Tintas e Revestimentos

14 de setembro de 2002

Feitintas: Cadeia produtiva mostra evolução

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados: Feitintas: Dalto - seladora pigmentada economiza demãos de tinta.

    Dalto – seladora pigmentada economiza demãos de tinta.

    Outro lançamento da empresa foi o Metalatex Verniz Premium para madeira. “Trata-se de um verniz de alta qualidade que evita trincas e rachaduras, possuindo duplo filtro solar, sendo hidrorrepelente e de baixo odor, proporcionando proteção e durabilidade para madeira”, afirmou. Oferece quatro anos de garantia e é indicado para ambientes externos e internos. Detalhando uma outra qualidade do produto, Oliveira disse que, por ser pigmentado, permite deixar toda a coloração de uma porta igual. “Normalmente por questões de economia os batentes são de madeira mais barata diferente da usada na porta, sendo as cores desiguais. Aplicando-se o verniz as colorações se igualam”, afirmou.

    Tintas automotivas e artísticas – Nas tintas automotivas o destaque foi a linha Camaleon desenvolvida pela Briltintas Ltda., de Santana do Parnaíba-SP. A tinta como o próprio nome diz, tem a capacidade de mudar de cor. Produzida com matérias-primas de última geração, a linha Camaleon, compõe-se de quatro tintas à base de poliéster que podem ser aplicadas em qualquer superfície, devendo esta ser preparada com um primer, se for metálica, ou com um promotor de aderência, se for plástica.

    Depois, é dado o acabamento com verniz à base de poliuretana, sendo a aparência final semelhante à de uma tinta perolada. Capaz de produzir um fenômeno de interferência, a tinta Camaleon separa a luz que incide sobre ela, refletindo determinadas cores em ângulos

    Química e Derivados: Feitintas: Camaleon - cores diferentes a cada ângulo de visão.

    Camaleon – cores diferentes a cada ângulo de visão.

    diferentes. Segundo o gerente comercial Roberto Fernandes Garcia, a Briltintas desenvolveu o produto com recursos próprios, visando atender consumidores que querem ter um veículo personalizado. “Não há similar no mercado brasileiro, apenas produtos importados”, informou Garcia.

    A Colorgin, divisão do Grupo Sherwin Williams de Taboão da Serra-SP, líder há mais de 45 anos no mercado nacional de tintas spray, lançou na feira sua linha artística Glass Magic, composta de tintas translúcida, fosca e glitter. Informou o gerente de vendas Luis Eduardo Lima que a tinta de acabamento fosco, proporciona um visual sofisticado aos objetos de vidro, dando-lhes um aspecto semitransparente, similar ao de vidro jateado. “O produto é ideal para decoração de vasos, garrafas, abajures e potes” complementou. A tinta é oferecida nas cores branco, azul, verde e lilás. Compõe a linha um outro produto desenvolvido para decoração de superfícies de vidro transparente, proporcionando um acabamento translúcido a vasos, janelas, espelhos e garrafas. Também foi lançado o Glitter, verniz com purpurina em spray nas cores ouro, prata, vermelho, azul, verde e multicolorido. Segundo Lima o produto é ideal para trabalhos artesanais, florais, vestuário e presentes.

    Encontro brasileiro mostra a importância da cor

    Paralelamente à Feitintas, aconteceu o 1° Encontro Brasileiro da Cor, no qual conceituadas personalidades ligadas aos setores de decoração, arquitetura e indústria de tintas demonstraram a importância estética e comercial do uso correto das cores em seus projetos profissionais e em seus segmentos de atuação. Bastante concorrida foi a palestra “Cor: Evolução e Tendências na Industria de Tintas”, proferida por Kenneth Charbonneau, consultor de marketing de cores na Wilsonart Intenacional. Em sua apresentação, Charbonneau afirmou que a cor é o fator mais importante no ponto de compra, sendo freqüentemente, mais relevante que o preço. Para Charbonneau, se a cor ou a combinação de cores estiver correta, a compra será feita.

    Durante muitos anos, as industrias da moda e automotiva foram autoridades indiscutíveis no estabelecimento de novas cores. Essa situação mudou à medida que um número cada vez maior de profissionais e designers passou a atuar na decoração de interiores e residências, propiciando o surgimento de novas cores.

    Com o desenvolvimento de sistemas de cores preparadas sob encomenda e de maquinas sofisticadas de mistura de pigmentos, a indústria de tintas pode oferecer ao mercado centenas, ou mesmo milhares, de cores a um custo comparativamente baixo. Para o palestrante, a indústria das tintas prontas deve, entretanto, manter-se sempre atualizada, revisando o portfólio a cada oito ou dez anos, para que o fabricante tenha plena certeza de estar oferecendo produtos atuais.

    Salientou ainda Charbonneau que a situação econômica continua tendo uma grande influência nas tendências de cores e projetos, pois quando há disponibilidade de recursos, os consumidores mostram-se dispostos a fazer experiências, a tentar novas cores, e gastam menos cuidadosamente. Já quando o dinheiro está mais escasso, os consumidores tornam-se mais conservadores e tendem a voltar-se para seleções seguras e cores clássicas. Segundo o palestrante, sendo a cor vital para as vendas de praticamente tudo o que é comercializado, estabeleceu-se a necessidade da troca de informações sobre o assunto, o que resultou na formação de associações voltadas ao estudo das cores, como a Color Association of the US (CAUS) que já existe há mais de 30 anos.

    Originariamente envolvida com as cores na industria da moda, hoje a CAUS oferece além de previsões de cores para roupas femininas, masculinas e infantis, também as tendências de cores para decoração de interiores. As cores, apresentadas na forma de fichas, são selecionadas por um grupo de especialistas e líderes influentes em seus setores. Qualquer interessado pode adquirir as fichas, para referência no desenvolvimento de uma linha de cores para seus produtos.


    Página 4 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *