O mercado alimentício caminha para o maior uso de ingredientes naturais, fortificados com vitaminas e aminoácidos, e para a adoção de produtos que substituem o açúcar e reduzem o teor de sódio. Estes signos do tempo ficaram evidentes durante a 17ª edição da Food Ingredients South America (FI), realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, em agosto.
A FI foi acompanhada de outras duas feiras. Pela segunda vez em São Paulo, o PTX South America, único evento do gênero na América Latina, exibiu máquinas, equipamentos e soluções de última geração para processamento, manuseio e armazenamento de sólidos secos a granel, partículas e pós-finos. E novos produtos e tecnologias para o setor farmacêutico foram expostos na CPhl South America. Os 18 mil m² da área de exposição abrigaram cerca de 700 empresas nacionais e internacionais, que receberam 13.197 visitantes em três dias.
A Food Ingredients South America ocupou o Pavilhão Vermelho. Na onda da valorização da vida mais saudável, a Merck Millipore, divisão química da alemã Merck para produtos de Life Science, apresentou três novidades: os ingredientes Sub4salt e Erylite Stevia e a linha Premix.
Segundo o gerente de Pharm Chemicals Solutions, Bruno Couri, o Sub4salt possui a propriedade de reduzir de 35% a 50% do sódio (mantendo o sabor do produto), atendendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para redução de sódio até 2014. Este sal com baixo teor de sódio tem como atrativo a substituição 1:1 com cloreto de sódio, sem deixar sabor residual metálico.
Divulga-se que o produto tem propriedades organolépticas muito próximas às do cloreto de sódio e é indicado para a indústria alimentícia em geral, incluindo a sua aplicação em queijos. Couri revela que espera vender as 20 primeiras toneladas do Sub4salt em 2014: “Com isso, poderíamos atingir 2% do consumo.” Há expectativa também de vender o produto diretamente ao consumidor final, como um “novo sal”. O ideal, observa, é o consumo de 5 g de sal/dia. Mas o brasileiro ingere, em média, 12 g/dia.
Erylite Stevia é um edulcorante natural, não carcinogênico, para substituição do açúcar. “Não causa cáries e tem zero de caloria”, destaca Couri. O sabor é considerado muito próximo ao do açúcar e sem o residual dos edulcorantes artificiais. Combina stevia e eritritol e é indicado para ser usado em doces, biscoitos e chocolates. “Devemos comercializar as primeiras 20 toneladas no próximo ano, o que equivaleria a menos de 2% do mercado total”, enfatiza o gerente.
A linha Premix foi desenvolvida para enriquecer alimentos com vitaminas e sais minerais. Na sua composição há todas as vitaminas, de A a K, e os sais minerais cálcio, zinco, magnésio, potássio e ferro. Couri antecipa a meta de venda de 20 a 30 toneladas dessa mistura pronta em 2014. O Brasil consome de 2 mil a 3 mil t/ano de produtos na linha de fortificação vitamínica e mineral.
Se, nos anos 1970, os principais vilões da saúde humana eram a desnutrição, o bócio e a cárie dental, no cenário atual a maior preocupação recai contra a obesidade e as doenças a ela relacionadas. Por isso, Couri reforça que a tendência será adotar cada vez mais os alimentos para prevenir doenças, sem eliminar o prazer. A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. Fundada há mais de 340 anos, atua no Brasil desde 1923. A área química está localizada na capital paulista, e há uma unidade fabril em Barueri e depósito em Cotia, na Grande São Paulo.
A multinacional alemã Gelita concorreu, pela primeira vez em sua história, ao FI Excellence Awards, na categoria Produto Funcional Mais Inovador, com diferentes aplicações dos peptídeos bioativos de colágeno Verisol e Fortigel. Tal fato ocorreu mediante três marcas parceiras: Sanofi (Mobility), Probiótica (Protein Beauty Shake) e Good Soy (cookies de chocolate com laranja light e de laranja sem glúten).
Eufórico com o desempenho dos produtos, Eduardo Araújo, gerente de marketing e comunicação, salienta que basta ingerir 2,5 gramas ao dia do Verisol para manter a beleza da pele, principalmente em relação à elasticidade e à hidratação. Ele diz que há comprovações científicas de que o tratamento antienvelhecimento apresenta resultados entre 4 e 8 semanas. As aplicações podem ser feitas em diferentes produtos, como na água mineral.
O Verisol já está sendo utilizado, por exemplo, em cookies (Good Soy), na linha de cappuccino da Di Capri, lácteos da Snella, shakes da Probiótica e águas da Bioleve. “O ingrediente não altera o sabor nem o odor e não requer mudanças na fórmula dos produtos”, ressalta Araújo.
Já o Fortigel (vendido apenas pela Sanofi) possui “resultados comprovados” de regeneração de cartilagens das articulações. É o Mobility que, nos demais países da América do Sul, é comercializado com o nome de Gelicart. Esse peptídeo bioativo de colágeno pode beneficiar quem sofre de desgaste da cartilagem por conta do envelhecimento ou pela prática de atividades físicas.
Num futuro próximo não haverá alimentos para os seres humanos; a população mundial deverá multiplicar uma 50 vezes,A química será a solução com inovações,pesquisas para esse problema que já bate às portas.
È o meu pensamento.