FCE Cosmetique 2017 – Prévia: Em novo endereço, exposição reforça área de inovação tecnológica e o atendimento aos visitantes

Química e Derivados, FCE Cosmetique 2017 - Prévia: Em novo endereço, exposição reforça área de inovação tecnológica e o atendimento aos visitantes

A FCE terá muitas novidades para surpreender e impulsionar o segmento cosmético, as expectativas são bem positivas e altas”, ressalta João Paulo Picolo, diretor-geral da empresa organizadora do evento, a NürnbergMesse Brasil. Mais do que estrear uma nova casa, a 22ª edição da Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética, de 23 a 25 de maio, promete fazer história com grande volume de inovações e atrações.

Química e Derivados, Picolo: parcerias mundiais agregam tecnologia avançada
Picolo: parcerias mundiais agregam tecnologia avançada

A FCE Cosmetique é a principal feira desse setor na América Latina, afirma Picolo, por abranger todas as etapas da produção de cosméticos, desde matérias-primas, maquinário e novas tecnologias, incluindo até embalagens e serviços. “A facilidade de reunir todas as necessidades do mercado em um só lugar representa uma ótima oportunidade de negócio, além de otimizar o tempo, o dinheiro e a equipe das empresas”.

Picolo ressalta, também, a importância da data escolhida para o evento. “Como a nossa feira acontece poucas semanas após a apresentação dos maiores lançamentos na Europa, os visitantes ficarão atualizados sobre o mercado internacional e poderão fazer grandes negócios sem precisar sair do Brasil”. Consciente de que a FCE “está mais completa e será muito especial”, o executivo anseia que o mercado enxergue o encontro “como uma plataforma de negócios eficiente para o segmento cosmético brasileiro”.

Pela primeira vez no pavilhão do São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, o evento ocupará um espaço sofisticado. “O local é considerado o melhor e maior espaço de exposições da América Latina e tem a infraestrutura de grandes centros internacionais. O São Paulo Expo é extremamente moderno e tecnológico, suas salas de palestras são modelares. Há um sistema de ar condicionado central, deixando a temperatura agradável em todo o pavilhão, um edifício garagem com mais de cinco mil vagas e o acesso é fácil tanto para motoristas quanto para pedestres que utilizam transporte público”, destaca Picolo.

“Também temos um programa de relacionamento inédito e exclusivo no Brasil para um público seleto, o Hospitality Class. A ação foi criada para auxiliar na construção de uma rede de negócios e relacionamentos entre fornecedores e a indústria. Os convidados são recebidos por um serviço de concierge para maior conforto e facilidade durante a visita”, agrega.

Outra ação que vai chamar a atenção do público é denominada “Sinta o otimismo”. De acordo com o diretor da NürnbergMesse Brasil, o visitante pode passar por uma experiência única, vivenciar diferentes sensações e escolher a fragrância com que mais se familiarizar: “O objetivo é trazer as sensações naturais do corpo de volta; que os visitantes consigam perceber a importância das coisas naturais da vida, como uma fragrância que remeta a boas lembranças”. No final, é presenteado com um perfume feito especialmente para a ocasião.

Um dos pontos altos em conteúdo é a Arena do Conhecimento, com temas voltados à inovação, tendências e lançamentos. Palestrantes especialistas nas áreas de “Assuntos Regulatórios”, “Tecnologia aplicada” e “P&D”, entre outros, vão se revezar no centro das atenções.

“Com base em estudos de instituições reconhecidas internacionalmente, como Mintel, Factor Kline, IMS e Euromonitor, a Arena do Conhecimento ostenta uma grade robusta e conteúdos importantes, como ativos naturais, sustentabilidade, mercado de luxo, inovações em embalagens, entre outros. O intuito é deixar os participantes atualizados com o que há de mais tecnológico e atual no mercado cosmético nacional e internacional”, frisa Picolo.

Química e Derivados, Visitantes terão contato com insumos e conhecimentos desenvolvidos recentemente
Visitantes terão contato com insumos e conhecimentos desenvolvidos recentemente

No que se refere ao fomento de novos negócios, a feira dispõe de um espaço exclusivo para pequenas empresas e startups. Além disso, a FCE Cosmetique tem parceria com instituições de pesquisas de mercado e está atualizada com as novas tendências e soluções.

Na apreciação do executivo, foram feitas “importantes parcerias” com associações de referência mundial, como a Federação Latino-americana da Sociedade de Ciências Cosméticas (Felascc) e o Suppliers’Day, que “vão agregar muitos benefícios ao mercado brasileiro, por isso, neste ano, as empresas Basf, Aqia e Chemyunion voltaram a participar da FCE Cosmetique”, arremata.O Suppliers’Day acontece há mais de 50 anos nos Estados Unidos. É considerado o encontro mais importante sobre matérias-primas cosméticas. Em 2016, reuniu cerca de 8 mil visitantes de mais de 31 países. Para este ano, com expectativa de público mais qualificado, foi realizado nos dias 2 e 3 de maio, três semanas antes da FCE.

Por causa dessa parceria, os participantes podem assistir palestras e debates sobre todas as tendências mundiais, novos conceitos e soluções. Além de o público ter acesso a um conteúdo inédito no Brasil, será uma oportunidade de aproximação e geração de negócios com empresas internacionais.

Outro ponto forte dessa parceria é o canal de comunicação direto entre os dois eventos. A feira americana divulga a FCE Cosmetique para os seus expositores e visitantes. Fundada há mais de dez anos em Buenos Aires, a Felascc promove o Colamicq – Congresso Latino-americano e Ibérico de Químicos Cosméticos.

Picolo está convencido de que a 22ª FCE Cosmetique “será um grande sucesso. Estamos com 98% dos espaços vendidos até agora (no final de abril). Isso representa cerca de 20 mil m2 de exposição e mais de 500 marcas expositoras. E esperamos um maior número de visitantes neste ano”. No ano passado, foram registradas, aproximadamente, 14 mil pessoas no evento, que ocorre paralelamente à FCE Pharma”.

Química e Derivados, Ana Carolina: produtos veganos e Halal estão em crescimento
Ana Carolina: produtos veganos e Halal estão em crescimento

Congresso – O 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia tem como tema “Inovação e tendências: a influência do consumidor”. Ana Carolina Ribeiro, diretora científica da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) e coordenadora geral do congresso, explica que hoje em dia o consumidor é quem dita as necessidades do mercado. E os produtos que têm sucesso são justamente aqueles que chegam para atender a uma demanda real e específica.

Antigamente, a área de pesquisa e desenvolvimento era quem ditava as diretrizes para serem trabalhadas pelo marketing. Agora, faz-se o caminho inverso, pondera Ana Carolina. A programação do 30º Congresso foi montada justamente para exibir quais são essas novas necessidades ou novos nichos de mercado que estão surgindo.

Para os três dias do congresso, estão programados seis palestras magistrais, três workshops seguidos de mesas-redondas e dez palestras científicas. A palestra magistral inaugural, no dia 23, às 9h35, está a cargo da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras): “Cosméticos Halal: uma tendência em expansão”. Na análise de Ana Carolina, este é um segmento de mercado mundial muito grande e com considerável poder aquisitivo. No mesmo dia, às 12h15, “Certificação vegana para produtos cosméticos”, por Carol Murua, da Sociedade Vegetariana Brasileira. “8% da população brasileira é vegana”, salienta.

“Inovação para o mercado de luxo”, por Amy Wyatt, da Chanel, é o tema da palestra magistral do dia 24, às 9h35; às 12h15, “Design multissensorial inspirado na neurociência”, por Charles Spence. “Não se pode falar de percepção do consumidor sem falar de sensorial. Esse pesquisador de Oxford tratará da conexão sensorial que temos com os cosméticos”, expõe Ana Carolina.

No dia 25, às 9h35, a palestra “Cuidados específicos para a pele de pacientes oncológicos” será proferida por Lídia Morus, da Dermagroup. E, às 11h40, Messias Larissa, da Estée Lauder, aborda “Mercado de luxo brasileiro”. Os workshops estão divididos entre os seguintes assuntos: biodiversidade (dia 23); empreendedorismo e tecnologia (24); e perfil do consumidor (25).

No último dia, Airton Rodrigues, das Faculdades de Campinas (Facamp), falará às 14h sobre “Tendências do consumidor”. Gisele Souza, da Givaudan, às 14h45, discorrerá sobre “Perfumaria fina ou produtos de consumo: qual o destino das fragrâncias?”.

Entre as palestras científicas, destaque para os ativos antipoluição, ou seja, o dano que a poluição causa à pele e como tratá-lo; e também como se proteger dos malefícios da luz azul, que emana dos celulares, computadores e tablets.

Mercado abalado – Em 2015, o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou, pela primeira vez nos anteriores 23 anos, um declínio (cerca de 9%), conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Esse resultado negativo foi influenciado pela alta do dólar e o aumento da carga tributária sobre produtos importados, tendo como pano de fundo a recessão geral que ainda afeta a economia nacional.

A boa notícia é que o mercado já apresenta sinais de retomada. As vendas, no primeiro semestre do ano passado, fecharam com um crescimento de 3%, em relação ao desempenho do mesmo período de 2015. Houve um faturamento de R$ 20,92 bilhões, sendo R$ 13,29 bilhões em higiene pessoal, R$ 4,19 bilhões em cosméticos e R$ 3,44 bilhões em perfumaria.Pelos estudos da Factor Kline, empresa de consultoria e pesquisa, o mercado de produtos naturais não para de crescer no Brasil e no mundo. Em 2016, houve um aumento de 9% nos Estados Unidos e de 8% no Reino Unido. O maior crescimento foi na área de cuidados com a pele. Os dois países são referência mundial, lançando tendências e servindo como espelho de mercado.

Ainda na ótica da Factor Kline, o movimento natural e sustentável deixou de ser uma onda passageira e, com o passar dos anos, mostrou força. A pequena onda se tornou um tsunami, com clientes cada vez mais exigentes e conscientes de sua compra. E, assim, a indústria cosmética precisou se adaptar às mudanças de mercado e desenvolver produtos com qualidade e eficiência.

As previsões para o segmento são otimistas e mostram um grande potencial a ser explorado, com mais inovação, tecnologia e soluções anti-idade. A tendência é que a concorrência entre as indústrias aumente. As projeções indicam crescimento de um dígito durante os próximos cinco anos. As marcas “verdadeiramente naturais” crescerão em um ritmo mais rápido do que as de produtos “inspirados na natureza”, acentua estudo da Natural Personal Care Global Series.

As 20 maiores empresas de beleza e cuidados pessoais contribuíram com 27% das vendas globais em 2015, um declínio de 1% em relação a 2010. Embora pequena, a cifra representa muito em valor de vendas. Pelos dados da Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países, somente cinco dessas marcas são consideradas premium.

As oportunidades para as marcas de nicho estão crescendo. Elas se destacam ao adotar estratégias associadas a tendências proeminentes, como a busca por estilo de vida, autenticidade e ingredientes naturais. Por meio dos influenciadores digitais, essas marcas são capazes de interceptar as exigências menos visíveis do consumidor. Embora haja um custo associado às inovações, há também um grande número de consumidores, principalmente entre jovens profissionais, dispostos a pagar por isso.

Um exemplo de uma alternativa de tecnologia premium que está impulsionando o mercado de nicho é o uso de probióticos – microrganismos vivos já conhecidos no setor de alimentos – na indústria de beleza com o objetivo de restaurar o equilíbrio natural da pele.

Os estudos da Euromonitor indicam também que o mercado brasileiro de cuidados pessoais para homens só tende a crescer. Nos últimos cinco anos, esse segmento dobrou de tamanho e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando se tornará o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7 bilhões. Nos Estados Unidos, deverá girar US$ 6,4 bilhões naquele ano.

O público masculino tem sido uma boa surpresa para o setor de men’s care. Os homens estão mais vaidosos e preocupados com marcas de expressão, redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento. São clientes fiéis, que gastam mais quando gostam do serviço.

Aplicativo – Ao passar por áreas específicas e estratégicas do pavilhão com o aplicativo oficial do evento baixado no celular e o bluetooth ligado, os participantes da FCE Cosmetique e Pharma receberão dados de pesquisas, artigos, entrevistas e notícias sobre o que há de mais relevante e atual no mercado. Esta é a única maneira de ter acesso a esses conteúdos inéditos. A ação vai funcionar durante os três dias da mostra e, ao receber o material, o participante tem a opção de guardá-lo para consultas posteriores.

Química e Derivados, Exposição permite uma visão abrangente dos insumos do setor
Exposição permite uma visão abrangente dos insumos do setor

“Estamos sempre buscando ações que proporcionem uma experiência completa e única aos visitantes, seja por meio de novidades em tecnologias e produtos ou em conhecimento e insights sobre o mercado. Com esta ferramenta, conseguimos unir tudo isso. Além disso, a parceria com institutos e associações de renome – como ABC, Abiquifi, Euromonitor, Factor Kline e Sindusfarma – faz toda a diferença, pois estimulamos os visitantes a andar por todo o pavilhão e trazemos um material de qualidade e importante para a sua área de atuação. Com certeza, será um sucesso e uma oportunidade única”, comenta Picolo.

O aplicativo também traz mensagens com lembretes para que o visitante não perca as principais atrações da feira, como a Arena do Conhecimento, uma visita ao estande do “Sinta o Otimismo”, experiência olfativa inédita, e o Business Lounge.

A ferramenta tem ainda um espaço para anotações e contatos, proporcionando uma experiência inovadora no mercado de feiras. O aplicativo está disponível para Android e IOS desde a primeira quinzena de maio. Também para auxiliar os visitantes, o pavilhão tem uma comunicação visual completa e está equipado com carregadores de celular.
Exposição – Entre as centenas de empresas participantes da exposição, a divisão de Farma da Basf faz o lançamento do Kolliphor P188 BIO, produto premium de altíssima pureza indicado para processos biotecnológicos. A empresa informa que o produto “promove excelente proteção da parede das células, mitigando o risco de deformação celular ou ruptura durante o cisalhamento e, consequentemente, aumentando o rendimento dos processos. Possui desempenho consistente e sua ação foi comprovada por estudos em meios de cultura e testes físico-químicos com excelentes resultados”.

Na FCE Cosmetique, a Basf apresenta as suas mais recentes soluções para o mercado de cuidados pessoais, com tendências, conceitos, fórmulas e lançamentos inovadores. As soluções incluem ativos para pele e cabelos: Collalift 18 – lifting natural; Cetiol 4 All – o emoliente geral; Nutrilan Keratin LM e Gluadin Kera-P LM – microproteínas para reparação e proteção do cabelo.

“Ao trazer novidades à FCE, reafirmamos o compromisso de manter nossos parceiros do Brasil e da América do Sul abastecidos por soluções inovadoras apresentadas no mercado global, fomentando, assim, o desenvolvimento e o crescimento desse mercado”, proclama Renata Oki, gerente sênior do negócio de personal care na América do Sul.

A Veolia Water Technologies exibe tecnologias para tratamento de águas laboratoriais e análises clínicas. Um dos equipamentos é o SDI Pharma UF, um sistema que produz água de “excelente qualidade microbiológica, com um rejeito 25% inferior comparado ao de uma unidade de osmose reversa”, informa a empresa. Essa tecnologia foi desenvolvida no Brasil para atender a nova resolução da Anvisa, que passou a não permitir a utilização da troca iônica como único processo para produção de água de qualidade farmacêutica (PW).

Química e Derivados, SDI Pharma UF atende os novos requisitos da Anvisa
SDI Pharma UF atende os novos requisitos da Anvisa

Os visitantes também podem conferir os benefícios dos ultrapurificadores Purelab da linha Elga, marca subsidiária da Veolia especializada em laboratórios. Estão expostos o Purelab Flex, Purelab Option Q e Purelab Ultra. Além disso, a companhia também expõe o Centra 200, um sistema de purificação integrado de armazenagem e distribuição de água Tipos I, II e III.

Entre os destaques da Merck na FCE Pharma estão a família Milli-Q de água ultrapura, além dos consumíveis de cromatografia, linha Aquastar para análises Karl Fisher, solventes instrumentais, padrões caracterizados certificados, linha RTC e equipamento Steritest. Durante o evento, a empresa lança também, oficialmente, o IT5, um novo equipamento para teste de integridade em filtros com significativos diferenciais de desempenho e conectividade digital. Além disso, são apresentadas as linhas de excipientes e a linha de ativos farmacêuticos (API) Emprove, assim como dois novos pigmentos, o ativo repelente IR3535 e fillers com efeito booster de fator de proteção solar (FPS).

No estande da Evonik serão apresentados “produtos e serviços inovadores, tendências e novos conceitos de marketing focados nas áreas farmacêutica e alimentícia visando surpreender e antecipar os interesses dos clientes”. A empresa divulga a sua completa plataforma de produtos e serviços que inclui o desenvolvimento de formulações, sistemas de liberação controlada oral e injetável, síntese de ativos farmacêuticos e scale-up.

Destaques: polímeros Eudragit; PlasACryl; e Eudratec PEP. Estarão presentes na feira os parceiros Meggle, pioneira no desenvolvimento de excipientes inovadores à base de lactose, e SRL Pharma, especialista em ativos farmacêuticos antiácidos e digestivos. As marcas Aerosil e Aeroperl, de excipientes essenciais, também estão entre as soluções apresentadas pela Evonik. “Com nosso portfólio de produtos e serviços, entregamos ao mercado soluções customizadas de formulação e de liberação modificada de princípios ativos”, ressalta Luis Roberto Cardoso, diretor de negócios para health care, nutrition & care.

A Química Anastácio firmou uma nova parceria comercial para ampliar a atuação junto aos clientes de cosméticos, contando com uma linha completa de óxidos ultrafinos, produzidos com a mais alta tecnologia em micronização e tratamento de superfície. Por outro lado, a parceria consolida a empresa no mercado para ingredientes para protetores solares, somando um completo range de filtros inorgânicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco, aos filtros orgânicos já comercializados.

Outra novidade da distribuidora é o DEET, ativo repelente de insetos como os pernilongos transmissores de dengue, que atende à demanda crescente do mercado nacional por essa categoria de produtos. Para tornar o seu portfólio mais completo, a Anastácio apresentará na feira uma linha de silicones para as mais diversas aplicações, dentre elas hair care e skin care. Dentre os principais produtos, destacam-se os fluidos, elastômeros, blends e emulsões. Como pilar de sustentação para um crescimento com qualidade, a empresa informa que recebeu certificação na norma ISO 9001, versão 2015.

A Valdose traz ao Brasil “a mais avançada tecnologia italiana de envase terceirizado em embalagens de dose única para cremes, líquidos, gel ou pó”. Um sistema inovador para os mais variados setores, que podem se utilizar de recipientes com abertura fácil e alta proteção. Vantagens da dose única: abertura rápida devido ao pré-corte na ponta da embalagem, versatilidade de formas, dose controlada, envase de creme, líquido, gel ou pó, baixo investimento, segurança do produto, barreira à luz, oxigênio e vapor d’água, etc.

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