FCE Cosmetique / FCE Pharma – Desempenho dos setores farmacêutico e cosmético traz inovações ao Brasil
“Em 2012, buscamos ampliar a presença de marcas globais, a fim de propiciar uma interconexão maior entre as empresas que atuam em diversos países”, informou Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, pertencente ao grupo que promove feiras em 80 países.
“O cenário mundial de oscilações econômicas está fazendo com que muitas empresas passem a olhar mais para o Brasil, identificando-o como um potencial mercado para a realização de seus negócios, prevendo crescimento fora de seus países de origem, isso porque observam que o Brasil está crescendo de forma sustentável e constante”, comentou Ligia.
Entre as iniciativas adotadas a partir desta edição está o lançamento do projeto Brazilian Business Partnering – FCE Pharma, dentro do qual serão promovidas rodadas de negócios para estimular a internacionalização das indústrias farmoquímicas e farmacêuticas brasileiras, neste ano por meio de encontros com empresas procedentes do Chile, Colômbia e Peru. “Por enquanto, vamos nos concentrar em empresas da América Latina”, informou Ligia, mas o objetivo é incentivar a promoção comercial das empresas brasileiras no mercado externo, por iniciativa do projeto de Internacionalização dos setores Farmoquímico e Farmacêutico, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) e Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma).
Com o incentivo da Ubifrance Brasil, entidade de apoio às empresas francesas em suas atividades de exportação, dez empresas participam neste ano das feiras organizadas no pavilhão francês: Artelia, Biosynthis, Coverpla, Diffusions Aromatiques, Orland, Sedna, Sodip, Strand Cosmetics, VMI e Technature.
A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), além de realizar a 26ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, também promoverá o projeto Business Integration, visando uma troca de experiências entre empresários e profissionais do setor cosmético.
A programação técnica também envolverá palestra entregue aos cuidados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de apresentações e debates sobre temas como vencimento de patentes, principais tendências em P&D, oportunidades para os mercados emergentes, soluções para os desafios relacionados com a importação de insumos, registro de novos produtos, biológicos e similares, novidades e regulamentação em biotecnológicos, internacionalização do setor e impactos das superfarmacêuticas.
