FCE Cosmetique & Pharma – Máquinas e equipamentos ganham destaque na feira

A FCE Pharma deste ano apresentou a maior mostra de todos os tempos na área de máquinas e equipamentos. No pavilhão dedicado à França, organizado em conjunto com a Ubifrance Brasil e a Embaixada da França no Brasil, um dos destaques ficou por conta do TurboTest, um misturador de bancada compacto, desenvolvido para a preparação de formulações cosméticas, em volumes que vão desde 200 ml até 20 litros. Disponível no mercado europeu desde 2004, o equipamento confere praticidade às atividades laboratoriais, permitindo preparar emulsões, dispersões, géis, xampus etc.

Química e Derivados, FCE Pharma, VMI The Mixing Company
Misturador VMI: velocidade entre 50 rmp e 3.300 rpm

De acordo com Stéphane Taconet, gerente de vendas dos setores cosmético e farmacêutico da francesa VMI The Mixing Company, fabricante do misturador, o equipamento oferece grande variedade de turbinas e permite velocidades de rotação na faixa entre 50 rpm até 3.300 rpm, o que, tecnicamente, viabiliza o preparo de microemulsões inferiores a 10 micrômetros, até emulsões de 100 micrômetros.

A indústria farmacêutica que trabalha com matérias-primas de alto custo também poderá se beneficiar do novo minicoating da Glatt, concebido para desenvolvimentos em escala piloto, para revestir comprimidos com polímeros tanto naturais (HPMC, HPC etc.) como sintéticos (metacrilatos). Apresentado na exposição pela Almapal, representante do fabricante no mercado brasileiro, o minicoating opera com três diferentes tipos de tambores perfurados, permitindo temperatura homogênea em todo o leito de aplicação, podendo comportar receitas desde 500 gramas até 2 quilos.

Primordiais nos processos de produção, as soluções e as tecnologias para obtenção de água pura e ultrapura para laboratórios, em vazões desde 7 litros/hora até 200 litros/hora, foram destacadas pela Veolia Water. Um dos sistemas apresentados foi o Purelab Flex. Responsável por distribuir até 2 litros de água por minuto, dos tipos I, II e III, esse sistema é dotado de filtro no ponto de uso, garantindo pureza microbiana menor do que 1 CFU/10 ml, sendo capaz de promover a recirculação de água por todo o sistema até o ponto de dispensação e de assegurar a pureza da água mediante purificação por troca iônica e lâmpadas UV.

Outro destaque visto no estande da Veolia Water foi a central de produção e distribuição de água purificada e ultrapura, com a maior capacidade de ultrapurificação, para 200 litros/hora.

As maiores indústrias farmacêuticas instaladas no país também já contam com um dos equipamentos mais avançados, considerado top de linha, e que atende a todas as regulamentações USP e da farmacopeia europeia. Trata-se do sistema Pure Water Orion, solução compacta para tratamento de água purificada e ultrapurificada, concebida para garantir o melhor controle microbiológico, e com indicações de uso em pré-tratamento, osmose reversa mais eletrodeionização (CEDI) e sanitização térmica, a vazões desde 500 l/hora até 6 mil l/hora, dispensando a regeneração de químicos.

Química e Derivados, FCE Pharma, Edson Ferreira, Engenheiro de vendas da Veolia Water Solutions Brasil.
Ferreira: sistema de deionização em vez de carvão ativado

“Também estamos destacando a versão 2012 do SDI (Serviço de Deionização Integral) Pharma Plus, em lançamento, para os setores farmacêutico e de cosméticos, para substituir a versão anterior, com carvão”, informou Edson Ferreira, engenheiro de vendas da Veolia Water Solutions Brasil.

Com a solução SDI, torna-se possível estabelecer controle de qualidade das matérias-primas, bem como das diversas etapas do processo de regeneração e da qualidade final do produto, além do aproveitamento total da água de alimentação.

Atendendo a todas as recomendações sanitárias na geração de água purificada, o sistema SDI está de acordo com as exigências do setor farmacêutico no que diz respeito ao controle microbiológico, recirculação, UV com redução de TOC, filtro com 0,22 micrômetros, conexões sanitárias, entre outras. “Construído com aço inoxidável, a versão SDI Pharma Plus faz dosagens de metabissulfito em sistema looping para o fornecimento de água no padrão Pure Water”, explicou Ferreira.

Alcançar um novo patamar de eficiência na produção de comprimidos com uma ou duas camadas foi o que norteou a concepção da nova Fette Compacting FE55, uma nova geração de tecnologias de compressão que permite fabricar comprimidos com controle individual e que agrega sistema de enchimento inovador com alimentador com uma única câmara em formato cônico, para melhorar a fluidez dos pós para os orifícios dos segmentos e alcançar níveis de produtividade até 50% superiores em relação aos padrões de mercado.

Química e Derivados, FCE Pharma, Mike Drechsler, gerente de vendas da Maquidrex.
Drechsler: ajuste facilitado para compressora

“Trata-se de compressora para comprimidos de duas camadas que propicia ajustes da mesa do alimentador sem ferramentas e que possui sistema de amostragem da primeira camada para total controle do processo; além disso, os rolos de compressão percorrem maior área e a saída dos comprimidos está na coluna da própria máquina”, destacou Mike Drechsler, gerente de vendas da Maquidrex.

Os ultrapurificadores de água Master System MS 2000 foram os lançamentos apresentados pela Gehaka. Em versões totalmente remodeladas, mais compactas, oferecem novas funções, e já vêm com sistema integrado de pré-tratamento por osmose reversa, sendo adequados para a obtenção de água Tipo I, atendendo em toda a gama de modelos às normas ASTM, NCCLS, USP, ISO 3696 e Inmetro.

Química e Derivados, FCE Pharma, Ultrapurificadores, Gehaka
Ultrapurificadores: agora em versões mais compactas

As empresas do grupo Pensalab e Metrohm Pensalab apresentaram aos visitantes várias novidades. Uma delas foi o Titrando 907, para titulação potenciométrica. Fabricado na Suíça, possui chip para armazenagem de dados dos titulantes utilizados na bureta. Além de oferecer total rastreabilidade em mais de 200 tipos de análise de acidez, teor de fármacos em matérias-primas e produtos acabados, medições de concentração de íons seletivos (fluoreto, cloreto etc.), possui o diferencial de comportar software em português e em mais doze idiomas. Outro equipamento com tecnologia inovadora, o Encapsulator B-390/B-395 é indicado para avaliação de encapsulamento durante os primeiros estágios de desenvolvimento de produtos e também para realizar estudos de viabilidade em P&D, aplicáveis na imobilização de enzimas, drogas, essências, fragrâncias, vitaminas, óleos, células, micróbios, seja para proteção ou dosagem de fármacos ou para estudos de biocatálise.

Química e Derivados, FCE Pharma, Encapsulator B-390/B-395
Sistema avalia encapsulamento no estágio inicial da pesquisa

Estreante na exposição, a Liquigás, empresa do grupo Petrobras, destacou Purogas, mistura purificada de propano e butano em ar comprimido, livre de dimetiléter e de gás carbônico, utilizado como propelente em aerossóis. Fabricado há cerca de dois anos na refinaria de Capuava, em Mauá-SP, na grande São Paulo, Purogas expandiu a oferta nacional de aerossóis para a fabricação de antiperspirantes e desodorantes, antes envasados na Argentina.

 

 

 

 

 

 

 

 

[box_light]Confira a cobertura completa da FCE Cosmetique & Pharma 2012[/box_light]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.