Feira Abrafati 2019: Os lançamentos dos expositores deste ano

(texto elaborado com base nas informações enviadas pelos expositores para a redação de QD)

ADEXIM-COMEXIM

Empresa comercial com reconhecida participação no setor, a Adexim-Comexim terá novidades neste ano. Na área de matérias-primas, apresentará produtos que otimizam processos dos clientes, reduzem necessidades de energia para cura, além de outras características de qualidade que a indústria busca. Para cuidados com meio ambiente e limitações com solventes, exibirá diversos produtos e aditivos para ajudar na solução ideal para cada aplicação. Na área de equipamentos, a Adexim-Comexim lançará o novo C-UV Câmera de Intemperismo Acelerado 4.0 Technology, com controle lógico de processo, que facilita a programação e controle dos ensaios, com menor custo de manutenção e maior precisão de resultados. Há novidades também nos Colorcheckers, cabines para controle de cores, na versão Desk (bancada), Fly (iluminantes suspensos) e Executive (portátil).

AGRO QUÍMICA MARINGÁ

A distribuidora química, com o objetivo de oferecer ao mercado de tintas soluções inovadoras, promove na Abrafati 2019 a linha de propílicos da Oxiteno, um agente neutralizante da Arkema e um plastificante da Axcentive. A linha de propílicos da Oxiteno é uma nova geração de moléculas derivada do propanol e comercializada sob a marca Ultrassolve H. Com foco no mercado de flexografia e rotogravura, merece destaque o Ultrassolve H 2400 (propilglicol) que apresenta ótimo desempenho na qualidade final da impressão, excelente competitividade, além de baixa toxicidade. O Alpamine N41, produzido pela Arkema, é uma amina especial que tem a função de agente neutralizante e co-dispersante, sendo indicado especialmente para formulação de tintas com baixo odor, com a possibilidade de redução do custo final da formulação mediante a menor dosagem do pigmento. O Ketjenflex 8 é um plastificante e promotor de adesão de alta estabilidade térmica, produzido pela Axcentive. Trata-se de mistura de orto e n-etil tolueno sulfonamida (OPTSA), com aprovação pelo FDA.

BANDEIRANTE BRAZMO

A tradicional distribuidora química do Grupo Formitex participa da Abrafati 2019 em parceria com as suas distribuídas, com o objetivo de promover alguns produtos novos e inovadores, de modo a aprimorar o portfólio. Com a nossa distribuída Cabot, promoverá a linha de pigmentos de alta performance, na qual estão os negros de fumo especiais de alto poder de tintóreo e excelente dispersão (veja a linha de produtos da Cabot na sequência). Da distribuída Olin, terá a resina epóxi líquida DER331LCO, transparente, indicada para diversas aplicações em que a transparência do filme é importante para aprovação da tinta, que pode ser aplicada sobre madeiras, artesanatos em geral e outras. Também da Olin, estarão presentes as resinas e catalisadores epóxis base água, tecnologia ainda embrionária no país, mas com excelente desempenho e apelo ecológico de baixo VOC. Da distribuída Dow, serão divulgados os tensoativos de alta performance para emulsões acrílicas, usadas em tintas decorativas. Esses produtos têm características únicas que, quando bem utilizados no processo de polimerização, conferem excelentes propriedades ao filme seco, tais como: aumento da lavabilidade, melhoria da hidrofobicidade e visualização das cores. Da Kamin/Cadam, apresentará o Kamin 300C, um caulim calcinado, com alto poder de fosqueamento, indicado para tintas com alto PVC, capaz de aumentar a cobertura úmida e seca, além de auxiliar no incremento da lavabilidade. Por fim, da Lucite/Dianal, levará as resinas acrílicas em pó híbridas, para tintas industriais e flexográficas base água e solvente, como o PB204 e o R2669. A resina TB310 aumenta gradativamente a adesão do filme das tintas gráficas em substratos de difícil ancoragem, a exemplo de PE e PP.

BASF

As três divisões da companhia ligadas ao setor de tintas – dispersões e resinas; petroquímicos; e tecnologia de formulação – apresentarão novidades durante a Abrafati 2019. Dispersões e resinas lançará neste ano o Foamaster MO 2159, antiespumante emulsionado ideal para tintas com alto PVC. Produtos de introdução recente no portfólio também serão destacados, como o modificador reológico isento de APEO, com baixo cisalhamento e alto poder de espessamento Rheovis HS 1184, indicado para massas e texturas. É caso também do Acronal PRO 770 e Joncryl PRO 1524, dispersões acrílicas para tintas anticorrosivas com propriedades de primer e acabamento, ou dupla função, chamadas de DTM (direct to metal). Todo o portfólio de resinas e dispersões ficará à disposição dos visitantes e a divisão apresentará a palestra “Aumente performance, não aumente custos” para demonstrar como o uso de aditivos de alto desempenho colaboração para formular tintas de alta qualidade, com custos menores. Por sua vez, a divisão de petroquímicos da Basf dará destaque para o TBA (acrilato de butila terciário), que pode ser utilizado em dispersões e/ou emulsões acrílicas destinadas ao segmento de tintas acrílicas puras premium, agregando maior resistência mecânica, lavabilidade, hidrofobicidade, crosslinking, baixa absorção de água, aumento na resistência ao fogo, melhora na adesão e alto TG (54ºC). Também falará sobre a linha de produtos tradicional, com produção Camaçari-BA e Guaratinguetá-SP, como acrilato de butila, ácido acrílico e acrilato de 2-etilhexila. A divisão trará o especialista de TBA, Dr. Christoph Fleckenstein, que, estará no estande da Basf durante os três dias da feira para conversar e trocar experiências com os clientes. “Ele apresentará a palestra intitulada Tert-Butylacrylate (TBA) as a new alternative main monomer for emulsion chemistry durante o Congresso Internacional”, ressaltou Valter Milani, gerente sênior de vendas de Petroquímicos. A divisão de tecnologia de produção enfatizará aspectos de “Polimerização em Emulsão”, método produtivo complexo e muito sensível a variações de processo. Atrelando as particularidades desta tecnologia com soluções sustentáveis e confiáveis, a Basf apresenta um portfólio completo de tensoativos isentos de nonilfenol etoxilado (APEO free) para essa aplicação, com ensaios de aplicação realizados pela estrutura global de laboratórios da companhia. “Sistemas como acrílico puro, acrílico estirenado, vinil acrílico e outros podem ser sintetizados com os tensoativos APEO free Basf, mediante escolha segura e consciente”, comentou Fabricio Soto, diretor de negócios de Home Care.

Química e Derivados - Abrafati 2019: Os lançamentos deste ano
BRCHEMICAL – RADIÔMETROS

BRCHEMICAL

Especialista na área de cura UV e radiometria, apresentará fotoiniciadores, monômeros, oligômeros, aditivos, dispersão de pigmentos, venda e calibração de radiômetros, com suporte técnico nesse campo. A empresa quer ir além das aplicações de cura UV usuais, trazendo tecnologia para que seus clientes inovem em suas formulações com aditivos, dispersões de pigmentos, monômeros, oligômeros e fotoiniciadores. Na Abrafati 2019, abordará principalmente a tecnologia UV, mas também divulgará a recente linha de emulsões base água e emulsões hidrofóbicas para selantes e impermeabilizantes.

CABOT

A Cabot estará presente na Abrafati 2019 com sua tradicional linha de aditivos de performance, que inclui os negros de fumo especiais de alto poder tintóreo e excelente dispersão, como a linha Emperor 1800 e 2000, para base água, e Emperor 1200 e 1600, para base solvente; a linha de negros condutivos, os de cura por UV, os para contato com alimentos, com aprovação FDA, enfim uma grande variedade de produtos com distintos tamanhos de partículas e estrutura em versões pó e beads para melhor se adequar ao equipamento de moagem e necessidade de cada cliente. A Cabot também divulgará suas sílicas pirogênicas hidrofílicas e hidrofóbicas Cab-O-Sil e Alumina Pirogênica SpectrAl, bem como as dispersões base água Cab-O-Sperse.

CARBONO QUÍMICA

A Carbono Química levará para a Abrafati 2019 soluções para redução de custo e manutenção de desempenho em aditivos para o mercado de tintas. Apresentará novas abordagens para o mercado de secantes, visando redução de custos invisíveis, gerenciamento de estoque e fluxo de materiais e caixa. Aproveitará a ocasião para divulgar sua parceria com a Troy, da qual comercializará aditivos para tintas. Também como novidade da empresa é a linha de plastificantes de origem vegetal para PVC. O portfólio atual da distribuidora conta com ampla linha de produtos para o segmento como: solventes (alifáticos, aromáticos e oxigenados), resinas epóxi e catalisadores, resinas alquídicas, aditivos (antiespumantes, desespumantes, dispersantes, agentes de nivelamento, umectantes, agentes tixotrópicos), álcool benzílico, antipele, secantes, e dióxido de titânio, entre outros. A Carbono Química produz secantes organometálicos e combinações de secantes, produtos desenvolvidos em laboratório próprio para atender demandas específicas dos clientes, bem como a produção de resinas alquídicas.

CLARIANT

A Clariant contribui para tornar os ambientes urbanos mais sustentáveis e iluminados com novas soluções para os desafios da indústria de construção. Para conservar o aspecto e a qualidade de madeiras exteriores, o Hostavin 3315 Disp oferece o benefício da proteção UVA sustentável a revestimentos e sistemas de tintas à base de água, possuindo excelente fotopermanência e elevada resistência à migração. Quando usado em conjunto com o estabilizador de luz à base de aminas estericamente impedidas Hostavin 3070 Disp, os benefícios de um revestimento transparente duram ainda mais. O Dispersogen PLF 100 é um dispersante polimérico inovador, com baixa formação de espuma, que ajuda a melhorar a eficiência dos produtores de pastas pigmentárias, até por usar concentrados de pigmentos vermelhos de difícil dispersão. Além disso, ajuda a manter os níveis originais de viscosidade da pasta pigmentária durante a armazenagem por até dois anos. O retardante de chamas não-halogenado Exolit AP 435 é destinado a revestimentos intumescentes à base de água para aço e garante aplicação fluida mesmo em ambientes frios e após longos períodos de armazenamento. Os pigmentos de próxima geração da Clariant não só oferecem cores com alto brilho, como também simplificam o processo de dispersão. A tecnologia exclusiva da Clariant para os anteriormente chamados pigmentos de fácil dispersão atingiu maturidade tão grande que esses pigmentos passam a integrar o portfólio regular de produtos, usando a nomenclatura padrão de pigmentos da companhia.

COLORMIX

A Colormix Especialidades destacará na Abrafati 2019 os aditivos promotores de aderência para substratos plásticos (BYK-3450 e BYK-3451); aditivos de superfície para aumento da energia superficial seca usada em primers e tintas de aplicação multicamada (BYK-3560, BYK-3565 e BYK-3566); o hiperdispersante com aplicações universais para sistemas base solvente, sem solvente e base água (DisperBYK-2013); e o espessante uretânico para sistemas tintométricos (RheoBYK-7600). Da distribuída Eckart, lançará dois novos pigmentos, o Edelstein Ruby Red e o Edelstein Topaz Orange. Completando a linha de pigmentos, agora os da distribuída Ferro, com destaque para a linha Lysopac, indicada para substituição de metais pesados; a linha Nubirox de pigmentos anticorrosivos livres de zinco; assim como o aprimoramento da linha de orgânicos, com os novos itens da Pidilite. Também será apresentada a nova linha de secantes da Producciones Quimicas, além de ésteres de ácido cítrico e adípico da Mamta Polycoats.

COVESTRO

A Covestro traz o conceito de Sustainnovation (sustentabilidade e inovação) e convida os visitantes da feira a conhecerem em seu estande os recentes desenvolvimentos com matérias-primas para revestimentos e adesivos. A linha Desmodur ultra contém menos de 0,1% de monômero de di-isocianato livre, abaixo do limite das diretrizes atuais do Reach, que limita o uso de endurecedores à base de di-isocianato. Há anos, os revestimentos à base de poliaspartato com a tecnologia Pasquick fornecem proteção de longa duração contra corrosão em estruturas de aço e unidades industriais. Devido à eliminação de uma etapa de revestimento, usuários podem economizar tempo e dinheiro, além de terem mais flexibilidade, tudo isso com baixa emissão de VOC. O novo Desmophen NH 1423, um parceiro de reação amino funcional dos poli-isocianatos, será apresentado na Abrafati. Na formulação dos revestimentos, ele garante melhor retenção de brilho, por exemplo, em superfícies extensas, como arenas esportivas, torres de energia eólica, implementos agrícolas e repintura automotiva. O Bayhydrol A 2846 XP é uma dispersão acrílica hidroxilada e autoreticulável que pode ser usada em formulações 1K, bem como sistemas 2K, brilhantes ou foscas, verniz ou pigmentado. Com tempo de secagem rápido para lixamento e empilhamento, alto brilho e excelente resistência química e a riscos, Bayhydrol A 2486 XP é particularmente adequado para revestimento de móveis e madeiras. A Covestro possui as matérias-primas essenciais para a formulação de acabamentos 2K base água para pisos e fachadas de alto tráfego, atendendo as normativas LEED e AQUA, além de ser de fácil aplicação. Esse sistema PU 2K confere aos primers ótima adesão sobre o substrato, excelente alastramento e fechamento de poros. Também os acabamentos e vernizes, com suas propriedades de fácil limpeza e excelente resistência química, são propriedades que fazem com que os produtos Bayhydrol A 2646, A 2546 e Bayhydur XP 2547 façam a diferença nos formulações dos clientes.

DINACO

A Dinaco oferece à indústria brasileira especialidades químicas que aliam alta performance ao atendimento de exigências demandadas pelo mercado, sejam elas socioambientais e regulatórias, pela relação custo/benefício ou pela preferência das áreas de compras por serem produtos multifuncionais, com diminuição de SKUs. Apresentaremos na Abrafati 2019 quatro inovações. Duas são tecnologias inovadoras para perfumar, mascarar ou neutralizar odores desagradáveis: Masquodor e Absorzio, da Sozio. Ambas podem ser aplicadas a diversas tintas, revestimentos e adesivos, em sistemas de base água ou solvente, mascarando odores de solventes e aditivos. A terceira é o Acrysmart, da HPF, um aditivo que torna a chapa acrílica opaca a partir de certa temperatura, controlando a exposição do ambiente à luz e ao calor. E, finalmente, para aplicação em ambientes e situações de extrema abrasão e desgaste, a Dinaco apresenta um aditivo único: o UH1250, polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMWPE), com tratamento de superfície com gás reativo, tecnologia exclusiva da Inhance.

EVONIK

Entre os destaques e novidades no estande da Evonik, estarão aditivos antiespumantes, surfactantes, aditivos food contact para tintas de impressão de embalagem de alimentos, aditivos de superfície, co-resinas de adesão, resinas de poliéster saturado, silanos funcionais, siloxanos e monômeros acrílicos, entre outras matérias-primas de última geração que atendem às mudanças tecnológicas e novas exigências para formulações de tintas e revestimentos. O Acematt 3400 é um novo fosqueante especialmente criado para vernizes de alta transparência e revestimentos de toque suave, com superfícies mais lisas. Trata-se de sílica pirogênica com tratamento superficial e tamanho de partícula média de 7,5 micrômetros, podendo ser usado em base água ou solvente, em aplicações de madeira, plásticos e revestimentos automotivos. O Anquamine 728 é um agente de cura epóxi base água, principalmente para pintura de pisos e paredes, com rápida secagem e baixa emissão de VOC. Por sua vez, o Vestanat EP-MF 203 e 205 são novos crosslinkers híbridos sliano/poliuretano que conferem aparência visual sofisticada, com elevada resistência a riscos, em substratos de madeira e metal, em pisos e repintura automotiva, por exemplo. A companhia apresentará quatro palestras no congresso, sobre otimização de pacote de aditivos; aditivos de controle de superfície de tintas de impressão de cura UV para contato direto com alimentos; desaerante zero-VOC para revestimentos base água; e sistemas epóxi de alto desempenho e baixa emissão em proteção anticorrosiva de longo prazo.

GALSTAFF MULTIRESINE

Empresa química italiana fornece aos fabricantes brasileiros de tintas e vernizes suas resinas poliéster saturada (base água e solvente), poliuretano bicomponente (isocianatos aromáticos e alifáticos e isocianuratos), amínicas (melaminas metiladas, butiladas e isobutiladas, benzoguanamina; e ureia-formaldeído), alquídicas (curta, média e longa); poliéster insaturado para massa de reparo de carros e para madeira. Também traz para o mercado brasileiro aditivos para todas as linhas citadas (antiespumante, flow, antibolha, aceleradores, promotores de adesão, antirisco, anticratera, estabilizante, umectante, prolongador de tempo de vida, antifosqueante, acelerador de reação para poliéster, agente de superfície, e outros); pastas tixotrópicas; pastas pigmentadas para a sistemas tintométricos diversos; bem como oligômeros de baixa viscosidade para cura UV. Neste ano, a empresa terá inovações e apresentará o recente laboratório de desenvolvimento instalado no Brasil para atender a todos os clientes, auxiliando no ajuste de suas formulações.

GMP

Química e Derivados - GMP monta fábricas automatizadas em regime turn key
GMP monta fábricas automatizadas em regime turn key

Fundada em 1987, a GMP fabrica equipamentos e fornece sistemas de produção completos em regime de turn key. Nesta edição da Abrafati, a empresa oferecerá plantas completas totalmente automatizadas, na direção da Indústria 4.0. A empresa também apresentará um sistema de dosagem automatizada de cores para linhas industriais de tintas.

IPEL

Além de sua tradicional linha de microbicidas para preservação no estado úmido e filme seco, a Ipel apresentará sua mais recente linha de aditivos para madeira; a linha de aditivos especiais com produtos que conferem ação antimicrobiana e antiácaro ao filme seco dos revestimentos; e a linha de preservantes para o estado úmido alternativa ao uso de BIT (1,2 benzo isotiazolinona). A linha Ipel Prowood inova ao trazer aditivos que fornecem propriedades especificas a tintas, vernizes, stains e outros, contando com ativos indicados para a proteção do substrato, permitindo assim estabilidade dimensional, uniformidade das fibras e manutenção ou recuperação da tonalidade natural da madeira. Destaque para o Prowood HR100, desenvolvido para formulações de acabamentos e proteção de madeiras, conferindo uma excelente resistência a umidade e estabilidade dimensional ao substrato. Por sua vez, a linha de aditivos especiais agrega diferenciais funcionais ao revestimento proporcionando novos claims e agregando valor aos produtos. Por exemplo, os revestimentos podem reduzir em até 99,9% a presença de bactérias nas superfícies tratadas e redução da população de ácaros, contribuindo para minimizar a circulação de vetores de transmissão de doenças e alergias. O uso desses aditivos substitui os tradicionais fungicidas sem a perda dessa importante proteção. Além disso, a Ipel apresentará, em face da escassez global, alternativas ao uso da BIT para preservação no estado úmido de sistemas alcalinos e ou que sejam submetidos a temperaturas elevadas. O Ipel BP-537 e a linha IsoBIT podem substituir os tradicionais preservantes à base de BIT.

MCASSAB

A distribuidora contará, em seu estande, com apoio técnico e comercial da equipe da Sudarshan, umas das líderes globais na produção de pigmentos, que possuem excelente performance e resistência físico química. Também estará presente no estande o time da Vencorex, produtora da linha Tolonate de poli-isocianatos alifáticos ideais para o desenvolvimento de revestimentos poliuretânicos que oferecem diversas possibilidades aos formuladores, além do IPDI (isoforona di-isocianato), que confere excelente resistência para revestimentos contra intempéries e forças mecânicas como pressão, fricção e arranhões. O Grupo MCassab atua em parceria com os principais produtores mundiais de commodities e especialidades químicas, listando em seu portfólio as linhas de solventes da Rhodia e Oxiteno, aditivos base água da Elementis, biocidas Thor, agentes de cura, diluentes reativos e resinas da Olin Epóxi, antiespumantes, fluidos e resinas de silicones Elkem, e uma ampla variedade de ingredientes para o segmento de tintas, com equipe técnica comercial capacitada para prestar todo o suporte aos clientes.

MERCK

Química e Derivados - Abrafati 2019: Os lançamentos deste ano
MERCK – MEOXAL VICTORIA RED

Destacada produtora mundial de pigmentos especiais de efeito, a Merck preparou dois lançamentos para esta exposição. O primeiro é o Xirallic Amur Black, pigmento preto azulado de textura fina com sombra metálica e alto poder de cobertura. A segunda novidade é o Meoxal Victoria Red, pigmento de efeito avermelhado, alto brilho, comportamento exclusivo no flop, excelente saturação e alta estabilidade para aplicações externas.

NETZSCH

Apresentará o novo moinho de esferas Discus Intensive, que é uma inovação real, baseada em tecnologia comprovada, com a qual é possível melhorar a qualidade de produtos ou aumentar a produtividade de processos existentes. A Netzsch desenvolveu um novo projeto de agitador com um novo sistema de separação. Como antes, o sistema é bastante flexível para produção de dispersões pigmentárias, coberturas, defensivos agrícolas e demais aplicações. O novo e único ICC Intensive Classifying Cartridge (Cartucho Intensivo de Classificação), um rotor para a separação das esferas de moagem da suspensão, deixou de ser necessária uma separação entre volume da câmara e o volume de moagem. Adicionalmente, a geometria dos discos de moagem e também das buchas separadoras foram modificadas, levando à otimização da aceleração e movimentação das esferas de moagem, resultando em alta significativa na energia introduzida e um estreitamento na distribuição de residência no moinho. Além disso, a máquina poderá ser equipada com o revestimento interno Netzsch Ceram C. Podem ser alcançadas melhorias consideráveis na taxa de produção devido ao aumento da capacidade de refrigeração, com a redução simultânea de máquinas paradas, fruto da extrema dureza e resistência à abrasão deste material.

OCQ

A Oswaldo Cruz Química (OCQ) faz segredo quanto às novidades que levará para a exposição. Diz seu diretor, Júlio Fortunato: “teremos uma série de lançamentos de emulsões, aditivos e resinas alquídicas, além de apresentar o portfólio de resinas para construção civil e selantes; porém preferimos não adiantar detalhes, apenas convidar os clientes a visitar nosso estande”.

OLIN

A Olin, maior fabricante global de resinas epóxi, apresentará suas soluções em epóxi base água para múltiplas aplicações para a indústria brasileira, com destaque para a construção civil. A companhia também exibirá soluções em epóxi compatíveis ao meio ambiente para atender a crescente demanda de aplicações do tipo do it yourselff. A equipe da Olin receberá visitantes e clientes, além de prestar suporte técnico e comercial sobre o amplo portfólio de produtos. Durante o congresso, o TS&D da Olin para a América Latina, Thiago Faria, apresentará a palestra “Novas expectativas em Pinturas Epóxicas Base Água”, no dia 2 de outubro, das 13h às 13h40, no Auditório 2.

OXITENO
Sempre ampliando o portfólio, tendo como premissas o entendimento das necessidades dos mercados e o acompanhamento das suas tendências, a Oxiteno apresentará durante o evento a linha de aditivos Oxitive de tensoativos multifuncionais APEO free, que entrega alto valor na aplicação para tintas imobiliárias base água e concentrado de pigmentos. Ao lado dela, estará a linha de emulsificantes Oximulsion, formada por tensoativos para polimerização em emulsão, com destaque para o Oximulsion 9800 e 9900, emulsificantes APE free não iônicos e aniônicos desenvolvidos para conversão de resinas alquídicas base solventes em base água, por meio da geração de emulsões do tipo óleo em água através da técnica de inversão de fases. Também será divulgada a linha de solventes oxigenados Ultrassolve, uma nova geração de moléculas derivadas do propanol que atende a diversos segmentos, como tintas automotivas, industriais, para madeira e de impressão. Líder no mercado de coalescentes, a companhia identifica oportunidades de evolução. Por exemplo, o desenvolvimento de moléculas mais versáteis, flexíveis e que respondam à crescente demanda por tintas decorativas premium, segmento que terá uma solução específica a ser lançada durante a feira. A linha de building blocks Ultratint, composta de polióis alcoxilados, melhora a performance de tintas automotivas e industriais.

POLYSTELL

A Polystell traz para a Abrafati 2019 o novo aditivo multifuncional desenvolvido especialmente para massas e texturas, o Polyvell 31.330 AD-Massa, reforçando a sua linha de aditivos sustentáveis. O AD-Massa agrega importantes benefícios ao produto final, entre eles: estabilizante de consistência e fluidez; substituição ou eliminação do uso de aguarrás; prevenção de eventuais rachaduras; melhorar a resistência à abrasão; reduzir a absorção de água; e facilitar o trabalho de aplicação da massa. A Polystell divulgará também o plastificante livre de fltalatos Polyumec 5999, obtido de fontes renováveis e biodegradável, sendo também isento de metais pesados e fenólicos, oferecendo alta estabilidade térmica. O dispersante polimérico biodergradável Polyadit 41282 é alternativa sustentável aos poliacrilatos, não absorvendo sais do substrato, nem retendo líquidos, preservando a resistência a lavagens e evitando manchas. Além disso, os visitantes poderão encontrar toda a linha de aditivos da companhia em seu estande.

QUANTIQ/GTM

A tradicional distribuidora química quantiQ, do grupo GTM, levará para a feira sua extensa linha de produtos para o setor de tintas e revestimentos. Como novidade pode ser citada a entrada no portfólio da indústria italiana Sapici que produz os principais poli-isocianatos à base de TDI, MDI, HDI e XDI. Focada na excelência da qualidade e no constante desenvolvimento de produtos, a Sapici oferece itens diferenciados, como a linha Polurgreen, com teor de monômeros livres abaixo de 0,1%, e alguns graus de poli-isocianato de muito baixa viscosidade. A empresa possui flexibilidade de produzir alguns itens sob medida, adequados às necessidades específicas dos clientes. A quantiQ oferecerá a possibilidade de o cliente adquirir alguns itens em embalagens menores, como baldes, pois em muitas empresas o baixo consumo mensal exige a abertura constante dos tambores, ação que pode comprometer a qualidade do produto por absorção de umidade. Outras duas linhas inovadoras que estarão no estande da distribuidora são os agentes de cura para sistemas epóxi e os crosslinkers da representada Evonik (veja detalhes na sequência).

QUÍMICA ANASTÁCIO

Fortalece a linha de produtos para resinas com anidrido ftálico e ácido benzoico. Aproveita a ocasião para lançar resina epóxi líquida, sólida e para UV, com os respectivos agentes de cura, além de álcool benzílico e IPDA. Destacará a oferta de dióxido de titânio e coalescente NX 795. A distribuidora preparou equipe comercial com foco em desenvolvimento técnico, para maximizar os resultados dos clientes, e monitora as tendências de mercado, compartilhando conhecimento, inovando em tecnologia e oferecendo vantagens competitivas. A Química Anastácio se destaca com melhor posicionamento das importações de insumos, desenvolvimento de mercado, estoques a pronta entrega, criando parcerias em todo o mundo para ampliar a oferta de produtos e serviços aos clientes.

RHODIA (GRUPO SOLVAY)

No ano do centenário de suas atividades químicas no Brasil, a Rhodia levará novidades para a Abrafati 2019. Na área de solventes oxigenados, a Rhodia destacará três plataformas voltadas para tintas e vernizes. A primeira é o aplicativo Solsys Lite, que agora está na nuvem e permite simulação de solubilidade e evaporação em formulações para diferentes aplicações em tintas e revestimentos, antes mesmo de iniciar os testes práticos, aumentando agilidade, assertividade e performance. A segunda é o Augeo SL 191, solvente de origem renovável de baixa toxicidade, baixo odor e ótimo desempenho, aplicável em tintas para diferentes substratos, como madeira, pintura e repintura automotiva, couro e aplicações industriais. E terceira é o hexilenoglicol (HGL), um solvente versátil, de baixa taxa de evaporação, totalmente solúvel em água e com ótimo poder de dispersão de pigmentos, além de atender as mais exigentes regulamentações nacionais e internacionais, como informa Walter Gallego, Diretor Comercial de Solventes da Solvay na América Latina. Na área de coatings, na qual a empresa tem um foco especial em polimerização em emulsão de base aquosa, os destaques da empresa são o Sipomer PAM 600, um monômero especial desenvolvido para aumentar a adesão a substratos metálicos, tais como aço, alumínio e galvanizados, vidro, concreto e cerâmica. Além disso, permite melhorar a resistência à água e diminuir os problemas de lixiviação de surfactante, oferecendo maior resistência à corrosão e melhor brilho, com uma baixa porcentagem de uso na formulação da resina. E a linha de surfactantes Rhodapex BSA, integrante da família de surfactantes APEO free (livre de alquifenóis etoxilados), desenvolvida para atender as necessidades do mercado de tintas quanto a desempenho, custo e atendimento às regulações ambientais, informou Leandro Alves, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Coatings da Solvay.

RUDNIK

Ao completar 35 anos de atividades, a Rudnik se apresentará na Abrafati 2019 com nova identidade visual. Além disso, reforçará a posição nos intermediários para resinas e, ao mesmo tempo, divulgará seus aditivos para tintas e vernizes. Com amplo portfólio de especialidades químicas, a distribuidora é capaz de atender as principais necessidades do mercado. Conta também com linha completa de intermediários de síntese para resinas, como: monômeros acrílicos, metacrílicos, ácidos orgânicos, catalisadores de síntese, inibidores de pré-polimerização, solventes oxigenados e outros. Oferece linha ampla de aditivos para tintas, tanto base água como base solvente, incluindo: linha Arkema (poliamidas e derivados do óleo de mamona), Laviosa (bentonitas modificadas), isocianatos base solvente e base água, tensoativos umectantes e dispersantes com baixa espuma e com alta taxa de biodegradação (da Sasol), e a mais recente novidade incluída no portfólio: os silanos, que são promotores de aderência em resinas.

SQ QUÍMICA

A distribuidora química destacará a linha de resinas metacrílicas sólidas, resinas PVB, resinas vinílicas, sílicas pirogênicas hidrofílicas e hidrofóbicas, sílicas fosqueantes, aditivos para plásticos e polímeros, entre outras especialidades com foco no mercado de coatings. Também novidades são as resinas de silicone para alta temperatura; especialidades químicas para o mercado automotivo, incluindo promotor de aderência à base de poliolefina clorada, agente reológico à base de bentonita, silanos, ceras PE-EVA orientadoras de pigmento metálico, pigmentos metálicos de alta performance, e a grande aposta da companhia para 2020: as alternativas para aditivos CAB.

THOR

Uma das principais produtoras globais de biocidas à base de isotizolinonas, doadores de formol, IPBC, entre outros ativos, possui ampla linha de produtos para atender todas as aplicações em tintas e vernizes, ao qual oferece a linha de biocidas Acticide, composta por bactericidas, fungicidas, algicidas e sanitizantes de especificação global, bem como os da linha Acticide LPB, voltada ao mercado local, podendo ser customizados para cada cliente ou segmento de aplicação. A Thor aumenta de forma contínua o seu portfólio mediante pesquisa e desenvolvimento de produtos alinhado às necessidades do mercado. Para aplicação em filme seco de fungicidas e algicidas, conta com a linha de produtos Thor AMME (Advanced Micro Matrix Embedding), tecnologia inovadora de encapsulamento de ativos que proporcionam preservação de película seca superior com benefícios adicionais, tais como: menor toxicidade, melhor estabilidade e desempenho a longo prazo, além de aspectos de sustentabilidade, com menor agressão ao meio ambiente, por ser menos lixiviado. Na linha de bactericidas, conta com produtos alternativos ao uso de CIT e MIT, bem como formulações com doadores de formaldeído inovadores de baixo odor e liberação de formol livre, entre eles a família Acticide ICB. Aos clientes, oferece apoio técnico com laboratórios físico-químico e biológico, além de equipe capacitada para atendimento, podendo fornecer serviços de monitoramento de linhas de produção e treinamento de operadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.