Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

FCE Cosmetique & Pharma – Fornecedores de insumos mostram inovações com produtos acabados

Rose de Moraes
15 de junho de 2012
    -(reset)+

    química e derivados, fce cosmetique, fce pharma, Rodrigo D’Amaro, Química Anastácio

    D’Amaro aponta crescimento do consumo do álcool berrênico

    As oportunidades para o desenvolvimento de novas aplicações cosméticas, no entanto, segundo o diretor Rodrigo D’Amaro, também se estendem para o álcool berrênico (behenyl alcohol), bem como para o polyquaternium-7 e para o colágeno hidrolisado. Segundo D’Amaro, o álcool berrênico tem se destacado como um dos alcoóis graxos mais utilizados ultimamente como espessante em cremes e loções para a pele, e também em condicionadores para cabelos, em virtude de sua tolerância em ampla faixa de pH. “Os alcoóis graxos com cadeia carbônica C16-22 são os espessantes graxos mais efetivos que existem para uso cosmético”, destacou o diretor.

    Já o polímero catiônico com função antiestática e condicionante Polyquaternium-7, por ser compatível com tensoativos aniônicos, é um ingrediente ideal para ser utilizado em xampus e condicionadores, melhorando a penteabilidade dos cabelos e, quando utilizado em emulsões para a pele, confere toque suave e aveludado, permitindo obter formulações transparentes, mesmo em baixas concentrações.

    Já a solução aquosa purificada de peptídeos de colágeno, conhecida como colágeno hidrolisado, também integrante da nova oferta da Química Anastácio, resulta de um cuidadoso método que garante a manutenção de todas as propriedades funcionais do hidrolisado da proteína, trazendo amplos benefícios para a hidratação e umectação dos tecidos, restauração e proteção dos cabelos e peles, além de significativos resultados restauradores da queratina.

    A linha de filtros solares da empresa também foi ampliada com a oferta de filtros químicos orgânicos, como o octyl methoxy cinnamate (OMC), absorvedores de todo o espectro de raios UVA, além da avobenzona, absorvedores de raios UVB, como octocrylene, incluindo ingrediente ativo antimicrobiano utilizado globalmente numa vasta gama de produtos de higiene pessoal, como sabonetes antimicrobianos, desodorantes, loções de limpeza, a 3,4,4 triclorocarbanilida (TCC).

    Bioingredientes sustentáveis – Com a aquisição do controle total da Solae, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e ingredientes derivados de soja, ocorrida em 1º de maio de 2012, a DuPont Nutrição & Saúde divulgou os benefícios da proteína e das fibras de soja para a saúde do coração, controle de peso e nutrição esportiva, além de atuar como importante coadjuvante na recuperação muscular dos indivíduos. Igualmente para a indústria de higiene pessoal e beleza, as lecitinas de soja agem como potencializadores da absorção de nutrientes e também podem agir como emulsificantes. Além de facilitar a sedosidade dos produtos e retardar a sedimentação dos componentes sólidos das fórmulas, apresentadas em versões líquidas, as lecitinas de soja oferecem também a vantagem de ser biodegradáveis, e são recomendadas para uso em óleos e hidratantes corporais, sabonetes, máscaras para cílios, lápis para olhos, géis, produtos para cabelos e bases com ou sem FPS e protetores solares.

    A vasta linha de bioingredientes sustentáveis da DuPont Nutrição & Saúde levada ao conhecimento do público também inclui probióticos, como os da linha Premium Howaru Balance, que oferecem benefícios para a saúde digestiva e imunológica. De acordo com técnicos da empresa, uma das grandes vantagens dos probióticos é que suas cepas se apresentam altamente estáveis em suplementos, comprimidos e cápsulas, o que facilita sua utilização na indústria farmacêutica.

    As cepas probióticas Bifidobacterium lactis e Lactobacillus acidophilus HN019 NCFM, componentes da linha Howaru Balance, testadas clinicamente, evidenciaram benefícios para o sistema imunológico humano. Todos os suplementos da linha de probióticos estão disponíveis em concentrados pré-misturados, granulados ou em formatos prontos para os consumidores.

    Além dos probióticos, a empresa também evidenciou outros ingredientes, como fibras, fitosteróis, vitamina K2 e laxante, com o objetivo de oferecer à indústria farmacêutica inúmeras possibilidades em aplicações, com maior estabilidade e eficácia nas formulações de suplementos.

    Vários ingredientes produzidos pela JRS Pharma, na Alemanha, reconhecida mundialmente na área de excipientes – coatings, aglutinantes, desintegrantes, superdesintegrantes, lubrificantes, carreadores etc. –, foram os principais destaques encontrados no estande da quantiQ.

    Para as indústrias farmacêuticas, foram evidenciadas as linhas Vivacoat, Emdex e Prosolv Easy Tab. A linha Emdex se compõe de dextratos utilizados na fabricação de comprimidos em multicamadas, para compressão direta, sendo totalmente solúveis em água, para uso em comprimidos mastigáveis e solúveis. É também o único capaz de fornecer o fluxo necessário aos processos de compressão direta, compactação, mascaramento de sabor e veículo para aromas.

    Já a linha VivaCoat se compõe de revestimentos para comprimidos prontos para uso, fabricados de HPMC (hidroxipropil-metil celulose) e só requer mistura com solventes aquosos ou orgânicos nas drageadeiras.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *