FCE: Feira mostra fármacos e equipamentos
AGA
O trocador de calor criogênico Cumulus FTC é uma das novidades da AGA. Segundo os expositores, trata-se do mais avançado trocador para resfriamento ultra-preciso de reações exotérmicas. Outro lançamento, o Cirrus VEC, é um condensador criogênico para controle de emissões gasosas, ideal para a recuperação de solventes orgânicos voláteis. Na área de tratamento de efluentes líquidos, a AGA traz processos de aplicação de oxigênio puro. Na ocasião, será apresentado o ozonizador, cuja função é a de produzir ozônio através da transformação do oxigênio puro. Da divisão de gases especiais, a AGA mostra nova linha de gases puros, cujos produtos apresentam pureza de até 99,9999%.
DISCOVERY
Há 25 anos no mercado, a Discovery comercializa produtos importados químicos e naturais no Brasil nos segmentos farmacêutico, veterinário, nutrição, agro e cosmético. Os destaques na feira são para o setor farmacêutico, os anti-retrovirais, para o tratamento da aids. Segundo a empresa, esses produtos permitem a produção local e reduzem os custos do medicamento, comparados aos praticados pelas multinacionais. A Discovery ressalta também as matérias-primas adequadas para a produção de medicamentos genéricos.
GALENA
A empresa traz insumos farmacêuticos como a sulfasalazina Dragix, que protege os fármacos do pH do estômago e diminui a ocorrência de reações adversas. Além de não precisar de revestimento gastro por ser revestido por polímeros sintéticos, o produto ainda apresenta vantagens, como resistência para cápsulas e, na preparação de comprimidos, há possibilidade de fazer compressão direta. Ainda para o tratamento gastroenterológico a Galena vai expor o Pascolique, insumo voltado ao alívio o para estufamento, inchaço e desconforto causado pelos gases. Reúne em um só produto propriedades antiácidas e antiflatulentas. É preparado em suspensão, a fim de facilitar o uso em crianças e pacientes no pós-operatório. A Celulosix FF é um excipiente sem qualquer tipo de interação. Essa característica assegura ao insumo biodisponibilidade e conseqüente efeito farmacológico. Além de ser compatível com diversos princípios ativos e não ser tóxico e nem causar irritações, não é absorvido sistematicamente, e possui maior fluidez comparada a outras celuloses. O Polvix 200, também apresentado na FCE Pharma, permite obter suspensões estáveis, mesmo se administrado a princípios ativos insolúveis. Pode ser usado por diabéticos, porque não contém sacarose. Para utilizá-lo é só adicionar o princípio ativo, água, agentes flavorizantes e ajustar o pH final. Durante sua armazenagem não é possível verificar o crescimento de cristais. Atrás do sonho da juventude eterna, a empresa tem o Radizen–A, indicado para antienvelhecimento. É um antioxidante, estimula a microcirculação, fotoprotege, intervém diretamente na síntese do colágeno e atenua as manchas produzidas pela idade.Tem como principais características a incrementação da proliferação celular e a atividade enzimática da pele, reduz a peroxidação lipídica e ativa o metabolismo energético celular, através do aumento de consumo de oxigênio e glicose.
IAMS COMPANY
Atuante no mercado veterinário, na fabricação dos alimentos Premium Iams e Eukanuba para cães e gatos, a Iams Company vai lançar a Eukanuba Dental Defense System, uma nova tecnologia na prevenção e redução das placas bacterianas e tártaro em cães e gatos. Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Procter & Gamble e a Iams a implantou em toda linha de alimentos Eukanuba Dog e Cat Food. Os microcristais de limpeza que recobrem a superfície dos grãos do alimento entram em atrito com a placa durante a mastigação como, também, após a refeição, infiltram-se nela e diminuem a formação do tártaro entre as refeições. Segundo a empresa, cães alimentados com os microcristais apresentaram até 55% menos tártaro do que os alimentados com dieta de controle. Nos gatos, essa redução foi de 45%.

JHM Máquinas
O lançamento apresentado pela JHM Máquinas fica por conta da empacotadora automática Multipack. Versátil, a máquina pode ser operada no modo manual ou automático. No primeiro caso, ao receber o produto das mãos do operador, a empacotadora já estará transformando a bobina de plástico em saco, concluindo a embalagem final de forma automática. A Multipack também pode ser alimentada por um sistema de pesagem, volumétrico, dosagem de líquido ou rosca sem fim, entre outros. Para empresas que utilizam estas máquinas de dosagem semi-automáticas, os fabricantes apontam a vantagem de poder trabalhar com embalagens individuais já prontas e com bobina.
LENOXY
Representante exclusiva da italiana Indena S/A, a Lenoxy do Brasil leva a FCE Pharma produtos desenvolvidos para a área cosmética e farmacêutica com plantas fitoterápicas, em especial na área oncológica. A empresa apresenta, também, novidades tecnológicas em cápsulas e excipientes para a indústria, em parceria com a francesa Gatefossé.

3M
No mercado de fitas adesivas desenvolvidas em especial para aplicação direta sobre a pela a 3M expõe as fitas hipoalergênicas. Sua principal característica é minimizar o risco de reações alérgicas. O produto possui certificado de aprovação no FDA, avalizando sua utilização para os segmentos farmacêutico, cirúrgico e hospitalar. Entre as possíveis aplicações estão as de campos cirúrgicos, etiquetas para oclusão da pele, eletrodos, bolsa para ostomia, curativos, dentre outros. A empresa vai mostrar também os indicadores de temperatura para utilização em produtos farmacêuticos, vacinas e kits para diagnóstico clínico. A vantagem do indicador é alertar quando uma temperatura excede o permitido. Isso evita o comprometimento na qualidade do produto nas etapas do processo produtivo, armazenagem ou distribuição.

TROX
A empresa lança os minifluxos laminares Trox FLV-K e FLH-K, desenvolvidos para a criação de uma área de trabalho estéril classe 100, conforme a ABNT – NBR 13700 ou classe 5, segundo a norma ISO-14644-1. Os minifluxos são utilizados para a manipulação segura de materiais biológicos ou estéreis que não podem sofrer contaminação do meio ambiente. Para atingir uma área estéril classe 100, as capelas são providas de filtros absolutos HEPA de fabricação Trox, tipo F781, com eficiência de 99,97% DOP e classificação A3, conforme NRB 6401. Assim, um fluxo de ar laminar e estéril atinge a área de trabalho da capela e mantém uma velocidade constante de, aproximadamente, 0,4m/s, equivalente a mais ou menos 20%. O equipamento tem gabinete construído em chapa de aço inox AISI 304 escovado e suas áreas laterais e traseira de trabalho são fabricadas em vidro temperado transparente. No fluxo vertical, o visor tem dobradiças de alumínio anodizado. A alimentação é de 220V/60Hz monofásico e seu nível de ruído é inferior a 62db, medidos a um metro de distância da capela.
VULCAN
Integrante do grupo Occidental Chemical Corporation, a Vulcan Material Plástico lança sua linha de laminados PVC rígido para embalagens (blisters) Vinitherm. Além de ser atóxico, apresenta-se transparente, translúcido ou opaco, formulado para fabricação de embalagens em produtos alimentícios e farmacêuticos, com alto desempenho em todos equipamentos de termoformagem. O produto, em função da facilidade de manuseio, gera a redução de custo de moldagem e energia. O Vinitherm é produzido em equipamentos de alta tecnologia, sem nenhum contato manual, além de garantir a pureza do produto.