Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

FCE Cosmetique / FCE Pharma – Química verde se consolida no desenvolvimento de fármacos e cosméticos

Rose de Moraes
15 de junho de 2011
    -(reset)+

    Tensoativos especiais também foram alvo de lançamentos da Noveon Consumer Specialties da Lubrizol Cor­po­ration. A linha completa conta com tensoativos não-iônicos, anfotéricos, aniônicos, sabões naturais, catiônicos, blends especiais e também com ingredientes derivados do coco e da soja, incluindo soluções livres de sulfatos e amidas, a fim de assegurar espuma, suavidade e performance superior em xampus, sabonetes líquidos, entre outros produtos de higiene e de cuidados pessoais.

    Entre os lançamentos estão Chemccinate LSC-K (laurilsulfoccinato dissódico), Chembetaine ACB (betaína de coco) e Sulfochem (coco-sulfato de sódio), além do tensoativo Chemoryl SFB-10SL, um blend composto de tensoativos suaves, além do polímero Carbopol SF-2.

    O novo Carbopol Aqua SF-2 tem por alvo os sistemas tensoativos de alta claridade e em baixo pH (na faixa entre 4 pH e 6 pH), e representa a última geração de modificadores reológicos para sistemas tensoativos. Desenvolvido para o uso de conservantes de grau alimentício, proporciona alta transparência, viscosidade e desempenho de suspensão em ampla variedade de formulações, como géis, xampus e sabonetes líquidos transparentes para banho e xampus perolados, esfoliantes corporais com microesferas suspensas, esfoliantes faciais, produtos de limpeza facial antiacne com ácido salicílico, xampus condicionantes, entre outros.

    Ao conceber o Carbopol Aqua SF-2, a empresa levou em conta a negativa percepção que recai sobre conservantes parabenos e doadores de formaldeído e que fez o mercado migrar para o uso de conservantes naturais com grau alimentício, como o benzoato de sódio, que exigem pH próximo de cinco e modificadores que sacrificam a claridade e as propriedades de fluxo das formulações.

    O portfólio de produtos da Noveon também foi significativamente ampliado pelo fato de a empresa ter adquirido recentemente a Nalco Performance Products Group. Portanto, além dos modificadores reológicos e sensoriais, espessantes, polímeros fixadores, tensoativos diferenciados, ésteres e dos polímeros condicionadores derivados de cássia, a empresa passará a oferecer também os polímeros condicionantes da linha Merquat, os polímeros condicionantes derivados de produtos naturais da linha Sensomer, os absorvedores de radiação UV Solamer, os conservantes Merguard, entre outros, antes pertencentes à Nalco.

    Revista Química e Derivados, Joan Carrere, gerente de vendas da Kao Chemicals Europe, agentes condicionantes

    Carrere apresentou agentes condicionantes biodegradáveis

    Ingredientes para fórmulas verdes também ocuparam posição de destaque no novo portfólio da Makeni Chemicals. A empresa, com matriz em Diadema-SP e filial em Simões Filho-BA, passará a distribuir também especialidades da japonesa Kao Corporation, empresa com forte atuação nos mercados europeu e asiático.

    Ao participar da FCE Cosmetique deste ano, Joan Carrere, gerente de vendas da Kao Chemicals Europe, destacou a oferta de agentes condicionantes sustentáveis, biodegradáveis e ecologicamente amigáveis, derivados de alcoóis graxos de coco e de palma, para aplicações em fórmulas para cabelos e para a pele. No rol das inovações está o Amidet Apa 22 (Behenamidopropyl Dimetilamina), surfactante preparado com matéria-prima ativa, sem solvente, para aplicações em produtos para condicionamento e enxágue dos cabelos, incluindo xampus para cabelos coloridos.

    Também presente à FCE Cosmetique deste ano, a ISP do Brasil promoveu o lançamento de dois ingredientes inovadores. Um deles é FlexiThix, modificador reológico efetivo para espessamento de formulações em base água, óleo e álcool, que não requer neutralização e apresenta resistência a pHs extremos. Outra novidade é Survixyl, peptídeo obtido pela ciência de células-tronco, que ajuda a preservar as células em condições de estresse e promove o autorejuvenescimento.

    Ciência combate o envelhecimento

    Um verdadeiro arsenal científico de combate ao envelhecimento é testado, hoje, no mundo todo. Alguns experimentos empolgantes começaram com ratos geneticamente modificados, que compartilham 90% de seus genes com os humanos, e já vivem três vezes mais, por intervenção e obra de cientistas.

    A ciência,a propósito, considera o envelhecimento com uma enfermidade curável e os estudos mais recentes tentam fechar o cerco sobre ele, adotando diferentes estratégias. Alguns estudos investigam a potencialidade de desativar genes que aceleram o envelhecimento, como a proteína SIRT 1, presente no corpo humano. Outras pesquisas trabalham com a finalidade de estender os telômeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos que estão sendo adotadas como marcadores do envelhecimento.

    Outros, ainda,estudam as células cancerígenas, que apresentam a intrigante capacidade de não envelhecer. Os pesquisadores, enfim, debruçam-se sobre várias possibilidades na tentativa de manter as células vivas, e aproximar a humanidade da imortalidade.

    “Muitos pesquisadores estão empenhados na busca das tecnologias para deter o envelhecimento e a nossa expectativa é a de que, entre o período de 2029 e 2045, já tenhamos alcançado a imortalidade biológica”, posutlou o professor José Cordeiro, da Singularity University, um dos centros de estudos mais avançados dos Estados Unidos, instalado no estado da Califórnia, tendo entre seus patrocinadores a Nasa e o Google.

    palestrante convidado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) para participar do 25° Congresso Brasileiro de Cosmetologia, realizado em paralelo às edições da FCE Cosmetique e da FCE Pharma deste ano, o professor venezuelano arrancou aplausos da plateia pela brilhante apresentação abordando as possibilidades para o prolongamento da vida e para a cura de doenças.

    “O primeiro imortal irá surgir, e a morte celular será opcional. Vale lembrar que a expectativa de vida na época do Império Romano correspondia a vinte anos. Nos estados Unidos em 1900, as pessoas viviam em média, 35 anos, ao passo que, no ano 2000, essa expectativa de vida já havia se elevado para 75 anos”, informou.

    Segundo ele, nos próximos dez anos todos os genes já estarão sequenciados e todas as mutações do câncer já estarão conhecidas. O principal benefício decorrente da identificação dos genes é conhecer as prováveis doenças que poderão ser desenvolvidas no decorrer do período de vida para que as medidas de prevenção possam ser adotadas muito antes da manifestação dos primeiros sinais das doenças. Em dez anos, o Mal de Parkinson estará curado; em 20, a doença de Alzheimer; e, em 30 anos, todas as enfermidades, incluindo o envelhecimento, estarão banidas, aproximando a ciência daquilo que hoje pode ser considerado magia.

    Conservantes especiais – Na qualidade de distribuidor exclusivo para o Brasil, a quantiQ anunciou na FCE Cosmetique a instalação de nova subsidiária do Sharon Laboratories na cidade de Indaiatuba-SP. Com sede em Israel, o Sharon Laboratories reúne experiência de mais de trinta anos e fabrica soluções na área de conservantes para o mercado de personal care.

    O objetivo é fornecer soluções otimizadas, sistemas de conservantes ideais para cada tipo de produto, oferecendo o suporte de laboratórios de controle de qualidade analítica e de controle microbiológico aos clientes.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *