FCE Pharma 2010 – Ingredientes naturais e equipamentos eficientes dominam a exposição
As novas gerações de ingredientes ativos e excipientes oferecem funcionalidades à produção e contribuem para a qualidade dos medicamentos. A indústria farmacêutica também se beneficiará das novas tecnologias em equipamentos, mais eficientes e produtivos, além de atenderem aos requisitos das boas práticas de fabricação (BPF). Essas foram as tendências mais marcantes na exposição FCE Pharma, realizada de 25 a 27 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, ao lado da FCE Cosmetique, ambas organizadas pela Nürnberg Messe.
A solubilidade dos princípios ativos empregados em medicamentos constituiu uma das preocupações da Basf neste ano, ao apresentar ao mercado um solubilizante polimérico (Soluplus) especialmente desenvolvido para fármacos produzidos por extrusão a quente. Ele oferece solução aos problemas decorrentes da baixa solubilidade, que podem dificultar a absorção dos ativos no trato gastrointestinal.
Outra inovação apresentada pela empresa é um sistema para revestimento de comprimidos que combina o formador de película solúvel em água Kollicoat IR com um novo processo de produção de cores obtido de sete tons básicos. O Kollicoat IR é um copolímero composto de polietilenoglicol e álcool polivinílico, extremamente flexível, não requer plastificante adicional e se dissolve rapidamente no estômago, resultando na correta e rápida liberação da substância ativa. “Ele apresenta baixa viscosidade e permite processo de pulverização reduzido, sendo capaz de acomodar altas concentrações de sólidos. Como benefícios, os grânulos estarão isentos de poeiras e apresentarão excelente fluxo”, destacou Flávia de Assis de Souza, gerente de ingredientes e serviços farmacêuticos da Basf para a América do Sul.
A quantiQ priorizou as inovações em excipientes. Dois deles: Prosolv ODT e Prosolv Easytab, desenvolvidos pela empresa alemã JRS, foram lançados para as linhas de compressão. O Prosolv ODT apresenta alta funcionalidade para a formulação de comprimidos de desintegração oral. “Com esse excipiente, os laboratórios podem estender versões de seus comprimidos ou suspensões para uma forma que não necessite de água para ingestão”, informou Almir Ribeiro, gerente de negócios para a área farmacêutica da quantiQ. Outra vantagem é propiciar agilidade no desenvolvimento de produtos e processos produtivos. Por sua vez, o Prosolv Easytab é um excipiente pronto para uso, que melhora a uniformidade do comprimido, propiciando mais alto rendimento às produções.
Entre os destaques das matérias-primas nutracêuticas da Idealfarma estão Garcitrin e a linha de frutas e verduras em pó Maxvegg. Garcitrin é considerado um nutriente seguro, um extrato seco padronizado obtido da fruta da Garcinia cambogia, padronizado com no mínimo 50% de HCA (Ácido Hidroxicítrico) e mínimo de 5% de Garcinol, associação de ativos que facilita a absorção, resultando em terapia mais eficaz para a perda de peso. A linha Maxvegg é um composto alimentar de vegetais, como cenoura, brócolis, couve e espinafre, que proporciona aporte nutricional e que contém vitaminas A, C, magnésio, fósforo, ferro, zinco e fibras.
A crescente preocupação com a rastreabilidade de medicamentos tornou muito oportuna a exibição no estande da Almapal de uma solução completa em equipamentos, fabricada pela Seidenader, na Alemanha. Trata-se de sistema composto por rotuladora; impressora (a laser ou inkjet), módulo para checagem de dados e/ou da impressão; módulo para rejeição de cartuchos com erros e também um opcional para integração com check-weigher, para checagem de dados das embalagens, atendendo aos vários requisitos de rastreabilidade até a paletização final.
Outro equipamento exposto nesse estande foi a compressora para pós constituintes de medicamentos Korsch XL 200, com sistema de troca semiautomática de platô, totalmente silenciosa, e de fabricação Korsch. A exposição também contou com a estação PCE Datamatrix. Fabricada pela Pharmacontrol Electronic, trata-se de um conjunto para impressão, codificação, controle e verificação de cartuchos, desenvolvido para atender às mais recentes diretrizes do processo de track & trace do mercado farmacêutico.
No estande da Maquidrex, o visitante pôde conferir emblistadeira fabricada pela MediSeal Pharma Packaging Tecnology. Trata-se da CP400, blister machine com capacidade para 400 blisters/minuto, sistema de troca rápida de filmes de formação, sistema de alimentação por calha e por rolo, sistema de visão para inspeção e também sistema separador de blisters defeituosos. A empresa também levou para a exposição máquina para inspeção de liofilizados, fabricada pela Brevetti, da Itália, que inspeciona frascos, ampolas e tubetes.
A nova emblistadeira Express Center 300, exposta no estande da Uhlmann, também chamou a atenção do público. Trata-se de linha completa de embalagem para a produção de 300 blisters/minuto e 150 cartuchos/minuto, composta por doze peças básicas.
No estande da Haver & Boecker, o visitante pôde conferir tecnologias avançadas na área de agitadores para peneiras de testes e equipamentos para laboratórios. As peneiras de testes são fabricadas com telas metálicas ou com placas perfuradas de metal e também com folhas eletroconformadas, de acordo com padrões ISO, DIN, ASTM, entre outros.
No estande da Mekal, foi promovido o lançamento da porta de aço inoxidável com sensor de acionamento automático e também foi apresentada toda a linha, que inclui desde carrinhos e armários especiais até estações de lavagem, ralos sifonados, portas, visores, cubas, entre outros, fabricados de acordo com os requisitos exigidos para salas limpas e ambientes estéreis.

Expondo vários modelos de máquinas contando com sistemas de refrigeração da Mecalor, a Oystar Fabrima, considerada líder latino-americana em máquinas de empacotamento para os setores farmacêutico e cosmético, apresentou-se com grande destaque na FCE Pharma deste ano, ao colocar em demonstração uma compressora para medicamentos (Xpress Wip) e uma emblistadora. A emblistadora, modelo BP5, produzindo na feira 300 blisters/min e contando com sistema de visão para rejeição, foi concebida para diversas aplicações. Ou seja, pode realizar emblistamentos de produtos sólidos orais, ampolas, seringas, e também de produtos semissólidos, adaptando-se a praticamente todos os tipos de materiais de embalagem.
A Promáquina destacou as vantagens associadas ao uso de alimentadores/posicionadores de frascos e de enchedoras lineares volumétricas eletrônicas. Os primeiros equipamentos, desenvolvidos para o posicionamento de frascos plásticos, operam com grande variedade de formas e tamanhos, contando com set-up rápido para a troca de formatos, sem utilizar ferramentas. O posicionador apresenta concepção baseada nas normas de BPF e também dispõe de carrossel central de aço inoxidável/alumínio tratado, e de proteções de policarbonato, sendo suas cavidades de seleção de aço inox e plásticos de engenharia.
Já a enchedora linear volumétrica, recomendada para envase de líquidos e viscosos, opera com embalagens desde 0,5 ml até 1 litro e possui como diferencial um sistema para dosagem eletrônica de alta precisão.
O visitante do estande da Neuberger viu uma compactadora produzindo 1.200 comprimidos por minuto.
Trata-se de sistema rotativo para compactação e moldagem de pós MN-25d, com alimentador forçado, dedicada à produção de comprimidos em formato redondo ou irregular, com ou sem gravação.
As soluções apresentadas no estande da TecnoEnvase incluíram envasadoras e tampadoras. As envasadoras possuem regulagem de dosagem totalmente eletrônica, e capacidades variáveis, produzindo em modelos convencionais até 18 mil frascos/h, com 14 bicos. Um dos modelos em exposição, da série Tecc 400-A, pode envasar desde 500 ml até 20 litros, e apresenta envase controlado por módulos eletrônicos e células de carga. Já as tampadoras destacadas aplicam tampas de pressão ou rosca, além de batoques, corpos dosadores, e têm funcionamento do tipo carrossel, com seis colunas de fechamento.
Linhas para esterilização, descontaminação e enchimento de embalagens, produzidas por renomados fabricantes globais, também foram destacadas pela Steq. Da Getinge, foram apresentadas autoclaves, isoladores e lavadoras GMP. Da Bosch, máquinas para pesagem de cápsulas, encapsuladoras e linhas de envase. Da Bioquell, os geradores de H2O2 e novidades em geradores de vapores de peróxido de hidrogênio. Da Lytzen, fornos de despirogenização classes 5 e 7, e fornos de secagem de granulados. Da Termaks, estufas de secagem, incubadoras e câmaras climáticas. Da Lancer, lavadoras para ampla gama de aplicações. Da Arctiko by Dairei, freezers e refrigeradores laboratoriais. E, finalmente, da Actini Biopharma Division, sistemas para descontaminação de efluentes contaminados com vírus ou bactérias por meio de tratamentos térmicos de inativação.
A SpiraxSarco, especializada em soluções, consultoria e produtos para atender à ampla gama de exigências das indústrias em projetos e sistemas de vapor e de tratamento de água e de água de alta pureza, também se apresentou com destaque nessa FCE Pharma. Entre os sistemas de distribuição expostos, foram vistos pelo público purgadores de vapor sanitários e válvulas de controle.
No estande da Allcrom, o visitante teve a chance de conferir equipamentos para cromatografia líquida e gasosa, espectrofotômetros, purificadores de água e equipamentos para absorção atômica. Produzidos na Coreia do Sul, pela Younglin, esses equipamentos de cromatografia líquida contam com avançado sistema de armazenamento de dados, fácil e prático de usar, enquanto os equipamentos de cromatografia gasosa apresentam controle eletrônico dos gases. Em vários modelos, os espectrofotômetros UV/VIS são fabricados na China, pela Mapada. Já os equipamentos de absorção atômica oferecem sistema compacto, robusto e sensível para análises inorgânicas.
A Liobras levou à feira modelos da sua ampla linha de liofilizadores. Os equipamentos para bancada, da linha L, são recomendados para produtos aquosos. Os vários modelos da linha F são indicados para produção farmacêutica, sendo totalmente automatizados por CLP. Os modelos da linha K são indicados para as áreas de biotecnologia, em especial para trabalhos em bioquímica e biologia molecular, biofísica, nanotecnologia, biomateriais, e demais processos que envolvam solventes orgânicos.
O grupo Optima Group, da Alemanha, também se apresentou com grande destaque nessa FCE Pharma por intermédio da Optima do Brasil, instalada em Vinhedo-SP. Considerado líder no mercado de máquinas para embalagem de produtos farmacêuticos e para nonwovens destinados a produtos de higiene, esse grupo oferece ampla gama de máquinas para envase e fechamento de líquidos estéreis e não-estéreis, de pós, liofilizadores farmacêuticos, e também soluções para embalar cosméticos.
Na exposição, contudo, um dos equipamentos que mais atraíram a atenção do público foi o sistema modular que, de acordo com Fabiana Reali, do departamento de marketing da Optima do Brasil, promove o envase simultâneo de pós e líquidos, tecnologia desenvolvida pela Kugler Moduline, uma das empresas do grupo. Denominado Moduline, trata-se de sistema multifuncional constituído de módulo básico integrado por módulos de função, e que permite duplicar a produção por meio da instalação de módulos complementares.

As tecnologias da Hager+Elsässer, parceira do grupo Optima, em sistemas de tratamento e purificação de água – pré-tratamento, produção de PW, WFI e HPW, geração de vapor de alta pureza, armazenagem e distribuição, sistemas de Loop – também foram enfatizadas nesse estande.
Os sistemas de preparação incluem equipamentos descalcificadores de água. Para produção de água purificada, dois processos foram combinados: osmose reversa por nível de permeabilidade, conceito comprovado por baixa salinidade, e EDI, adicionando-se um sistema de ultrafiltração e que irá resultar em alta qualidade da água, de acordo com USP/EP, redução de bactérias e pirogênio, redução de TOC, livre de produtos químicos e condução contínua. Para armazenamento e distribuição de água tratada, a empresa oferece diferentes conceitos de processos, como absorção de calor contínuo, aquecimento descontínuo e esterilização a vapor periódico (operações quentes), além de ozonização contínua, ozonização descontínua e desinfecção periódica de sistema de loop (operações frias).
As soluções Siemens Water Technologies para águas ultrapuras também foram apresentadas nessa FCE Pharma. Uma delas é o Pharma Brasil, um sistema modular para a geração de água ultrapurificada, que possui sanitização térmica de 80ºC para melhor controle microbiológico. Outra novidade foi IonRight System, nova tecnologia para gerar água desmineralizada, composta por sistema compacto e que está sendo oferecida ao mercado em regime de locação. A Siemens Water Technologies oferece agora a mais recente tecnologia para águas de alta pureza obtida de água potável, solução que foi viabilizada pelo novo sistema IonRight e, para atender o mercado de águas laboratoriais, a empresa recomenda o Labostar e euRo AFU, com classificações tipo I, tipo II e tipo III.
Novos sistemas de geração de água com desinfecção a quente foram vistos no estande da Gehaka. Totalmente automáticos, esses sistemas geram água grau farmacêutico (PW e WFI) e água para a produção de cosméticos, utilizando osmose reversa e eletrodeionização com desinfecção a quente. Já a linha de analisadores de TOC, com modelos exclusivos para uso em bancadas (modelo 2100 Farma), permite até cinco leituras, sendo cada uma delas feita em menos de cinco minutos. Projetado para uso direto em linha, o modelo 2200 oferece precisão analítica e permite programações de análises de água entre 5 e 55 minutos. No mesmo estande, foram apreciados novos condutivímetros e pHmetros de bancada, além de analisadores de umidade por infravermelho e de novo medidor de ponto de fusão (PF 1500 Farma), equipado com termômetro digital, com sensor de platina (PT 1000) e com sistema interno de calibração.
A Zeppelin Reimelt, empresa do grupo alemão Zeppelin, promoveu seus sistemas para utilidades (água, vapor e CIP), processos e tratamentos de efluentes, tanto para indústrias farmacêuticas quanto de cosméticos. A empresa também fornece serviços de automação, documentação e validação de processos.

A pesagem de matérias-primas também contou com equipamentos e softwares específicos. A Mettler Toledo apresentou ao público balança verificadora de peso da Garvens. A Active, um software que cobre todas as etapas do processo de pesagem. Ao iniciar a pesagem de cada matéria-prima, o sistema verifica se a cabine está limpa e se os equipamentos de pesagem estão devidamente calibrados e aferidos. Esse sistema também verifica a situação dos lotes quanto à aprovação e data de validade. Entre os principais benefícios estão a conferência eletrônica da matéria-prima, o controle e o registro de limpeza das cabines, os dados de pesagem e de produtividade e os registros e assinaturas eletrônicas.
Várias soluções em salas limpas também foram destacadas no estande da Isodur. São divisórias, forros, luminárias, portas, visores, pass-through, além de air showers, ou seja, banhos de ar em cabine por onde o usuário deverá passar antes de entrar na sala limpa. Com estrutura de aço, inox ou alumínio, acabamento em chapas pré-pintadas ou inox e preenchimentos em poliuretano injetado, essas cabines também possuem motor ventilador e sistema de filtragem que, simultaneamente, emite fluxos de ar e capta as partículas de contaminantes.
Construídas com divisórias e forro falso SL50, e contando com portas de abrir e correr, visores de vidro duplo, pass through, intertravamento de portas, sistema de ar com unidade de filtragem e unidade de ventilação, salas limpas compactas, compostas de antecâmara e sala de trabalho, e certificadas pela ISO 7, de acordo com a NBR ISO 14644-1, também foram apresentadas pela Asmontec.
Inovações em embalagens – As embalagens plásticas para medicamentos e cosméticos também contaram com novidades. A LyondellBasell levou à feira linha completa de embalagens especiais de polietileno e polipropileno de alta performance. Produzidas na Alemanha e nos Estados Unidos, comportam toda a sorte de medicamentos e de soros medicinais em frascos dos mais variados tamanhos e resistentes à esterilização.
Entre as líderes globais na fabricação de latas, a Rexam destacou as expansões alcançadas na comercialização de seus produtos, após a aquisição da O-I Plastics. Atuando no mercado brasileiro há mais de uma década, a Rexam do Brasil, uma das doze unidades fabris da Rexam Personal Care, focada no desenvolvimento de embalagens para a indústria de cuidados especiais, apresentou na feira a sua coleção patenteada de aplicadores de lip gloss, batizada Glossy Days.
A nova geração de filmes para blisters farmacêuticos da Klöckner Pentaplast também despertou grande interesse de público. De alto desempenho, esses filmes de poliéster (PET), denominados filmes kp Pentapharm kpVantage, incorporam grande variedade de estruturas para atender às mais diversas necessidades de embalagens das indústrias farmacêuticas. Considerados ideais para embalagens de dose oral sólida, podem ser usados como monofilmes para embalar produtos farmacêuticos que requerem pequena barreira contra a umidade ou ser integrados a estruturas de barreira. Aceitam ampla variedade de modelagens para termoformagens, que são realizadas sob temperaturas mais baixas, reduzindo o consumo de energia e propiciando aumentar a velocidade das linhas de produção.
Outros filmes para embalagens farmacêuticas e hospitalares apresentados no estande incluíram os filmes rígidos de PVC Pentapharm, de PETG, de APET, de HIPS, de PP, e filmes de A/MA/B, além dos filmes-barreira e de revestimento de PVdC.

Produzidas na Finlândia, as micropipetas fabricadas pela Thermo Scientific foram apresentadas na exposição pelo representante Datamed. Entre os produtos inovadores, estão as micropipetas Finnpipette F1 e F2. As Finnpipette F1 são confeccionadas com polímero com íons de prata, para ter ação antimicrobiana, e as Finnpipette F2 são totalmente autoclaváveis.
Outra inovação da Thermo Scientific foi apresentada na área de centrífugas, mas a linha se estende a avançados espectrômetros de massa híbridos e de alta resolução, espectrômetros de absorção atômica, e de emissão por plasma, incluindo ampla linha de instrumentos para cromatografia a gás, programas para processamento de dados em espectrometria de massas, entre vários outros.
Em vias de consolidar no mercado a resina HTPM (High Technical Polymer Modified), a Sigmaplasth também se destacou nessa edição da feira. A nova blenda formulada com metacrilato representa alternativa a outras resinas e termofixos, principalmente para a fabricação de tampas e frascos injetados.
“Além da excelente transparência em peças de parede espessa, a nova blenda reduz o ciclo de injeção, entre 20% e 40%, e o consumo de energia elétrica, pois o material dispensa a desumidificação, sendo processado com pressão de injeção média e baixo tempo de recalque, condições que reduzem o consumo de energia e o desgaste da injetora”, informou Paulo Buck, diretor da Sigmaplasth.
O novo material também não degrada facilmente, permite troca rápida de cores e não requer agentes expansores. “Não gerando borras na troca de cores, garante a moldagem das peças com maior rapidez”, complementou Julian Arevalo, gerente de contas da empresa.
Segundo Buck, as vantagens propiciadas pela nova blenda foram determinantes para a conquista de novos mercados. “Desde o final de 2009, nossa resina está sendo utilizada em grandes clientes do setor cosmético e estamos muito satisfeitos com os avanços alcançados e com o potencial do material para embalagens”, finalizou o diretor.
Leia Mais: