Tintas e Revestimentos

Feira Abrafati 2019: Os lançamentos dos expositores deste ano

Marcelo Fairbanks
30 de setembro de 2019
    -(reset)+

    (texto elaborado com base nas informações enviadas pelos expositores para a redação de QD)

    ADEXIM-COMEXIM

    Empresa comercial com reconhecida participação no setor, a Adexim-Comexim terá novidades neste ano. Na área de matérias-primas, apresentará produtos que otimizam processos dos clientes, reduzem necessidades de energia para cura, além de outras características de qualidade que a indústria busca. Para cuidados com meio ambiente e limitações com solventes, exibirá diversos produtos e aditivos para ajudar na solução ideal para cada aplicação. Na área de equipamentos, a Adexim-Comexim lançará o novo C-UV Câmera de Intemperismo Acelerado 4.0 Technology, com controle lógico de processo, que facilita a programação e controle dos ensaios, com menor custo de manutenção e maior precisão de resultados. Há novidades também nos Colorcheckers, cabines para controle de cores, na versão Desk (bancada), Fly (iluminantes suspensos) e Executive (portátil).

    AGRO QUÍMICA MARINGÁ

    A distribuidora química, com o objetivo de oferecer ao mercado de tintas soluções inovadoras, promove na Abrafati 2019 a linha de propílicos da Oxiteno, um agente neutralizante da Arkema e um plastificante da Axcentive. A linha de propílicos da Oxiteno é uma nova geração de moléculas derivada do propanol e comercializada sob a marca Ultrassolve H. Com foco no mercado de flexografia e rotogravura, merece destaque o Ultrassolve H 2400 (propilglicol) que apresenta ótimo desempenho na qualidade final da impressão, excelente competitividade, além de baixa toxicidade. O Alpamine N41, produzido pela Arkema, é uma amina especial que tem a função de agente neutralizante e co-dispersante, sendo indicado especialmente para formulação de tintas com baixo odor, com a possibilidade de redução do custo final da formulação mediante a menor dosagem do pigmento. O Ketjenflex 8 é um plastificante e promotor de adesão de alta estabilidade térmica, produzido pela Axcentive. Trata-se de mistura de orto e n-etil tolueno sulfonamida (OPTSA), com aprovação pelo FDA.

    BANDEIRANTE BRAZMO

    A tradicional distribuidora química do Grupo Formitex participa da Abrafati 2019 em parceria com as suas distribuídas, com o objetivo de promover alguns produtos novos e inovadores, de modo a aprimorar o portfólio. Com a nossa distribuída Cabot, promoverá a linha de pigmentos de alta performance, na qual estão os negros de fumo especiais de alto poder de tintóreo e excelente dispersão (veja a linha de produtos da Cabot na sequência). Da distribuída Olin, terá a resina epóxi líquida DER331LCO, transparente, indicada para diversas aplicações em que a transparência do filme é importante para aprovação da tinta, que pode ser aplicada sobre madeiras, artesanatos em geral e outras. Também da Olin, estarão presentes as resinas e catalisadores epóxis base água, tecnologia ainda embrionária no país, mas com excelente desempenho e apelo ecológico de baixo VOC. Da distribuída Dow, serão divulgados os tensoativos de alta performance para emulsões acrílicas, usadas em tintas decorativas. Esses produtos têm características únicas que, quando bem utilizados no processo de polimerização, conferem excelentes propriedades ao filme seco, tais como: aumento da lavabilidade, melhoria da hidrofobicidade e visualização das cores. Da Kamin/Cadam, apresentará o Kamin 300C, um caulim calcinado, com alto poder de fosqueamento, indicado para tintas com alto PVC, capaz de aumentar a cobertura úmida e seca, além de auxiliar no incremento da lavabilidade. Por fim, da Lucite/Dianal, levará as resinas acrílicas em pó híbridas, para tintas industriais e flexográficas base água e solvente, como o PB204 e o R2669. A resina TB310 aumenta gradativamente a adesão do filme das tintas gráficas em substratos de difícil ancoragem, a exemplo de PE e PP.

    BASF

    As três divisões da companhia ligadas ao setor de tintas – dispersões e resinas; petroquímicos; e tecnologia de formulação – apresentarão novidades durante a Abrafati 2019. Dispersões e resinas lançará neste ano o Foamaster MO 2159, antiespumante emulsionado ideal para tintas com alto PVC. Produtos de introdução recente no portfólio também serão destacados, como o modificador reológico isento de APEO, com baixo cisalhamento e alto poder de espessamento Rheovis HS 1184, indicado para massas e texturas. É caso também do Acronal PRO 770 e Joncryl PRO 1524, dispersões acrílicas para tintas anticorrosivas com propriedades de primer e acabamento, ou dupla função, chamadas de DTM (direct to metal). Todo o portfólio de resinas e dispersões ficará à disposição dos visitantes e a divisão apresentará a palestra “Aumente performance, não aumente custos” para demonstrar como o uso de aditivos de alto desempenho colaboração para formular tintas de alta qualidade, com custos menores. Por sua vez, a divisão de petroquímicos da Basf dará destaque para o TBA (acrilato de butila terciário), que pode ser utilizado em dispersões e/ou emulsões acrílicas destinadas ao segmento de tintas acrílicas puras premium, agregando maior resistência mecânica, lavabilidade, hidrofobicidade, crosslinking, baixa absorção de água, aumento na resistência ao fogo, melhora na adesão e alto TG (54ºC). Também falará sobre a linha de produtos tradicional, com produção Camaçari-BA e Guaratinguetá-SP, como acrilato de butila, ácido acrílico e acrilato de 2-etilhexila. A divisão trará o especialista de TBA, Dr. Christoph Fleckenstein, que, estará no estande da Basf durante os três dias da feira para conversar e trocar experiências com os clientes. “Ele apresentará a palestra intitulada Tert-Butylacrylate (TBA) as a new alternative main monomer for emulsion chemistry durante o Congresso Internacional”, ressaltou Valter Milani, gerente sênior de vendas de Petroquímicos. A divisão de tecnologia de produção enfatizará aspectos de “Polimerização em Emulsão”, método produtivo complexo e muito sensível a variações de processo. Atrelando as particularidades desta tecnologia com soluções sustentáveis e confiáveis, a Basf apresenta um portfólio completo de tensoativos isentos de nonilfenol etoxilado (APEO free) para essa aplicação, com ensaios de aplicação realizados pela estrutura global de laboratórios da companhia. “Sistemas como acrílico puro, acrílico estirenado, vinil acrílico e outros podem ser sintetizados com os tensoativos APEO free Basf, mediante escolha segura e consciente”, comentou Fabricio Soto, diretor de negócios de Home Care.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *