Tintas e Revestimentos

14 de setembro de 2002

Feitintas: Cadeia produtiva mostra evolução

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Silvia Martins de Souza
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A Makeni Chemicals, de Diadema-SP, outro patrocinador oficial do evento divulgou completa linha de produtos para o segmento de tintas e vernizes, setor que representa cerca de 30% do seu faturamento. Durante a exposição, os visitantes puderam obter informações sobre os produtos distribuídos, tais como as linhas de dispersões, resinas e solventes. Dentre os itens destacados, estava o Nexcoat 795, produzido pela Next Chemicals. Constituindo-se de uma mistura isomérica de 2,2,4-trimetil-1,3-pentanodiol-monoisobutirato, atuando como agente coalescente em uma variedade de formulações de tintas látex, inclusive as de alto pH. O produto reduz a temperatura mínima de formação de filme, propiciando ótimo desempenho da tinta, mesmo em temperaturas baixas.

    Química e Derivados: Feitintas: Carboni - Brasil segue Europa no uso de solvente ecológico.

    Carboni – Brasil segue Europa no uso de solvente ecológico.

    Também foi divulgada a linha Arcosolv, fabricada pela Lyondell Química, constituída de éteres de glicóis, como éter metílico do propilenoglicol, acetato do éter metílico do propilenoglicol e éter metílico do dipropilenoglicol. Presente ao estande da parceira, o diretor de vendas para América do Sul da Lyondell, Leandro Carboni dava informações sobre os produtos. “Os solventes da linha Arcosolv apresentam baixa toxicidade, considerável aumento da solubilidade de eletrólitos e excelente umectação, se comparados com os éteres do etilenoglicol comumente utilizados”, afirmou. Os produtos são indicados para tintas automotivas e mobiliárias. Segundo Carboni, na Europa cerca de 75% das tintas já utilizam solventes ecologicamente corretos. Nos EUA esse número é de 30% e no Brasil, menos de 10%. “A tendência é imitar cada vez mais o exemplo europeu”, complementou. A Makeni é distribuidora exclusiva da Lyondell, tendo a parceira começado há cinco anos. “Consideramos a Makeni uma extensão da Lyondell, já que nossas áreas comerciais e de assistência técnica trabalham bastante integradas”, disse Carboni.

    A Degussa divulgou diversas linhas de resinas, monômeros, pigmentos, aditivos e solventes indicadas para a produção de tintas industriais, automotivas, decorativas, gráficas, adesivos, revestimentos de pisos e demarcações, entre outras. No evento, teve destaque a linha de monômeros metacrílicos para reduzir o teor de solventes nas formulações, aumentando o nível de sólidos sem interferir na qualidade. Possuindo as mesmas vantagens dos demais metacrilatos, os monômeros garantem à tinta qualidades de resistência às agressões das intempéries como chuva ácida, sol e frio, além da proteção contra os raios UV.

    Dentre os produtos destacados estavam o Degaroute e o Degadur, bicomponentes de cura a frio, compostos por resinas metacrílicas reativas, também isentas de solventes, indicados para demarcação rodoviária e pisos industriais, respectivamente.

    Outro distribuidor de matérias-primas, a Arinos Química, de Osasco-SP, informou o estabelecimento de nova parceria com a Grace Davison, renomado fabricante de produtos à base de silício. Fundada em 1832 nos EUA, a Grace Davison chegou ao Brasil em 1954. Em 1984 inaugurou sua fabrica em Sorocaba-SP. Com sede estabelecida em Columbia, Maryland, a Grace possui centros globais de produção e de pesquisa, estando em permanente busca de novas oportunidades de aplicação e uso para as sílicas. Conforme o gerente de desenvolvimento da Arinos Herbert Santana, a empresa fará a distribuição das linhas Syloid, Sylosiv e Shieldex, para aplicação não só em tintas e vernizes, mas também nos mercados alimentício, domissanitário e farmacêutico. Em tintas os produtos são usados como aditivos fosqueantes, principalmente em vernizes moveleiros. Informou também Santana que a Arinos passou a distribuir a linha de solventes Dowanol, da Dow Química.

    Química e Derivados: Feitintas: Simone - abertura maior facilita manuseio de massa e textura.

    Simone – abertura maior facilita manuseio de massa e textura.

    Embalagens e equipamentos – O setor de embalagens também participou do evento, No estande da Brasilata foi divulgada a linha de latas para tintas, incluindo as redondas com volumes desde 100 mL até 4 litros; as quadradas e retangulares; e os baldes, de 18 a 20 litros. A Metalúrgica Prada lançou a lata de 18 litros para massa corrida e textura com abertura de 210 mm, ou seja maior do que os 170 mm usuais para facilitar o manuseio e operações de transferência.

    “O produto só estará disponível para todo o mercado daqui a seis meses, porque temos contrato de exclusividade com a Suvinil durante esse período”, explicou a técnica do departamento de vendas Simone Dalla dos Santos.

    Prada é um dos maiores fabricantes de embalagens de aço na América do Sul e está há 65 anos no mercado. Produz mais de 100 tipos de latas para produtos químicos, tintas e vernizes, alimentos e óleos vegetais, transformando anualmente 100 mil toneladas de folha de flandres. A empresa faturou R$ 303 milhões, em 2001, emprega mais de 2 mil pessoas em quatro unidades industriais.

    Dentre os equipamentos expostos na feira viam-se vários sistemas tintométricos, como o dosador D-200 da Corob Ltda. Com escritório em São Paulo, a empresa fabrica no Uruguai produtos com tecnologia italiana. Informou a técnica do departamento de Marketing, Renata H. Farina, que a Corob está em permanente contato com os clientes, buscando identificar novas demandas. “Detectamos que nos pequenos pontos de venda as principais queixas com relação os equipamentos tintométricos eram falta de espaço e problemas ergonômicos, além de reivindicações de maior precisão e reprodutibilidade das cores. Para atender essas solicitações, foi desenvolvido o dosador D-200, um produto diferenciado para pequenas lojas”, informou Renata.


    Página 2 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *