de Barros; a diretora da Associação Brasileira dos Designers de Interiores (ABD) Brunete Fraccaroli e Ferraiuolo. Em sua palestra, Lílian deverá destacar a influência da cor em projetos, abordando a interação cromática, a harmonia das cores entre si e os fenômenos fisiológicos de recepção das cores. Ela falará ainda das “ilusões” criadas pelo olho humano, provocando variações nos tons de cor a partir do tipo, intensidade e qualidade da luz incidente. Brunete, por sua vez, mostrará a cor na arquitetura de interiores, apontando quais as tonalidades mais indicadas para aquecer ou esfriar um ambiente. Ferraiuolo discutirá a capacidade das cores de alavancar as vendas das atividades produtivas e de proporcionar satisfação ao consumidor, revitalizando e embelezando o patrimônio.
Para propagar o conceito, foram convidados, inclusive, palestrantes internacionais, como o consultor de marketing de cores, Kenneth X. Charbonneau. Ele utilizará informações da Color Association of the US (CAUS) e do Color Marketing Group (CMG) para ministrar a palestra “Cor: Evolução e Tendências na Indústria das Tintas”. Na ocasião, Charbonneau mostrará exemplos das tendências de cores emergentes e atuais. O enfoque de Charbonneau será o novo papel adquirido pela cor nos últimos 50 anos. De acordo com ele, as tintas eram vendidas como um revestimento protetor para ajudar a preservar as superfícies, mas hoje é também um item decorativo, ou seja, uma forma pela qual os consumidores melhoram e realçam seus lares e os ambientes onde vivem.
Confira a seguir os principais lançamentos e linhas de produtos dos expositores da Feitintas 2002.
BRASILUX
O sistema mixing (Brasimix) com mexedor único será o principal lançamento da Brasilux. Com 29 bases, o sistema produz cerca de três mil cores de tintas poliéster nas versões lisa, metálica e pérola. A empresa planeja lançar, em breve, mais 19 bases para produção de laca-nitro, esmalte sintético e poliuretano, adicionando duas mil cores ao conjunto. O sistema compacto tem como novidade o mexedor único, que permitirá ao lojista mexer uma base por vez. “Esta é uma opção econômica para lojistas, oficinas e concessionárias”, explicou o diretor comercial Caio Gandini Panegossi. De acordo com ele, a máquina também será importante para evitar um erro comum no mercado: a homogenização constante de bases que não são usadas com freqüência e ficam dispostas nas máquinas com diversos mexedores. “Com o tempo, estas bases perdem parte do solvente e acabam gerando as diferenças de cores “, afirmou. O sistema mixing compacto é baseado em tecnologia japonesa e chegou ao Brasil através do importador Nakahisa Ishikawa. A parceria com a Brasilux adaptou o sistema para as condições brasileiras.
HAYWARD
A bolsa filtrante Prograf é uma nova alternativa com alto desempenho para aplicações que requerem filtração absoluta. A estrutura com densidade graduada permite uma alta eficiência (maior que 99,98%) e uma longa vida útil, com todas as características de uma bolsa filtrante. Em comparação com outras tecnologias de filtração, segundo os fabricantes, o Prograf permite que os custos de operação sejam menores com fáceis trocas de bolsas, típicas desse tipo de filtração. Outra novidade no estande será o filtro Maxiline. Trata-se de filtros multibolsas para aplicações de altas vazões, até 900m³/h. Possui versão com estampo conforme o código CE/ASME e cinco modelos diferentes, rápida abertura por amortecedor e abraçadeira. São necessários para a abertura desse filtro 15 segundos, reduzindo, com isso, o tempo de parada para a troca das bolsas.
BRILTINTAS
Comemorando 10 anos de existência neste ano, a Briltintas aproveita a terceira edição da Feitintas para consolidar definitivamente a marca Brilcar-Tintas Automotivas e obter novos negócios no mercado nacional e no exterior, repetindo o sucesso obtido na edição de 2000. Um dos lançamentos da feira será o Fast-Primer PU Alto Sólido, na cor vermelha. Em sua segunda participação na feira, a Briltintas será também patrocinadora oficial, confiante no potencial do evento.
CHEMTALL
A Chemtall estará neste evento com toda sua linha de produtos, tendo como destaque o Primer Poliuretano 2K, alto sólidos que tem secagem para lixamento de apenas uma hora. O diferencial, de acordo com os fabricantes, coloca o produto na dianteira da concorrência na hora do consumidor decidir pela compra. Também estará lançando novos produtos, como a massa poliéster, a massa para polir branca número 2 e o líquido para polir que vem complementar sua linha de produtos já disponíveis no mercado.

COROB
A Corob estará na Feitintas 2002 com algumas novidades para o segmento tintométrico. Na ocasião, apresentará ao mercado brasileiro novos produtos e serviços em lançamento simultâneo com unidades em outros países e continentes. Um dos destaques será o dosador D200, nas suas três versões: Counter Top, Floor Stand e Tower. Através de seus componentes e da exclusiva tecnologia “Bellow Pump” sem desgaste, este novo produto garante as exigências de precisão, repetição e velocidade. Além do dosador, outro lançamento diz respeito aos agitadores M200 e M300. O M200, com exclusivo sistema automático de posicionamento de envase, é capaz de agitar envases de até um galão em tempo reduzido. Já o M300, de acordo com os fabricantes, tem capacidade de seleção de velocidades segundo o tipo de produto e pode agitar e homogeneizar produtos texturados em menos de quatro minutos, consumindo 20% menos eletricidade que os agitadores disponíveis no mercado.
DEGUSSA
Líder mundial em química especial, a alemã Degussa participa dessa terceira edição da Feitintas como patrocinadora, mas aproveitará para expor as diversas linhas de resinas, monômeros, pigmentos, aditivos e solventes. Dentre os produtos para a produção de tintas, destaca-se a nova linha de monômeros metacrílicos, utilizada para reduzir o teor de solventes nas formulações, aumentando o nível de sólidos sem interferir na qualidade. Na linha de resinas metacrílicas, a empresa vai apresentar o Degaroute e o Degadur, bicomponentes de cura a frio, para demarcação rodoviária e pisos industriais respectivamente, compostas por resinas metacrílicas reativas, também isentas de solventes. Na área de oligômeros e silicones, a empresa tem a linha de aditivos Tego, entre os quais destacam-se os agentes dispersantes Tego Dispers; os aditivos de nivelamento, alastramento e anticratera Tego Glide; os umectantes de substrato Tego Wet; os aditivos de fluxo Tego Flow; os antiespumantes Tego Foamex, e os antibolhas Tego Airex, entre outros. A área de aerosil e silanos, por sua vez, além de contar com a linha tradicional de produtos, vai apresentar o Aerosil R 7200. Trata-se de nova sílica pirogênica, modificada superficialmente para aumentar substancialmente a resistência ao risco dos sistemas de tintas curados por UV.

FUSECOLOR
A Fusecolor Tintas e Vernizes vai participar da feira com dois novos produtos: massa corrida acrílica e Acqua 12. A massa corrida acrílica Fusecolor é um revestimento acrílico de excepcional resistência a impacto, umidade e alcalinidade de paredes internas ou externas. Proporciona uma superfície de melhor aderência para a tinta de acabamento, evitando escamações ou descascamentos. Desenvolvido como um produto de primeira linha, atende às exigências do mercado e está disponível em baldes plásticos de 16 litros e galões de 3,6 litros. Já o Acqua 12 é um verniz poliuretano monocomponente à base d’água para pisos de madeira. Permite alta resistência à abrasão e facilidade de aplicação. Por ser à base d’água, não tem cheiro nem vapores tóxicos. Está disponível em bombonas plásticas de 5 litros e frascos plásticos de 1 litro.
GRUPAR
Pela primeira vez na Feitintas, a Grupar Química, através de sua Divisão de Equipamentos e Serviços, apresentará como principal novidade os radiômetros da EIT Inc. e a prestação de serviços de radiometria (que inclui a medição de dose e intensidade de radiação ultravioleta). Focada em novas e modernas tecnologias, tais como cura por UV, tintas em pó e tintas à base d’água, a empresa preocupou-se em atender formuladores e produtores de tintas e vernizes curáveis por UV, assim como os usuários finais e convertedores dos mais diversos mercados de atuação, sejam eles da indústria moveleira, serigráfica, automotiva, calçadista ou artes gráficas em geral. A empresa completa neste ano seu 15º aniversário, firmando-se como distribuidora de especialidades químicas para tintas industriais, vernizes, tintas de impressão e adesivos.

HYDRONORTH
Sediada em Londrina (PR), a Hydronorth vem a São Paulo para apresentar ao mercado o Selador Acrílico Pigmentado Hydronorth e o Esmalte Sintético Hydronorth. Desenvolvido para ser aplicado como base na pintura, o selador, segundo os fabricantes, confere à superfície excelente acabamento e grande poder selante. Por ser da mesma tonalidade da tinta, a aplicação proporciona grande economia final. Pode ser utilizado como base ou primer em alvenaria, gesso, reboco novo e velho, fibrocimento, concreto e cimentados. O produto estará disponível nas cores branco, cinza, verde, azul, vermelho e palha. Já o esmalte sintético é resultado de um longo trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Indicado para ser aplicado em madeira e metais, o produto, cuja fórmula se constitui à base de resina alquídica sintética, seca com rapidez e deixa acabamento liso e suave, reduzindo a aderência de sujeira e umidade, além de facilitar a limpeza e aumentar a durabilidade da superfície. De acordo com o presidente da empresa Amado Góis, trata-se de um “produto de altíssima qualidade, excepcional aderência e grande poder de cobertura e resistência a intempéries”.
IBRATIN
Um acabamento em estilo marmorizado, denominado Stucco Veneziano, será a novidade do estande da Ibratin. O produto sustenta-se na idéia de que é capaz de proporcionar ao ambiente requinte, harmonia e beleza, no melhor estilo clássico. De acordo com representantes da Ibratin, o Stucco Veneziano reproduz com perfeição a riqueza do mármore. O produto também apresenta como vantagem a longa durabilidade e seu caráter natural, pois dispensa o uso de solventes. O Stucco Veneziano permite ainda que sejam criados acabamentos decorativos personalizados.
IPEL
Fornecedora de insumos para as indústrias de tintas e revestimentos, a Ipel, como uma das patrocinadoras da Feitintas 2002, estará presente no evento com sua linha de microbicidas. Capaz de prevenir o crescimento de microorganismos nas mais diversas situações, dando proteção completa ao produto desde o estágio de fabricação até a sua aplicação final, os Microbicidas Ipel preservam tintas e revestimentos na embalagem e no filme após a aplicação na parede.
IPIRANGA QUÍMICA
Maior distribuidora nacional de produtos químicos, a Ipiranga vai apresentar na Feitintas novas linhas de produtos, entre elas os fotoiniciadores líquidos de alta performance, da Linha Chitec; a família Addid de aditivos à base de silanos e silicones, da Wacker Química, e as resinas alquídicas para madeira, da Noveon. No estande também terão destaque as resinas poliéster insaturado, isocianato, melanina e oligômeros para UV, da linha MultiresinGalstaff e ainda pigmentos inorgânicos e orgânicos (DCC). Além dos lançamentos, a empresa aproveitará a oportunidade para mostrar seu portfólio, composto por mais de 350 produtos, como as resinas (epóxi, acrílica especiais, alquídicas, silicone, isocianatos), pigmentos (orgânicos e inorgânicos), óleos de processo, sílicas pirogênicas (HDK), coalescentes, aditivos para tintas (Addid), fotoiniciadores, agentes de cura epóxi, ceras e solventes (alifáticos, aromáticos, sintéticos e cologógicos).

IRAJÁ
Entre os lançamentos das Indústrias Químicas Irajá destacam-se o Texturado Irajá e o Iramax Acrílico. O primeiro, à base de resina acrílica estirenada, possui alta durabilidade e resistência a intempéries, além de contar com hidrorrepelência. De fácil aplicação, o Texturado Irajá será apresentado em quatro versões: liso, irajade, rugoso e riscado. O Iramax Acrílico vem para proporcionar proteção duradoura às superfícies de reboco, concreto, cimento-amianto, massa corrida, texturas e afins. Tinta látex com alto teor de resina acrílica estirenada, de fácil aplicação e de secagem rápida, o Iramax Acrílico será apresentado como o acabamento ideal para a construção civil. Na ocasião, o público também vai conhecer a tinta látex à base de resina PVA, Iralatex Plus, e a nova versão em 225 ml do Esmalte Iralit, comercializados em embalagens de 900 ml e 3,6 litros. A interação com o público dará o tom ao estande da Irajá. Isso porque quem o visitar será convidado a fazer aplicação de textura, teste de lavabilidade e cobertura das tintas. O resultado das provas, em forma de pequenos quadros, poderá ser levado para casa. Além disso, a empresa irá sortear entre os visitantes diversos quadros com trabalhos de aplicação de textura.
PERFORTEX
Fabricante de tintas para manutenção industrial e revestimentos anti-corrosivos, a Perfortex levará à feira a Linha Gold. Composta de produtos como primer para galvanizado, borracha clorada 100% insaponificável, acabamento epóxi convencional, massa epóxi, anti-flama e poliuretano alifático, entre outros, a linha surge com a promessa de atender o mercado apresentando soluções em revestimentos protetores e anti-corrosivos para as mais diversas aplicações. De acordo com a Perfortex, os lançamentos proporcionam ao serviço executado significativa redução de custos, por prolongarem os períodos de repintura e apresentarem bom desempenho e aplicabilidade.
RENNER

A Renner Sayerlack reservou para a Feitintas 2002 o lançamento do Color Jet Neve. Indicada aos adeptos do “faça você mesmo”, essa neve artificial em pó, segundo os fabricantes, é uma forma simples e prática de decorar vitrines e arranjos. A Tintas Renner também amplia a linha Frentes e Fachadas, com a divulgação da versão fosca, com 400% de elasticidade. Esta pintura impermeabilizante é recomendada para cobrir trincas e fissuras de áreas internas e externas, pois acompanha a dilatação da superfície. Pode ser encontrada em galão e em lata de 18 litros. O produto Frentes e Fachadas Semibrilho, com 800% de elasticidade, também será apresentado como novidade.
Única a utilizar o poliuretano em composições voltadas para o segmento decorativo, a Tintas Renner lançará ainda o esmalte poliuretano super-resistente, Polipar. O produto facilita a higienização de clínicas e hospitais, podendo ainda ser aplicado em azulejos, parques, quadras esportivas, pisos e alvenaria, facilitando a limpeza e remoção de pichações. O Polipar será vendido na forma de kit, contento o catalisador e o solvente, além do esmalte. Aproveitando a oportunidade, a Renner Tintas relançará a linha de corantes com tingidor. A empresa aposta na economia e na agilidade do produto, que possibilita a customização de cores de forma simples, permitindo a utilização por leigos em pintura. Cada galão de tinta PVA ou acrílico utiliza, no máximo, uma bisnaga. Os tubos têm 50 ml e estarão disponíveis nas cores ocre, amarelo, vermelho, preto, azul e verde.
RESICOLOR
Sediada em Siderópolis (SC), a Resicolor Tintas e Vernizes, desde 1993, trabalha na fabricação de tintas e resinas. Como lançamento na Feitintas, a empresa oferecerá o esmalte sintético. Indicado para o segmento imobiliário o produto será apresentado como extra rápido, com secagem de manuseio em uma hora e estará disponível em 12 cores. Outra novidade da Resicolor serão as linhas Linha Auto e Linha Ind. A Linha Auto dispõe de complementos automotivos como primer universal, batida de pedra, esmalte automotivo, Iacas nc e o lançamento do verniz bi-componente alto sólidos. Já na Linha Ind estão os produtos voltados para a indústria, como vernizes e seladores PU, lacas nc para móveis, esmaltes sintéticos e primes anticorrosivos para metal. Na feira, a Resicolor vai apresentar também os produtos da linha imobiliária, enfocando: esmalte acrílico Linha Ouro, acabamento semi-brilho e fosco com alta cobertura e rendimento, e Telhabril Acqualine, impermeabilizante acrílico para telhado sóluvel em água, além do Resicolor Piso, tinta acetinada com quartzo para pisos cimentados com resistência à abrasão, e Resicolor System, sistema tintométrico de 1023 cores em oito linhas.
REVEST
No estande da Revest estarão em destaque os vernizes, esmaltes e tintas sintéticas de impressão para revestimento para latas de sardinhas, no sistema “Full Print”. Trata-se de latas litografadas com esmalte poliésteres, tinta epóxi para impressão e acabamento com alta resistência e autoclavagem. Outra novidade será o sistema de revestimento para latas, recomendado para acondicionamento de molhos, conservas, café e produtos lácteos.

SULACOR
No mercado de tintas há mais de 17 anos, a Sulacor Tintas, nome pelo qual é conhecida a Kedrax Indústria e Comércio, trará toda sua linha de produtos em tintas acrílicas, esmalte acrílico, massas, texturas e vernizes. Porém o principal destaque ficará por conta do Gel Envelhecedor e da Resina Acrílica para Piso, que vem com a proposta de ser uma nova opção ao consumidor, associando qualidade e economia. Apostando em novo design, a Sulacor também apresentará as novas embalagens para massas, texturas e esmalte.
WIMPEL
A Wimpel vai expor produtos de sua linha convencional de Pistolas de Pintura, por sucção e gravidade, Filtros Reguladores de Ar, Tanque de Pressão e Lixadeiras a seco. Um dos destaques será a linha de Pistolas HVLP. A vantagem desse sistema está no acabamento, pois tem a proposta de oferecer economia de material, reduzindo o custo da pintura sem prejuízo da qualidade. O equipamento, compatível com tinta à base de água, com bico e agulha em aço inox, proporciona ajustes precisos com travamento, após regulagem de fluxo de tinta.
Olaaa voces vendem stucco..p eu aplicar…???