FCE Cosmetique: Soluções inovadoras para o setor

Exposição reserva espaço para soluções inovadoras ao setor

Importantes marcas do mercado de cosméticos apresentaram inovações e puderam se conectar com um público qualificado e ávido por novidades entre 13 e 15 de junho, durante a 27ª FCE Cosmetique, no São Paulo Expo.

Relatos dos participantes dão conta de que grande parte das visitas foi técnica e embutia a intenção de realizar negócios.

Cerca de 30% maior do que a edição anterior, FCE Cosmetique e FCE Pharma (exposição realizada simultaneamente) ocuparam área de 40 mil m², onde estiveram reunidos mais de 400 expositores.

Um espaço do pavilhão foi reservado para apresentar o Innovation Challenge, projeto dedicado à premiação de empresas que desenvolveram soluções inovadoras em matérias-primas.

Destaque para o primeiro colocado: o Siliphos, da Givaudan Active Beauty.

Exposição reserva espaço para soluções inovadoras ao setor ©QD Foto: Divulgação
Siliphos, da Givaudan

A empresa apresentou o ingrediente como a melhor alternativa vegetal aos retinóides.

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Genovez: Siliphos substitui retinol com mais segurança

“Entrega todos os benefícios do retinol, mas de maneira totalmente segura”, afirmou Andre Genovez, head of active beauty da empresa.

Realizado pela NürnbergMesse Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o Innovation Challenge premiou como segundo e terceiro colocados outros dois ativos formulados para o tratamento da pele: Amaretine, da Lipid Ingredients, e o Neoimuno Hilus GB, da Gabbia Biotecnologia, respectivamente.

A Nanovetores também concorreu com o NV Grayless, um sistema de nanopartículas composto por um blend de ativos que atua no folículo piloso, estimulando as células-tronco para repigmentar o fio do cabelo.

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Laske: estímulo aos folículos promove repigmentação capilar

“É mais estável, tem uma permeação melhor e controle na sua liberação”, comentou Rafael Laske,da área de international business da empresa.

Em sua estreia na FCE Cosmetique, a Glia Innovation apresentou a tecnologia Drone, uma plataforma formada por nanoesferas projetadas e programadas com coordenadas biológicas para a entrega do ativo peptídeo diretamente no alvo, incluindo células das camadas mais profundas da pele.

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Camargo: Drone entrega ativos exatamente no alvo escolhido

“O nome não é aleatório. Você tem, de fato, uma ação guiada. É como se fosse um robozinho que entrega onde precisa entregar o ativo de interesse”, disse Nichollas Camargo, diretor de produção da Glia.

Distribuição – A Brenntag levou como novidade o agente modificador reológico Aurist GHI, da IFF.

Trata-se de um biopolímero oriundo das sementes da leguminosa guar, cultivada na Índia.

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Bruna: inovações atraem maior visitação técnica

Do mesmo fornecedor, expôs ainda o Genencare OSMS BA, um ativo vegetal multifuncional, derivado de um aminoácido da beterraba.

De seu extenso portfólio, Bruna Pinheiro, da área de inteligência de mercado da Brenntag, divulgou também o Belsil EG 5, um elastômero de silicone em gel fabricado pela Wacker.

Um ponto positivo desta edição, segundo ela, foi o público. “As visitas têm sido técnicas, muita gente nos procurou com projetos de desenvolvimento”, afirmou.

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Vidro Extra Flint Pure70

Tereza Peranovich Victorio, gerente de laboratório da Dinaco, concordou com ela.

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Tereza: ingredientes podem substituir insumos antigos

“Muitos vieram com projetos interessantes. A visitação foi mais de clientes e não de curiosos”, comentou.

A companhia destacou alguns ingredientes, como o emoliente de origem natural SilSense Bio 5 (da Lubrizol), exposto como uma opção ao silicone, e o Argireline YOUth peptide, ativo indicado aos jovens, na prevenção das rugas de expressão.

A Dinaco divulgou, da Nagase, alternativas naturais e biodegradáveis de fillers, para substituir o talco, e o Oleobiota, da Novachem, ativo que modula os microambientes oleosos da pele e do couro cabeludo, ao lado de outros produtos de representadas como a Takasago e a Arxada.

Embalagem – Muitas empresas de embalagem participaram desta edição da FCE Cosmetique.

O estande da Wheaton exibiu diversos produtos, como o Extra Flint Pure70, apresentado como uma inovação na composição dos frascos, na medida em que garante um nível superior de transparência para o vidro.

A companhia também exibiu, entre outros destaques, uma aplicação de tecnologia que utiliza tinta de serigrafia com acabamento em glitter para imprimir elementos decorativos nas embalagens. A Antilhas, por sua vez, mostrou o verniz holográfico e o stand up pouch (SUP) monomaterial (de polietileno, PE).

Exposição reserva espaço para soluções inovadoras ao setor ©QD Foto: Divulgação
Frasco com glitter, da Wheaton

Várias companhias apostaram em soluções monomaterial, como a Globoplast, ao exibir bisnagas e tampas fabricadas em PE, além de produtos feitos de PCR (post-consumer resin), e a Wista Packaging, que apresentou a linha Pump Pacific, cujos componentes são todos feitos de PE.

A empresa exibiu ainda a tecnologia Pump UD, indicada para minimizar o entupimento durante o uso e para a dispensação de formulações microencapsuladas e mais densas.

Fragrâncias – A perfumaria dominou muitos espaços nesta edição da FCE.

A começar pela Vollmens Fragrances, que perfumou a entrada da feira, conferindo a ela um cheiro que identificasse a atmosfera do evento. Mas este foi só um dos desafios.

A casa de fragrâncias propôs aos seus cinco perfumistas o desafio de criar uma coleção especial, a partir da ideia de qual seria o cheiro do futuro.

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Natália: olfato estimulado para atmosfera futurista

“Pensamos em vivenciar uma realidade futurista através do olfato”, afirmou a gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens, Natália Mendes.

A OAK Fragrances investiu na experiência do visitante, adotando o tema praiano em seu estande.

No local, lançou três fragrâncias com inspiração em frutas: piña colada, manga rosa e flor de maracujá roxo.

Segundo Dionatan Bildhauer Oliveira, executivo de contas da OAK Fragrances, elas são indicadas para aplicações diversas, atendendo ao dinamismo do setor, que busca essa flexibilidade.

Ele contou que a visitação foi muito expressiva, refletindo o momento atual.

“O mercado está muito aquecido”, afirmou.

A Aromaty Fragrances também apostou no encantamento do público, com um estande ilustrado pela artista plástica Lia Fênix.

Uma novidade ficou por conta do Trigo Neutral, uma molécula extraída do trigo que bloqueia odores.

Exposição reserva espaço para soluções inovadoras ao setor ©QD Foto: Divulgação
Paula: molécula do trigo consegue neutralizar odores

“Pode ser utilizado em qualquer tipo de produto, desde uma progressiva até um odor-free de banheiro”, disse Paula Prevelato, do marketing da empresa.

Exclusiva, essa tecnologia integra a plataforma Smartscent, que conta ainda o acorde Fator A, uma tecnologia desenvolvida exclusivamente para o evento pelos perfumistas Juliana Bombarda e Felipe Del Vigna.

“É uma tecnologia que potencializa as notas já existentes no produto para trazer a sensação da conquista, através do cheiro”, explicou Marcella Paulino, senior fragrance evaluator da empresa.

A Aromaty Fragrances também utilizou blends de óleos essenciais para mostrar a interferência da fragrância no humor.

A FCE Cosmetique exibiu soluções para acessórios, embalagens, válvulas e sprays; fragrâncias e matérias-primas; máquinas e equipamentos; terceirização e serviços e tecnologia e logística.

Além da exposição, os visitantes tiveram acesso uma série de atrações como o Congresso Brasileiro de Cosmetologia, o We Need to Talk about Cannabis (WNTC) e os inéditos: Cosmetic Packaging & Label Summit e CHOC MasterClass.

A próxima edição está agendada para os dias 4 e 6 de junho de 2024.

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