FCE Pharma 2000: Farmacêutica atrai inovações

AGA

Com mais de 85 anos dedicados à produção de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, acetileno, hidrogênio, gás carbônico e gases especiais), a empresa sueca dá enfâse às mais recentes tecnologias desenvolvidas para as indústrias farmacêuticas, como os trocadores de calor criogênicos para controle térmico de reações exotérmicas de alta precisão (Cumulus ® FTC) e para controle de emissões gasosas e recuperação de produtos orgânicos voláteis (Cirrus® VEC). Outros destaques ficam por conta dos processos de inertização de remédios, com o uso do nitrogênio como gás inerte, ou com sistemas de resfriamento envolvendo a aplicação do nitrogênio líquido a -196°C; processos de fermentação otimizados com o uso do oxigênio gasoso por meio da tecnologia do “Sparging”, desenvolvida para a produção de micro-bolhas, proporcionar melhor absorção do oxigênio e aumentar a produtividade; além de processos para aplicação de oxigênio no tratamento de efluentes e de ozonização na potabilização da água.

Química e Derivados, Alcan mostra impressão de segurança
Alcan mostra impressão
de segurança

ALCAN

A divisão de embalagens flexíveis da Alcan Alumínio do Brasil, subsidiária da Alcan Aluminium, do Canadá, segunda maior empresa de alumínio do mundo, considerada líder nacional nos mercados de laminados (chapas e folhas de alumínio) e de semi-acabados (embalagens flexíveis), promove o lançamento da tecnologia de impressão de tinta reativa a metal em embalagens laminadas à base de papel, alumínio e polietileno, nas quais o espaço destinado à área de reserva nos sachets pode ser raspado, assegurando a legitimidade dos produtos.

AKZA

Como representante da Hueck Folien GmbH & Co, fabricante de embalagens flexíveis e
laminados técnicos para a indústria farmacêutica, a empresa apresenta novidades para o mercado brasileiro em alumínio para blisters, como child-proof, em tipos europeu e americano, e o Protecco®, blister com características de segurança, ou seja, holograma, microimpressão, impressão em linhas de fundo e impressão UV, que dificultam falsificações. Da Friedrich Sanner GmbH & Co, da qual também é a representante, serão expostos: tampa child proof de rosca, tubo snap-cap para efervescentes, conta-gotas com controle automático, que libera dose pré-programada de medicamento, além de aplicador sipor para fluídos, destinado a áreas de difícil acesso.

ATLAS

Parceira da indústria farmacêutica no segmento de transportes, a empresa pela segunda vez organiza, contando com o acervo das indústrias, a exposição “Memórias da Indústria Farmacêutica”, mostra de fotografias e peças de relevante conteúdo histórico para o setor, neste ano ocupando área de 250 m². Na primeira mostra, prestigiada por nove expositores – Abcfarma, Sincofarma, Sindusfarma, Abifarma, Sociedade Brasileira para Preservação da Memória da Pharmacia, Fontovit Laboratórios, Bayer, SmithKline Beecham e grupo Aché foram apresentados ao público desde embalagens antigas de medicamentos, materiais promocionais utilizados no início do século e nos anos 40 e 50, até peças como a “lâmina da penicilina”, usada por Alexander Fleming, que volta à exposição deste ano. Entre os destaques da segunda mostra, o púbico poderá conferir ânforas e encapsuladoras utilizadas na década de 30, reunidas pela Sociedade Brasileira de Preservação da Farmácia, além da reconstituição feita pelo Senac-SP dos materiais utilizados na Pharmácia Santa Therezinha, de Poços de Caldas-MG, em 1894.

Química e Derivados, Seladora automática da Bauch & Campos
Seladora automática da Bauch & Campos

BAUCH&CAMPOS

A linha tradicional de máquinas para rótulos auto-adesivos complementa-se com equipamentos automáticos e semi-automáticos para lacrar cartuchos de medicamentos, além de impressora e aplicadora de etiquetas print-apply, desenvolvida em parceria com a Avery-Dennison, divisão Novexx. Permitindo a impressão e aplicação simultânea de etiquetas nos padrões DUN 14, EAN 128, entre outros, a nova tecnologia possibilita à empresa fornecer ao mercado soluções para rotulagem em velocidades de até 1.200 peças por minuto.

BLANVER

Fundada em 1978, a empresa apresenta ampla gama de materiais destinados às indústrias farmacêuticas e alimentícias, como celulose microcristalina (Microcel MC-101/102/200®), celulose microfina (Microcel 3E-200/FG-201®), glicolato de amido sódico (Explocel®), celulose gel (Viscocel SC-681/580®), além de sistemas de revestimento de comprimidos, fabricados pela Colorcon Inc., e distribuídos com exclusividade no País, e os produtos Methocel e Ethocel, da The Dow Chemical Co., com os quais também atua na distribuição.

DISCOVERY

Fornecedora direta de produtos químicos de alta tecnologia da Chempharm, reunindo produtores da China envolvidos nos segmentos farmacêutico, veterinário, nutrição humana e animal, defensivos etc., a empresa destaca antibióticos, hormônios, produtos oncológicos, entre vários itens na linha veterinária, como o Ivermectin. Sua presença na exposição também será pautada pelo estabelecimento de novas parcerias com os produtores brasileiros.

Química e Derivados, Frascos gotejadores invioláveis da Farmaplast
Frascos gotejadores invioláveis da Farmaplast

FARMAPLAST

Para assegurar a inviolabilidade de frascos gotejadores, a empresa promove o lançamento de tampa com duplo anel de vedação, representando sistema de fechamento patenteado, podendo ser fabricado na opção de cor desejada pelo cliente. Potes com sistema de fechamento pilfer-proof, próprios para acondicionar drágeas e comprimidos, disponíveis em 30 ml, 50 ml, 70 ml e 100 ml, também se incluem entre as novidades, sendo apresentados com dois tipos de fechamento, um deles, permitindo a colocação de sílica acoplada à tampa, evita a umidade no produto, e o outro é dotado de mecanismo de fechamento especial, desenvolvido para dificultar a abertura das tampas por parte das crianças.

FORMIL QUÍMICA

A divisão floraBrasil, da Formil Química, criada há dois anos, destaca a linha de óleos, como o purificado de andiroba, recomendado para utilização em produtos dermatológicos, loções, cremes e sabonetes, e o óleo de castanha-do-Pará, empregado em produtos cosméticos (cremes, sabonetes, loções, condicionadores etc.), além do bálsamo de copaíba, utilizado de forma pura ou em associação com outros produtos cosméticos. Em parceria com a alemã Gehrlicher GmbH & Co., que atua nos segmentos de extratos secos, fluídos e glicólicos, e de tinturas, a empresa também exibe os produtos dessa linha, acompanhados das respectivas documentações científicas.

Química e Derivados, Galena monta laboratório de qualidade no País
Galena monta laboratório de qualidade no País

GALENA

Presente desde 1987 na comercialização de ativos fitoterápicos e farmacêuticos na América do Sul, como importadora ou distribuidora, a Galena do Brasil, do grupo Galena, estabeleceu em meados do ano passado parceria com a Galena A.S., da República Tcheca, empresa que figura entre as líderes mundiais na produção de alcalóides (princípio ativo à base de extratos vegetais) e pertence ao grupo Ivax Corporation, um dos maiores produtores de medicamentos genéricos dos EUA. A expansão das operações está envolvendo a construção de fábrica de insumos e matérias-primas, focada no segmento de fitoterápicos. Na FCE/Pharma, os destaques ficam por conta dos seguintes produtos: aciclovir (quimioterápico antiviral), captopril, cetoconazol (antifúngico), cimetidine (tipo A), ciprofloxacina (antiinfeccioso), dexametasona acetato (glicocorticóide antiinflamatório e antialérgico), diclofenaco potássico (antiinflamatório e antireumático), diclofenaco resinato e diclofenaco sódico (antiinflamatórios e antireumáticos), digoxina, enalapril maleato (anti-hipertensivo), loratadina (anti-histamínico), xalinfin 15 (emulsionante não-iônico), entre outros.

GEORGE FISCHER

Com atuação voltada a produtos para transporte, controle e medição de líquidos, a empresa destaca vários sistemas fornecidos para as indústrias farmacêuticas, como as tubulações plásticas para ciências da vida – Sygef Bcf de alta pureza, PP natural Bcf, solda Bcf (livre de fendas ou rebarbas), para água deionizada, água purificada e Wfi –, além de medidores de vazão e analíticos para sistemas de alta pureza.

GERBRAS

Pertencente ao grupo Palmares, fundado em 1967, na área de importação e distribuição de insumos para a indústria farmacêutica e segmentos afins, como veterinário, cosmético e alimentício, a empresa, criada em 1995, e considerada braço industrial das atividades farmacêuticas na comercialização de insumos e produtos acabados da marca Extravita, finalizou a construção há dois anos de nova área de cerca de 5 mil m², totalmente projetada dentro das normas de GMP, e vem operando com sistema interno totalmente informatizado de manipulação e processamento de dados.

HB-DOMNICK HUNTER

A linha completa de filtros para microfiltração de processos, utilizados na clarificação, estabilização e esterilização de líquidos e gases é exposta pela empresa. Entre as características destacam-se a operação a temperaturas de até 142° C, pressão de 10 bar e grau de filtração entre 300 e 0,01 mícron, com disponibilidade para cartuchos hidrofílicos para soluções aquosas, ou hidrofóbicos para ar e gases, esterilização “in situ” ou em autoclave a 121/142 ° C etc., e cujas aplicações se voltam para as indústrias dos segmentos farmacêutico, microeletrônico, alimentício e de bebidas.

HERVAQUÍMICA

Com 36 anos de atuação nos mercados de ervas e produtos químicos, a empresa destaca ampla gama de produtos, como os ácidos cítrico, fosfórico e láctico, os alcoóis cetoestearílico e estearílico, o benzoato de sódio, bicarbonatos, cânfora, citratos de sódio e de potássio, estearinas, glicerina USP, nipagin, nipazol, iodetos, lactose, mentol, propilenoglicol, sorbitol, vitaminas etc., vendidas para as indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia.

LAWES

A nova família de máquinas rotativas de compressão, dotada de GMP/BPF, estufa industrial, secagem com novo painel, comando microprocessado e registrador gráfico compõe um dos destaques em apresentação, entre outras soluções, como amassadeira, compressora de bancada, granulador piloto, equipamento para revestimento (coating) de comprimidos, misturador em V piloto, estufa piloto para secagem com 5 bandejas etc., utilizadas por setores de desenvolvimento, universidades e prefeituras, na montagem de laboratórios e produção própria de medicamentos.

Química e Derivados, Envasadora da Nelpas para 4,2 mil frascos/hora
Envasadora da Nelpas para 4,2 mil frascos/hora

NELPAS

A linha de envase para líquidos traz como destaque o modelo rotativo e semi-automático para pequenos volumes, desenvolvido para produtos de baixa e alta viscosidade, com alimentação automática de frascos por meio de mesa esteira transportadora e sistema de fechamento que permitem aplicações simultâneas de conta-gotas e tampa pilfer ou de seladora para bombas de recrave (válvulas spray). Com capacidade de produção determinada de acordo com a regulagem de velocidade ajustada no painel de comando, controlado por inversor de freqüência, que pode atingir de 1.800 a 4.200 frascos/hora, o modelo, assim como os demais fabricados pela empresa, admite a troca de formatos, atendendo às necessidades de set-up e praticidade exigidos pelo mercado.

NORTEC

Instalada no distrito industrial de Duque de Caxias-RJ, a empresa que se dedica à pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de insumos para os segmentos farmacêutico, alimentício, veterinário, cosmético, de higiene e especialidades químicas, já tendo conquistado o “Prêmio Liceu de Tecnologia” e a premiação Mercofarma/Sindusfarm de excelência no fornecimento de insumos para o segmento farmacêutico, coloca em destaque lançamentos tais como captopril, enalapril, haloperidol e midazolan, além de suas atividades experimentais apoiadas por laboratório com vasto instrumental analítico, calorímetro de reação, plantas-piloto e protótipos que possibilitam o scale-up de todos os processos em desenvolvimento.

Química e Derivados, Quimer apresenta ervas medicinais
Quimer apresenta ervas medicinais

QUIMER

Atuando no mercado de ervas medicinais e aromáticas há uma década, com mais de 500 espécies de plantas analisadas em laboratório para comercialização e acondicionadas em embalagens resistentes e invioláveis, a empresa destaca sua capacidade de fornecimento interno e externo, para as indústrias químicas, farmacêuticas, de bebidas e alimentos, laboratórios de essências etc., prevendo crescimento, levando em conta a tendência mundial e o interesse de grandes grupos de laboratórios no lançamento de fitoterápicos e produtos de higiene e cosméticos preparados com ingredientes naturais.

SANRISIL

Química e Derivados, Sanrisil investe em extratos vegetais
Sanrisil investe em extratos vegetais

Fundada em 1949, a empresa disponibiliza ao mercado mundial mais de 2.500 toneladas anuais de extratos vegetais, no atendimento das indústrias farmacêuticas, alimentícias, cosméticas e fumageira. Amostras de seus extratos, padronizados e produzidos em um ou vários princípios ativos e marcadores, são apresentadas na exposição, em estado seco, mole e fluído. Entre os destaques estão a rutina, espécie originária da região Norte do País, utilizada pela indústria farmacêutica no tratamento da fragilidade e permeabilidade vascular e como vitamina P; Aloe vera, artichoke, boldo, beladona, cáscara sagrada, centella asiática, camomila, guaraná, acerola, entre outros com comprovados benefícios terapêuticos.

STAHL

Atuante em informática, a empresa destaca o banco de dados denominado “Vigilância Sanitária Digital”, reunindo informações sobre legislação (Leis, Decretos, Portarias, Resoluções etc.), publicadas em Diário Oficial relativas à Agência Nacional e Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, envolvendo drogras, medicamentos, hemoderivados, cosméticos, produtos de higiene, perfumes, saneantes domissanitários, alimentos etc.

TECNOTRADE

A empresa apresenta uma série de máquinas e equipamentos fabricados pela Sepha, Lock, Ebs e Pharmasys, destacando tecnologias para envase em blisters, detectores de metais, verificadores de peso, impressoras a jato de tinta “inkjet”, para pequenos e grandes caracteres, incluindo tintas com grau farmacêutico, além de leitores e verificadores de códigos e de arte-final de embalagens.

Química e Derivados, Tekni-Plex embala com A
Tekni-Plex embala com A

TEKNI-PLEX

Considerado o maior convertedor da resina Aclar em âmbito mundial, o grupo Tekni-Plex, sediado em Nova Jersey, nos EUA, acaba de constituir em Buenos Aires, na Argentina, uma unidade convertedora de filmes laminados, visando melhor suprir o mercado latino-americano. Sua atuação, focada em embalagens para a indústria farmacêutica, será apresentada ao público e conta com diferenciais de produção própria de filmes em PVC mono, fornecimento de filmes de PVC/PVDC, polipropileno e Alu-Alu, utilizados em blisters, além de ampla variedade de selos para tampas e selos especiais para indução, utilizados no segmento de frascos.

WPS BRASIL

Instalada no País há 40 anos, a West Pharmaceutical Services coloca em exposição vários produtos, como tampas de borracha para injetáveis, pistões de borracha para seringas descartáveis, bicos de mamadeira de silicone e borracha natural, bulbos para chupeta de silicone e látex, selos de alumínio e flip-off e embalagens para anestésicos dentários. A principal novidade, porém, está na implantação de uma nova unidade para a fabricação de produtos para esterilizar, a ser instalada junto à atual fábrica de Diadema-SP, com início de operação previsto para meados de 2001, e que irá dispor de processo de fabricação totalmente validado, para atender às exigências das indústrias farmacêutica e veterinária.

UNITOWN

Especializada no transporte de produtos farmacêuticos e cosméticos, a empresa, fundada em 1974, possui frota composta por 60 unidades próprias e equipadas com sistemas de segurança GPS e rádiocomunicação, que permitem o bloqueio, travamento e a localização das cargas, no atendimento de cerca de 15 mil pontos de venda, com gerenciamento a partir das indústrias até o destino final, envolvendo a rastreabilidade em todo o processo. Atuando com pessoal treinado para o manuseio adequado à fragilidade das cargas, a empresa vem ampliando ainda mais sua atuação, com a elaboração de rotas ideais e abertura de unidades de distribuição em cidades estratégicas do Estado de São Paulo.

Química e Derivados, Tampas de segurança da Védat
Tampas de segurança da Védat

VÉDAT

Com 4 décadas de atuação no fornecimento de tampas herméticas para as indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia, a empresa promove lançamentos na linha child proof TES, dotada de lacre inviolável, nas opções de 18 mm, 24 mm e 28 mm de diâmetro, e de tampas para flaconetes monodose, com 16 mm de diâmetro, em cumprimento às recomendações de segurança do Ministério da Saúde, visando evitar a violação de produtos. Os visitantes da exposição também poderão inteirar-se sobre os novos investimentos feitos pela empresa na implantação de área limpa de 330 m² em sua unidade fabril do Embu-SP, na qual estão sendo instalados todos os equipamentos necessários à produção de tampas invioláveis da marca TES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.