Tintas e Revestimentos

Feira Abrafati 2019: Os lançamentos dos expositores deste ano

Marcelo Fairbanks
30 de setembro de 2019
    -(reset)+

    COVESTRO

    A Covestro traz o conceito de Sustainnovation (sustentabilidade e inovação) e convida os visitantes da feira a conhecerem em seu estande os recentes desenvolvimentos com matérias-primas para revestimentos e adesivos. A linha Desmodur ultra contém menos de 0,1% de monômero de di-isocianato livre, abaixo do limite das diretrizes atuais do Reach, que limita o uso de endurecedores à base de di-isocianato. Há anos, os revestimentos à base de poliaspartato com a tecnologia Pasquick fornecem proteção de longa duração contra corrosão em estruturas de aço e unidades industriais. Devido à eliminação de uma etapa de revestimento, usuários podem economizar tempo e dinheiro, além de terem mais flexibilidade, tudo isso com baixa emissão de VOC. O novo Desmophen NH 1423, um parceiro de reação amino funcional dos poli-isocianatos, será apresentado na Abrafati. Na formulação dos revestimentos, ele garante melhor retenção de brilho, por exemplo, em superfícies extensas, como arenas esportivas, torres de energia eólica, implementos agrícolas e repintura automotiva. O Bayhydrol A 2846 XP é uma dispersão acrílica hidroxilada e autoreticulável que pode ser usada em formulações 1K, bem como sistemas 2K, brilhantes ou foscas, verniz ou pigmentado. Com tempo de secagem rápido para lixamento e empilhamento, alto brilho e excelente resistência química e a riscos, Bayhydrol A 2486 XP é particularmente adequado para revestimento de móveis e madeiras. A Covestro possui as matérias-primas essenciais para a formulação de acabamentos 2K base água para pisos e fachadas de alto tráfego, atendendo as normativas LEED e AQUA, além de ser de fácil aplicação. Esse sistema PU 2K confere aos primers ótima adesão sobre o substrato, excelente alastramento e fechamento de poros. Também os acabamentos e vernizes, com suas propriedades de fácil limpeza e excelente resistência química, são propriedades que fazem com que os produtos Bayhydrol A 2646, A 2546 e Bayhydur XP 2547 façam a diferença nos formulações dos clientes.

    DINACO

    A Dinaco oferece à indústria brasileira especialidades químicas que aliam alta performance ao atendimento de exigências demandadas pelo mercado, sejam elas socioambientais e regulatórias, pela relação custo/benefício ou pela preferência das áreas de compras por serem produtos multifuncionais, com diminuição de SKUs. Apresentaremos na Abrafati 2019 quatro inovações. Duas são tecnologias inovadoras para perfumar, mascarar ou neutralizar odores desagradáveis: Masquodor e Absorzio, da Sozio. Ambas podem ser aplicadas a diversas tintas, revestimentos e adesivos, em sistemas de base água ou solvente, mascarando odores de solventes e aditivos. A terceira é o Acrysmart, da HPF, um aditivo que torna a chapa acrílica opaca a partir de certa temperatura, controlando a exposição do ambiente à luz e ao calor. E, finalmente, para aplicação em ambientes e situações de extrema abrasão e desgaste, a Dinaco apresenta um aditivo único: o UH1250, polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMWPE), com tratamento de superfície com gás reativo, tecnologia exclusiva da Inhance.

    EVONIK

    Entre os destaques e novidades no estande da Evonik, estarão aditivos antiespumantes, surfactantes, aditivos food contact para tintas de impressão de embalagem de alimentos, aditivos de superfície, co-resinas de adesão, resinas de poliéster saturado, silanos funcionais, siloxanos e monômeros acrílicos, entre outras matérias-primas de última geração que atendem às mudanças tecnológicas e novas exigências para formulações de tintas e revestimentos. O Acematt 3400 é um novo fosqueante especialmente criado para vernizes de alta transparência e revestimentos de toque suave, com superfícies mais lisas. Trata-se de sílica pirogênica com tratamento superficial e tamanho de partícula média de 7,5 micrômetros, podendo ser usado em base água ou solvente, em aplicações de madeira, plásticos e revestimentos automotivos. O Anquamine 728 é um agente de cura epóxi base água, principalmente para pintura de pisos e paredes, com rápida secagem e baixa emissão de VOC. Por sua vez, o Vestanat EP-MF 203 e 205 são novos crosslinkers híbridos sliano/poliuretano que conferem aparência visual sofisticada, com elevada resistência a riscos, em substratos de madeira e metal, em pisos e repintura automotiva, por exemplo. A companhia apresentará quatro palestras no congresso, sobre otimização de pacote de aditivos; aditivos de controle de superfície de tintas de impressão de cura UV para contato direto com alimentos; desaerante zero-VOC para revestimentos base água; e sistemas epóxi de alto desempenho e baixa emissão em proteção anticorrosiva de longo prazo.

    GALSTAFF MULTIRESINE

    Empresa química italiana fornece aos fabricantes brasileiros de tintas e vernizes suas resinas poliéster saturada (base água e solvente), poliuretano bicomponente (isocianatos aromáticos e alifáticos e isocianuratos), amínicas (melaminas metiladas, butiladas e isobutiladas, benzoguanamina; e ureia-formaldeído), alquídicas (curta, média e longa); poliéster insaturado para massa de reparo de carros e para madeira. Também traz para o mercado brasileiro aditivos para todas as linhas citadas (antiespumante, flow, antibolha, aceleradores, promotores de adesão, antirisco, anticratera, estabilizante, umectante, prolongador de tempo de vida, antifosqueante, acelerador de reação para poliéster, agente de superfície, e outros); pastas tixotrópicas; pastas pigmentadas para a sistemas tintométricos diversos; bem como oligômeros de baixa viscosidade para cura UV. Neste ano, a empresa terá inovações e apresentará o recente laboratório de desenvolvimento instalado no Brasil para atender a todos os clientes, auxiliando no ajuste de suas formulações.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *