QUÍMICA.com.br – O Portal da revista Química e Derivados


Tintas e Revestimentos

Feitintas – Feira apoia inovação e qualificação no setor

Rose de Moraes
21 de dezembro de 2012
    -(reset)+

    Com amplo portfólio de tintas acrílicas, impermeabilizantes, esmaltes e revestimentos, a Qualyvinil destacou a mudança de layout de todas as suas embalagens e, especialmente, o aprimoramento da fórmula da manta líquida para vedação de lajes e marquises (Imperqualy), oferecendo ótima aderência e resistência ao envelhecimento, além de alto poder de reflexão dos raios solares, para amenizar o calor dos ambientes internos. Por servir de barreira às infiltrações de água, é também usada como fundo em paredes externas expostas a chuvas.

    Trabalhando em conformidade com a NBR ISO 9001:2008 no desenvolvimento de tintas, vernizes, catalisadores e resinas, a Brasilux também destacou o amplo leque de produtos fabricados para os mais diversos mercados, como automotivo, moveleiro, agroindustrial e imobiliário, bem como a linha de produtos ecológicos, abrangendo impermeabilizantes de telhas em base água, transparentes ou coloridos, e esmaltes sintéticos também em base aquosa e com acabamentos brilhante, acetinado ou fosco. No estande, além dos produtos, a empresa expôs a nova máquina automática dosadora de tintas, com capacidade de oferecer aos usuários mais de 10 mil opções de cores.

    Na área de pigmentos, o destaque ficou por conta da participação da Colormix, do grupo Formitex, que, representando a Eckart, da Alemanha, exibiu pigmentos inusitados de alumínio com partículas de ferro para aplicações decorativas em tintas imobiliárias para interiores e também pigmentos à base de pérolas de vidro para a produção de vernizes transparentes e brilhantes, com os mais variados efeitos artísticos.

    Construção civil tem inovações – De grande peso para a economia e especialmente para o setor de tintas, a construção civil consome mais de 40% da energia global e contribui com 30% para a emissão de gases de efeito estufa, participando em grande parte da extração de recursos naturais não-renováveis, como pedra, brita e areia. Já existem práticas construtivas mais amigáveis ao meio ambiente, como divulga a Basf no seu projeto da CasaE. Nessa iniciativa, desenvolveu um novo conceito de habitat urbano sustentável, usando várias soluções que contribuem para a proteção climática e para a eficiência energética mediante o emprego de novos materiais construtivos e de novas aplicações que valorizam os aspectos econômicos, tecnológicos, sustentáveis e a ecoeficiência de uma moradia. Tudo isso toma forma na casa de 400 metros quadrados em construção na Avenida Professor Vicente Rao, na Zona Sul de São Paulo, que funcionará como showroom e escola a partir de 2013.

    Química e Derivados, Leonardo Vitoriano da Silva, coordenador do Construction Network Team da Basf, Feitintas

    Leonardo Vitoriano da Silva: tintas ajudam a manter temperatura adequada do ambiente

    A CasaE e suas inovadoras soluções, que atuam diretamente na redução do consumo de água, energia e na emissão de CO2, foram apresentadas pelo engenheiro químico Leonardo Vitoriano da Silva, coordenador do Construction Network Team, da Basf, no Simpósio Internacional de Tintas. O projeto tem o propósito de viabilizar respostas para quem busca construir de forma sustentável, abrangendo rapidez de processos, moradias mais acessíveis, com durabilidade de materiais, bem-estar e conforto dos moradores.

    Segundo Vitoriano, o projeto da CasaE traz muitas novidades para o mercado da construção brasileiro e coloca à disposição desse setor uma tecnologia de materiais de alta performance. “Nosso compromisso é oferecer soluções inovadoras e economicamente viáveis e, dessa forma, contribuir para ser um grande catalisador de um mercado mais sustentável”, afirmou.

    Um dos grandes destaques da CasaE está em seu sistema construtivo, que consiste em painel de cerâmica estrutural e fundações de alvenaria, paredes, piso e laje executados em Sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish Systems) – placas de poliestireno expandido da Basf, sob a marca Neopor; e em Sistema ICF (Insulated Concrete Formwork) – tijolos fabricados com o mesmo material. Essas soluções proporcionam um isolamento térmico muito eficiente, por meio do qual é possível atingir uma economia de aproximadamente 70% de toda a energia consumida pela casa.

    Espumas especiais que promovem elevado conforto acústico e térmico são aplicadas em forros e paredes da CasaE. Espumas rígidas de poliuretano, além de proporcionar conforto térmico, reduzem o consumo de energia e são de rápida instalação, enquanto o poliestireno expansível com partículas de grafite oferece conforto térmico e economia de energia.

    As dispersões e os pigmentos da Basf apresentam diferenciais para as tintas, vernizes, adesivos e materiais de construção aplicados na CasaE, bem como no controle da temperatura, contribuindo diretamente para a economia de energia.

    Os poliuretanos oferecem também compostos para a construção de pisos. Misturados a pedras ou cascalhos, esses compostos formam superfícies resistentes e drenantes em áreas externas.

    Produtos químicos como hiperplastificantes para construção aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e as emissões de CO2.

    A CasaE contará com cor e proteção especiais oferecidas por emulsões acrílicas usadas em argamassas impermeabilizantes, selantes, tintas decorativas, vernizes e esmaltes em base água e com esmaltes de baixo VOC e secagem rápida, além da tinta Suvinil AntiBactéria, que será utilizada na parte interna da residência, reduzindo 99% das bactérias nas paredes, sendo a única marca de tintas imobiliárias a ter a aprovação da Anvisa para essa classe de tintas. Os acrílicos da Suvinil, contra mofo e maresia, e a linha Glasurit Alvenaria, de alta durabilidade, serão aplicados na parte externa.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *