Farmacêutico e Biotecnologia

FCE Pharma e FCE Cosmetique – Indústrias investem na otimização de processos e para reduzir custos

Hamilton Almeida
28 de julho de 2015
    -(reset)+

    Otimismo não falta a Valdirene: “Este é um bom momento para nós, agora que temos um portfólio mais completo.” Antes, havia uma concentração dos negócios em hair care. A Solvay Novecare reforçou o seu portfólio para skin care, que inclui emolientes, emulsionantes e especialidades, mediante a aquisição da Dhaymers, no final do ano passado. Os investimentos somados desde 2014 chegam a R$ 240 milhões.

    Química e Derivados, Caravieiri: suavidade é o foco dos insumos para skin care

    Caravieiri: suavidade é o foco dos insumos para skin care

    A Clariant aproveitou a FCE para anunciar o lançamento global de um tensoativo vegetal com grande apelo sensorial: a linha GlucoTain, à base de açúcar e sem sulfato. “São quatro produtos com características de espuma diferenciada”, definiu Fábio Caravieri, gerente de marketing. A nova linha combina suavidade e limpeza, sendo indicada para inúmeras aplicações cosméticas de cuidados com a pele e o cabelo. Também apresentam compatibilidade com grande variedade de ingredientes, fragrâncias, óleos e outros ativos.

    Com esses produtos, os formuladores de personal care podem obter características sensoriais personalizadas para diferentes tipos de pele e aplicações finais. Produtos de limpeza facial profunda e xampus infantis, por exemplo, podem ter uma sensação de hidratação pós-aplicação, graças à espuma cremosa e intensa; produtos revitalizantes para o banho podem produzir espumas macias e leves, fáceis de enxaguar.

    Todos os tensoativos GlucoTain são biodegradáveis e não possuem rótulo Aquatox. O GlucoTain Clear é um produto sem óxido de etileno e polietileno glicol, para soluções leves e refrescantes. Oferece às formulações um boost de espuma macia, fácil enxague e sensação de pele profundamente limpa. Ideal para todos os tipos de pele, é recomendado para produtos refrescantes e revitalizantes para o banho, sabonetes líquidos para as mãos e produtos 2 em 1.

    O GlucoTain Clean é um limpador profundo e suave. Ideal para peles oleosas, é recomendado para produtos de limpeza facial e demaquilantes. O GlucoTain Flex oferece flexibilidade para formulações suaves sem sulfato e sem cocamidopropil-betaína. A espuma de cremosidade média proporciona sensação de pele suave e nutrida. Ideal para peles normais, é recomendado para produtos de banho e sabonetes líquidos para as mãos, além de produtos de limpeza facial.

    O GlucoTain Care é o produto mais suave dessa família de tensoativos. A espuma densa e cremosa é fácil de enxaguar e deixa uma sensação de condicionamento suave e hidratação após a aplicação. É indicado para peles secas e sensíveis e recomendado para os produtos cremosos de banho e os delicados de limpeza facial.

    Trata-se, segundo Caravieri, de um processo novo. O diferencial está na maior facilidade de formulação; obtém-se viscosidade sem adicionar aditivos e o sensorial é único. Nos tipos de espumas estão “o grande diferencial” dessa linha desenvolvida pela equipe de pesquisadores, cujo objetivo é atender à crescente demanda do mercado por tensoativos suaves, renováveis e isentos de sulfato e óxido de etileno.

    Para gerar um efeito perolizante nos produtos, a Clariant difundiu o Perlogen. De acordo com Caravieri, o lançamento é uma versão perolada mais fraca, “o único perolizante do mercado isento de sulfato”. Concentrado líquido para produtos de enxague, proporciona brilho intenso e sedoso a uma baixa concentração de uso. Agrega valor a xampus, sabonetes líquidos para as mãos, condicionadores nutritivos e sabonetes líquidos hidratantes. Há três linhas: SF 17, EGL e SF 3000.

    Química e Derivados, Flávia: texturas criam vínculos emocionais com o produto

    Flávia: texturas criam vínculos emocionais com o produto

    Um ingrediente inédito, capaz de reverter os danos causados pela glicação, foi o destaque da Basf, conforme ressaltou Flávia Zanella, responsável pelo segmento de skin care e sun care do marketing de personal care para a América do Sul. O uso desse ativo permite que as fibras da pele recuperem a sua flexibilidade e funcionalidade, proporcionando uma aparência mais jovem. A glicação danifica a estrutura da pele, que perde elasticidade e resistência, dando margem para o surgimento de rugas.

    Adotando o conceito Look `N Feel, a Basf valorizou as texturas da marca Care Creations, que “fogem do óbvio”. São óleos corporais superleves ou que viram gel, mousse que se transforma em pó em contato com a pele, texturas como chantilly e geleia ideais para o cabelo, que mostram uma quebra de paradigmas. “O objetivo é criar um vínculo emocional com o produto. Daí os vários tipos de texturas”, revelou Flávia.

    Química e Derivados, Gislene: polímero premiado em Barcelona chega ao Brasil

    Gislene: polímero premiado em Barcelona chega ao Brasil

    Outros ingredientes lançados pela Basf: Emulgade Sucro Plus, emulsificante de base natural “com desempenho sensorial único”; Reflecks MultiDimensions, nova linha de pigmentos de efeito color travel, que levam ao cosmético uma mudança de cor de acordo com o ângulo de observação; Lox-Age, estimula a síntese de Lox (lysyl oxydase) e promove a restauração da estrutura da epiderme, melhorando a coesão e a diferenciação de suas células; Epigenist é rejuvenescedor da pele; Dermawhite WF inibe a síntese de melanina em 90%, oferecendo clareamento rápido – efeito é três vezes maior do que o ácido kójico.

    Com o respaldo de ter sido lançado e eleito o melhor ingrediente na In-Cosmetic 2015, realizada em Barcelona, no mês passado, o Dow Corning 3901 Liquid Satin Blend foi a grande atração da Dow Corning: “Fizemos o pré-lançamento e, em julho, o produto deverá estar disponível no mercado nacional”, afirmou Gislene Attilio Meyer, da área de marketing América do Sul.

    Química e Derivados, Celina: álcool gel ganha nova formulação, mais refrescante

    Celina: álcool gel ganha nova formulação, mais refrescante

    Trata-se de “um polímero revolucionário, que possui textura única (se situa entre uma goma e um elastômero) e oferece um sensorial acetinado prolongado e do tipo luxuoso”, na definição de Gislene. Pode ser usado em diversas formulações cosméticas: face, corpo, maquiagem. A companhia também lançou o Dow Corning CB-3046 Fluid, um silicone líquido que oferece “controle superior” de frizz com capacidade de modelagem.

    Dentro do conceito de estimular os sentidos, a Lubrizol apresentou diversas novidades: o ingrediente Carbopol Ultrez 10, por exemplo, reformula o tradicional álcool gel. Possui sensação refrescante, inova no visual, hidrata e pode ser utilizado com diferentes fragrâncias, segundo Celina Issa, gerente de marketing para a América Latina. O Brighlette é outro ativo inovador: extrato de origem marinha, atua nas várias fases da hiperpigmentação reduzindo de forma consistente a deposição de melanina na epiderme.

    Química e Derivados, Viviane: ‘sabão em espuma’ evita ressecamento das mãos

    Viviane: ‘sabão em espuma’ evita ressecamento das mãos

    O Eyedeline, também extrato de origem marinha, combate os três principais sinais de fadiga e de envelhecimento ao redor dos olhos – bolsas, olheiras e rugas. “Estimula a síntese de colágeno e elastina e não há similar no mercado”, ressaltou Celina. Na linha de cuidados pessoais, a especialista em serviços técnicos Viviane Moratti citou outros produtos com “sensorial diferenciado”, como o condicionador para cabelo Sprayable Clear, polímero catiônico, transparente, que propicia maciez e pode ser aplicado nos cabelos secos.

    O “sabão em espuma” Foaming também foi destacado por Viviane. Com espuma cremosa, limpa e, ao mesmo tempo, evita o ressecamento das mãos. Em forma de sabonete, o demaquilante Cl-F0044CLA não resseca a pele, deixando-a macia. A empresa exibiu ainda a linha Pathway, excipientes de poliuretano termoplástico de grau farmacêutico, com capacidade de reduzir o tamanho de comprimidos de medicamentos orais contendo cargas altas de ativos. A incorporação da tecnologia Carbopol pode resultar em comprimidos 25% a 30% menores do que os existentes no mercado para a Metformina.

    Em junho, a Lubrizol vai inaugurar uma planta de surfactantes, em Belfort Roxo-RJ, com investimentos da ordem de US$ 20 milhões. É o seu primeiro investimento em uma unidade fabril no mercado de personal e home care no país e faz parte da estratégia de crescimento de longo prazo nesse ramo de negócio.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *