Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

FCE Cosmetique – Tecnologia consegue produzir mais rápido, com economia e qualidade

Rose de Moraes
12 de julho de 2009
    -(reset)+

    Química e Derivados, Nelson Perassinoto, gerente técnico de Personal Care para o Brasil da International Specialty Products, FCE

    Nelson Perassinoto: sistema permite formular protetor solar a frio

    “A ISP simplificou a fabricação de protetores solares, apresentando FPS adaptável que permite formular sem adicionar emulsionantes ou modificadores reológicos, de forma segura, rápida e ecologicamente correta, bastando adicionar água e agitar, gerando fórmulas estáveis e resistentes à água durante 80 minutos”, acrescentou Perassinoto.

    Compatível com ativos antiaging, permite, com um único produto, formular diferentes FPS, e sua combinação com uma dispersão de dióxido de titânio também torna possível obter níveis de FPS ainda mais altos.

    Hidratantes pré e pós-sol, de acordo com outro novo desenvolvimento da ISP, também podem aumentar significativamente a síntese de melanina na pele, prolongando a manutenção do bronzeado por um período de 28 dias.
    Trata-se de ativo vegetal extraído de ervilhas verdes, capaz de proteger, ressaltar o brilho e a luminosidade da pele. “Além de aumentar a síntese de melanina, o Heliostatine atua na modulação das citoquinas, devendo ser adicionado na fase aquosa em formulações a frio e/ou abaixo de 50ºC em produtos formulados a quente”, acrescentou Perassinoto.

    Extratos mais efetivos – A associação entre uma levedura encontrada no solo, a Pichia pastoris, e o resveratrol, substância reconhecida pelo alto poder antioxidante sobre as células da pele e estimulante da produção de colágeno, extraída da planta Knot japonesa, mas também encontrada em uvas, não só viabilizou, como também potencializou as aplicações de resveratrol em cosméticos antienvelhecimento, afastando o risco de causar irritações cutâneas. O Metabiotics Resveratrol, desenvolvido pela Arch Personal Care Products e obtido por biofermentação, conquistou recentemente um prêmio na categoria inovação em Munique, na Alemanha.

    “O mercado farmacêutico já reconhece há algum tempo as propriedades antioxidantes do resveratrol, mas faltava isolar a molécula, de modo que não causasse irritações, e estabilizá-la para uso cosmético ou farmacêutico”, informou Tatiana M. Kumayama, responsável por Personal Care Products da Arch Química Brasil.

    Química e Derivados, Tatiana M. Kumayama, Responsável por Personal Care Products da Arch Química Brasil, FCE

    Tatiana M. Kumayama: reservatrol isolado ganhou prêmio de inovação

    Outro ativo destacado pela empresa é o PhytoTerra Organic Mate Extract. Trata-se de extrato orgânico de chá verde com efeito antioxidante para a pele e para a proteção da coloração dos cabelos. Sua demanda está assegurada tanto na Europa como nos Estados Unidos.

    “Esse extrato, certificado pela USDA Organic, é o primeiro da parceria voltada à produção sustentável entre a Arch Personal Care e a Centroflora que garante um ingrediente contendo entre 18% e 20% de polifenóis, com teor padronizado de cafeína, além de ser isento de preservantes e comprovar com testes de eficácia a sua ação antioxidante, proteção peroxidase-like e da coloração dos cabelos”, informou Tatiana.

    Também no segmento de extratos, a Croda apresentou Crodarom Teak. Trata-se de extrato hidroglicólico, obtido da madeira de Tectona grandis, que contém principalmente polifenóis, quinonas e ácido betulínico, ingredientes com propriedades antioxidante, adstringente, anti-inflamatória e antibacteriana, para aplicações em cosméticos para a pele e para os cabelos.

    A associação de extrato vegetal com peptídeo natural, realizada pela empresa, também resultou em Volulip, ativo que mimetiza a injeção de ácido hialurônico, aumentando o volume dos lábios.

    Uma composição de extratos de origem natural e cafeína vegetal, também patenteada pela Croda, comprovou reduzir adiposidades resistentes, revelando ser ideal para o preparo de emulsões e géis para emagrecimento. Já o blend natural de colesterol, lanesterol, agnosterol, desmosterol, dihidrolanosterol e álcoois alifáticos, denominado Crossential Opitma, e também desenvolvido pela empresa, comprovou capacidade de repor o colesterol essencial perdido com o envelhecimento, rejuvenescendo peles maduras.

    Fórmulas direcionadas aos cabelos, como xampus, condicionadores e modeladores, também já podem contar com um novo absorvedor UVA/UVB, de natureza catiônica, produzido pela mesma empresa com um solvente de origem vegetal, oferecendo proteção às fibras capilares.

    A oferta de extratos também foi ampliada pelo lançamento de Biofunctional Buriti Extract, ingrediente com certificação Ecocert e USDA Organic, apresentado pela Beraca. Proveniente do óleo extraído da fruta do buriti, palmeira típica da região amazônica, conhecida como “árvore da vida”, esse extrato possui propriedades tônicas e antioxidantes, contando com recomendações de uso em produtos para cuidados diários da pele e dos cabelos.

    Outro destaque da Beraca ficou por conta de Beracare Ars Hair, um sistema concentrado, rico em Ômega 6 e flavonóides, que atua como alternativa natural aos silicones, oferecendo nutrição, maciez e brilho aos cabelos.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *