FCE Cosmetique: Indústrias cosmética atrai investidores
Indústrias cosmética e farmacêutica atraem os olhos dos investidores mundiais para o Brasil

A inserção de novas camadas sociais no consumo de cosméticos e de medicamentos no Brasil aquece as expectativas locais de crescimento desses negócios, mas também instiga a vontade do empresariado internacional de participar do pujante mercado brasileiro. Integrado ao bloco BRIC de países emergentes com crescimento robusto (Brasil, Rússia, Índia e China), o país se tornou a bola da vez para investimentos, como informa Ligia Amorim, diretora-geral da Nürnberg Messe Brasil, a organizadora da FCE Cosmetique e da FCE Pharma – ambas em sua 15º edição –, as exposições internacionais de tecnologias para as indústrias cosmética e farmacêutica, que acontecerão de 25 a 27 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Ao completarem quinze anos consecutivos de realização, os encontros setoriais superaram em 2010 as expectativas dos organizadores, ao reunir 660 empresas participantes dos setores de matérias-primas, máquinas, equipamentos e serviços. Foram 62 novas adesões, das quais 43 para a FCE Pharma e 19 para a FCE Cosmetique, totalizando 400 e 260 expositores, respectivamente.
O despertar do interesse de novos expositores, principalmente na FCE Pharma, pois a FCE Cosmetique fervilha há anos, coincide com um momento ímpar no acesso popular aos medicamentos e nas expansões de capacidade dos produtores, mas também conta com o impulso de uma estrutura mundial, representada pela rede do organizador, espalhada por 78 países, incluindo um componente adicional: a dedicação de profissionais em projetar os setores e as suas principais feiras no Brasil e no exterior. “Visitamos pessoalmente vários países, entre eles a Itália, a França, a Índia, e a China, para divulgar as duas feiras e trazer novos empresários para participar da FCE Cosmetique e da FCE Pharma em 2010”, informou a diretora Ligia Amorim.
A receptividade foi grande e os resultados surgiram de imediato com a criação de novos pavilhões dedicados exclusivamente ao empresariado de alguns países, como o da Índia, pela primeira vez participando do formato já desfrutado por empresários da China e da França em edições anteriores.
De acordo com a diretora Ligia, outro aspecto a chamar a atenção dos visitantes neste ano será a presença maior de expositores do setor de matérias-primas na FCE Pharma. Também cresceu o número de empresas de ingredientes naturais e as do setor de fragrâncias, como a IFF, Sunrise e Firmenich, participando da FCE Cosmetique.
Atenta à procedência de origem dos visitantes nos dois eventos, declarada nos credenciamentos internacionais, a diretora observou aumento significativo de executivos da Argentina, Alemanha, Suíça e Guatemala. “Ainda não pudemos quantificar, mas sabemos que o interesse de visitantes desses países nas feiras aumentou bastante”, afirmou.
Outra novidade dessas edições, segundo ela destacou, está na participação de empresas dedicadas à logística, confirmando a importância de se contar com esses recursos para expandir as atividades de comercialização.
O visitante que encontra tudo pronto e bem acabado talvez não tenha ideia precisa das ações de retaguarda necessárias para a realização de importantes feiras de negócios. Os preparativos da 15ª edição da FCE Pharma e da FCE Cosmetique começaram dezoito meses atrás, seis meses antes da realização da 14ª edição. Por isso, as ações de planejamento das edições de 2011 já se iniciaram.
Berço de tendências – A repercussão internacional da 15ª FCE Cosmetique e do 24º Congresso Brasileiro de Cosmetologia é também confirmada pela presença de grande número de especialistas e empresas do exterior, posicionando o Brasil em escala de importância cada vez maior no cenário da cosmetologia internacional, e comprovando sua presença na seleta lista dos formadores de tendências.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), Alberto Keidi Kurebayashi, as tendências em cosméticos podem nascer no Brasil, como de fato já ocorreu com a recente criação do conceito e desenvolvimento de produtos à base de chocolate, mas também podem vir dos Estados Unidos, de países europeus, da China ou da Rússia.
É sabido, entretanto, que alguns países têm tradição e reúnem condições para a realização de pesquisas e criação de novos conceitos e, nesse rol, o presidente da ABC inclui o Brasil, que vem figurando ao lado de países importantes, como EUA, França, Japão e Austrália.
“O Brasil, sem dúvida, é um berço criador de novas ideias e conceitos. A nossa criatividade é conhecida no mundo inteiro e, além disso, o país dispõe de uma fonte inesgotável de matérias-primas naturais que ainda serão muito valorizadas no mercado cosmético internacional. Portanto, nossas contribuições para o mercado cosmético mundial ocorrem principalmente no campo de novas matérias-primas e dos avanços que estão sendo colhidos no campo da biotecnologia e que resultam na criação de cosméticos com diferenciais e de alta funcionalidade, nos posicionando para nos tornarmos o segundo maior mercado cosmético mundial”, constatou Kurebayashi.
Atualmente, como informou, a principal diretriz em cosmetologia aponta para a busca de novos ativos funcionais e seguros, que apresentem eficácia comprovada. Na sua avaliação, o Brasil se insere perfeitamente nesse contexto, exercendo grande influência sobre a formação de tendências mundiais, notadamente quanto à oferta de ingredientes, desenvolvimento de cosméticos diferenciados e, principalmente, por sua experiência em regulamentações e legislações voltadas ao setor. “Contamos com um sistema de registro e de notificação de produtos dos mais modernos e funcionais e somos referência em vários países na área de legislação cosmética, o que nos permite criar novos produtos com a segurança que o mercado todo requisita”, finalizou o presidente da ABC.
Novidades para cosméticos – As principais inovações em ingredientes cosméticos da quantiQ apontam para um agente clareador e um ativo capaz de neutralizar os efeitos sobre a pele de metais pesados, ambos fabricados pela Unipex Innovations. O clareador é o Beta-White, indicado para clareamentos da pele e de manchas, podendo compor fórmulas anti-idade e antifotoenvelhecimento, com resultados visíveis em apenas 28 dias. Já o Exo-PTM é um exopolissacarídeo, com a capacidade de quelar metais pesados, como cádmio e chumbo, e que também oferece proteção contra os danos causados à pele pelas radiações UV e pela poluição em áreas urbanas, sendo indicado para produtos desintoxicantes, protetores contra a poluição, cosméticos antiestresse, e produtos para cuidados diários.
Outra novidade é o preservante da Sharon Labs. Com ação antimicrobiana e antibacteriana contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, pode ser empregado para neutralizar carbômeros, formando géis transparentes. Estável e ativo até a faixa de pH 12, pode ser empregado também em condições ácidas, em formulações capilares e para banho, especialmente envolvendo xampus, condicionadores e sabonetes. A empresa também mostrará produtos das suas parceiras Symrise, CP Kelco e Vital Especialidades.
No estande de seu distribuidor Selectchemie, a Basf participa da FCE Cosmetique promovendo o lançamento de matérias-primas para o mercado de proteção solar. A nova apresentação do filtro BEMT (Tinosorb S Aqua), por exemplo, dispersível em fase aquosa, permite ao formulador o uso de maior concentração do ativo, sem adicionar mais solubilizantes, resultando, assim, em formulações mais leves. O Tinosorb S Aqua, portanto, pode ser utilizado em protetores solares de alto FPS e produtos para cuidados diários com proteção contra o fotoenvelhecimento, garantindo uma proteção fotoestável e alta absorção de raios UVA e UVB.
Um pentapeptídeo sintético (Chondricare) também foi desenvolvido pela ISP para retardar o envelhecimento prematuro e melhorar a aparência da pele. Baseado na proteína aconitase (moonlighting protein), a proteína versátil que estimula o metabolismo celular e protege o DNA mitocondrial (mtDNA) dos danos oxidativos, o novo ativo oferece a função de “guarda-costas” da pele.
Outra inovação da ISP para o mercado cosmético é o Escalol Evolution, sistema funcional de alta tecnologia que permite formular emulsões fotoprotetoras da pele em faixas de FPS 4 até FPS 60 em processos totalmente a frio, dispensando equipamentos sofisticados. Com o revolucionário conceito de FPS adaptável, Escalol Evolution permite formular sem a adição de emulsionantes ou modificadores reológicos de forma segura, rápida e ecologicamente correta.

Inovações para medicamentos – Novos ativos e excipientes para uso farmacêutico também estarão em destaque na FCE Pharma. A quantiQ lança dois excipientes para compressão: Prosolv ODT e Prosolv Easytab. O primeiro apresenta alta funcionalidade para a formulação de comprimidos com desintegração oral. O segundo vem pronto para uso em compressões diretas e, com isso, agiliza o desenvolvimento de novos comprimidos e reduz custos relativos a análises laboratoriais. Fabricados pela alemã JRS Pharma, ambos, portanto, permitem otimizar os processos produtivos. Também estarão presentes os hidrocolóides da CP Kelco.
A M.Cassab destacará seus fornecimentos aos laboratórios farmacêuticos oficiais, demandantes de ativos de suma importância para o atendimento de políticas de saúde pública, voltados à formulação de antibióticos, antirretrovirais, anti-hipertensivos e analgésicos.
Para atender às crescentes demandas da indústria farmacêutica nacional, a distribuidora também selou importante acordo com a Sheffield, divisão farmacêutica do grupo Kerry, para distribuição das linhas de lactoses e de coprocessados, incluindo ainda completa linha de revestimentos para comprimidos.
Várias soluções inovadoras também serão apresentadas pela Basf para revestimento de sólidos e solubilização de ativos farmacêuticos fracamente solúveis. Uma delas é representada por Soluplus, excipiente capaz de aumentar a solubilização de substâncias ativas e, consequentemente, a sua biodisponibilidade, aumentando a absorção dessas substâncias pelo organismo. A outra novidade da empresa poderá ser conferida na apresentação de novo conceito para otimizar o processo de revestimento de comprimidos (Colored Coating Systems), que permite fácil manuseio e rápida dispersão, propiciando selecionar e desenvolver cores com maior facilidade no mercado farmacêutico.
Pavilhão francês – Organizado pela Ubifrance e rede das Missões Econômicas da França no Brasil, o espaço França na FCE Cosmetique denota o interesse do empresariado francês em participar do mercado brasileiro. Neste ano será compartilhado por onze empresas, mobilizadas na busca de novos parceiros, novas oportunidades, formação de joint ventures, transferências tecnológicas e/ou fornecimento de matérias-primas e serviços.
Do rol de participantes, destacam-se quatro: a Biotech Marine, a I.D.Bio, a Interpolymer France e o Laboratoire Philippe Davioud. O laboratório Biotech Marine é um fornecedor por excelência de ativos inovadores, reconhecido no mundo todo por seus ingredientes marinhos e seus benefícios em aplicações cosméticas. A coleção abrange mais de 40 substâncias bioativas – extratos de algas, plantas halófitas e células estaminais –, especialmente desenvolvidas para antienvelhecimento, hidratação, maquiagens, proteção dos cabelos etc.
Especializada em biotecnologia, a I.D.Bio desenvolve ingredientes vegetais para cosméticos – ativos, extratos, óleos, pós etc., além de oferecer serviços de extração, mistura, filtragem, esterilização e acondicionamento, encontrando-se instalada no polo tecnológico de Ester, em Limoges, França.
O Laboratoire Philippe Davioud pesquisa e desenvolve soluções para os setores cosmético, farmacêutico, entre outros, dentro dos parâmetros das normas internacionais, como análises físico-químicas de pós, transformação de matérias-primas, formulações, desenvolvimentos analíticos etc.
Já a Interpolymer France é fabricante de polímeros em emulsão aplicáveis em formulações de maquiagens, cremes, loções, produtos solares e capilares. Com filiais de produção e comercialização na Alemanha, Estados Unidos e China, a empresa também vem buscando oportunidades e parcerias no mercado brasileiro.
Presenças internacionais – O 24º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), contará neste ano com mais de uma centena de trabalhos científicos, entre apresentações orais e pôsteres, envolvidos com a temática central “Ciência cosmética: alternativas para inovação e harmonização”. As conferências magistrais do 24º Congresso Brasileiro de Cosmetologia contarão com a presença de experts vindos da Holanda, Itália, França, Portugal, entre outros países. No dia 25, a partir das 10 horas, o tema inaugural “Vernix caseosa: novidade na cosmética natural” estará sob os encargos do professor doutor Johann Wiechers, ex-presidente da IFSCC, e consultor da JW Solutions, de Amsterdã, Holanda.
No mesmo dia 25, a partir das 13h30, a segunda conferência magistral abordará o tema “Qualidade sustentável: a parte oculta do iceberg”, destacando sugestões para o desenvolvimento e a produção de produtos cosméticos com valor agregado, tendo por conferencista o doutor Elio Mignini, ex-presidente da Sociedade Italiana de Ciência Cosmética, de Milão, Itália.
No dia 26 de maio, a primeira conferência magistral será apresentada a partir das 9h40, pelo professor doutor Phillipe Masson. Membro do comitê científico da comunidade europeia e da Universidade de Bordeaux, França, o especialista escolheu por tema “Avaliação de segurança de produtos para bebês e crianças”.
Nesse mesmo dia, a partir das 13h30, sob os encargos do professor doutor Sam Shefer, do Massachusetts Institute of Technology, e Ceo da Salvona Technologies, USA, será apresentado o tema “Da nanotecnologia às submicropartículas”.
No dia 27 de maio, o congressista será contemplado com três palestras magistrais. A primeira, sobre “Princípios de boas práticas laboratoriais aplicados aos estudos de eficácia de cosméticos”, será apresentada pelo professor doutor Luis Monteiro Rodrigues, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas. A segunda, a ser proferida pela doutora Ana Maria Muñoz, da The Way Consultores, de Buenos Aires, Argentina, irá elucidar ao público o tema “Neuro-marketing – novas possibilidades comprovadas e aplicáveis à área cosmética”. E a terceira e última conferência magistral irá abordar “Inovação e reflexo criativo aplicado ao mercado de cosméticos”, sob os encargos do diretor de inovação e propriedade industrial da ProspeQta, André Bachuate.
Afora as palestras magistrais, os congressistas também terão acesso a temas da atualidade, apresentados por especialistas de empresas reconhecidas no setor. Cristiane Rodrigues, diretora de novos negócios da Chemyunion Química, abordará no dia 26, a partir das 16h20, o tema “Tendências em hair care – Aliando tecnologia à natureza”. A primeira parte da apresentação contemplará informações sobre tendências dos Estados Unidos, Japão, China, Inglaterra e França, trazendo à tona também informações sobre ativos naturais e orgânicos. Na segunda parte, serão abordados os ativos mais importantes da empresa em sintonia com as tendências apresentadas pelos mercados precursores.
Segundo, Alberto Keidi Kurebayashi, a realização do 24º congresso é prova cabal do empenho e da atuação da entidade em prol da capacitação de empresas e de pesquisadores, com vistas a favorecer o desenvolvimento de cosméticos diferenciados não só para o mercado brasileiro, mas também para o mundo todo.
“Independentemente de qual seja o país, os consumidores querem produtos que ofereçam segurança e benefícios visíveis e são esses requisitos que desafiam as empresas a investir constantemente em tecnologias e novos desenvolvimentos”, considerou.
Pharma Congress – O 8º Congresso Técnico-Científico de Atualização Farmacêutica, a ser realizado de 25 a 27 de maio, das 10 às 17 horas, em paralelo à FCE Pharma, também contará com palestras que irão aprofundar temas empolgantes e atuais para o desenvolvimento de novos medicamentos.
No dia 25, a partir das 11 horas, na sala 2, Juliana Dalla Pria, da Yugue Assessores, destacará ao público “Boas práticas de fabricação de farmoquímicos”. No mesmo dia, na sala 2, a partir das 14 horas, o engenheiro Helmut W. Landsberger, da Micro Service, apresentará “Redução de tamanho das partículas de princípios ativos e de excipientes para a indústria farmacêutica por meio da tecnologia de micronização”. Também no dia 25, na sala 3, a partir das 14 horas, o congressista terá a oportunidade de se aprofundar no tema “Desafios e êxitos para rastreabilidade de medicamentos com equipamentos, troca de informações ERP, protocolos de produção e gerenciamento de informações – Soluções brasileira e europeia”, a ser apresentado por Martin Küehn, da McPack/PCE (Alemanha). Ainda no dia 25, na sala 3, a partir das 15 horas, Rodrigo Alvarez (Active) e Volker Wedershoven (Alemanha), entre outros, apresentarão “Rastreabilidade de medicamentos: soluções para atendimento de resolução da Anvisa.
No dia 26, na sala 3, a partir das 10 horas, “DMF: Ferramentas de regulamentação para a próxima década” será a abordagem de Peter Schmitt (EUA). A partir das 11 horas, na sala 3, o doutor Charles Gayser (EUA), da Sheffield BioScience, apresentará dois temas de grande interesse: “Como solucionar problemas de lubrificação na compressão direta: benefícios da lubritose – Lactose anidra coprocessada” e “Desmistificando os filmes de revestimentos aquosos”.
Também no dia 26, na sala 3, a partir das 14 horas, outra conferência muito aguardada será proferida por Aude Puget (França), da Seppic, e versará sobre “Solubilizantes microencapsulados (Septrap) para ativos com baixa solubilidade por meio do processo de compressão direta”.
No dia 26, a partir das 16 horas, na sala 1, Fábio Luis Ikuno, especialista da Basf, irá apresentar “Hotmelt extrusion: a solução para melhorar a biodisponibilidade”. No mesmo dia, na sala 1, a partir das 17 horas, Luciana Moreno Rodrigues, da CPKelco/quantiQ, abordará “Tendências e novidades em formas e soluções farmacêuticas, utilizando hidrocolóides de origem natural”. Na sala 2, a partir das 16 horas, Brenda Gomes da Anvisa irá discorrer sobre “Registro de medicamentos biológicos e biotecnológicos”.
No dia 27, último dia de congresso, alguns destaques ficarão por conta dos seguintes temas: “Legislação de fitoterápicos e a padronização de extratos”, a ser apresentado por Cecília Ognibere, da MC4 Consultoria (sala 1, a partir das 10 horas) e “Lançamento de medicamentos genéricos e similares frente a patentes: situação atual do mercado brasileiro e perspectivas”, por Lucas Martins Gaiarsa, da Gaiarsa, Ferreira e Meyer Propriedade Industrial (sala 2, a partir das 10 horas), e “O processo de desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos – desafios e tendências”, por João Paulo Silvério Perfeito, da Anvisa (sala 2, a partir das 11 horas) e “Inspeção de insumos”, pelo doutor Marcelo Vogler de Moraes, da Anvisa (sala 2, a partir das 14 horas).
Leia Mais: