Química

FCE Cosmetique 2010 – Insumos de origem natural renovável predominam entre as inovações e destacam a posição brasileira

Rose de Moraes
15 de junho de 2010
    -(reset)+

    O portfólio de ingredientes e ativos para as indústrias cosméticas da quanti-Q também ficará bem mais completo neste ano com a contratação de três novas parcerias com a CP Kelco, Symrise e Vital Especialidades. Da CP Kelco, serão distribuídas as linhas cosméticas de gomas xantanas, gomas gelanas, pectinas, carragenas e hidrocolóides especiais. Da Symrise, as linhas de filtros solares, antimicrobianos, extratos botânicos, além de ativos e ingredientes funcionais. E, no caso da Vital Especialidades, a parceria concretiza a distribuição de algumas matérias-primas fornecidas pela quantiQ para o mercado magistral, compreendendo ativos da Unipex Innovations, e de ingredientes da B&T e da Ajinomoto.

    Considerada líder mundial na produção de aminoácidos e derivados, a Ajinomoto também participou diretamente da FCE Cosmetique, destacando linhas diferenciadas, como de Ajidew ZN-100, Ajidew NL-50 e Amisoft ECS-22SB. No primeiro exemplo, trata-se de ativo regulador da oleosidade dos cabelos. No segundo, representa um repositor da camada de hidratação natural da pele, perdida durante os banhos e, no terceiro, trata-se de um derivado do ácido glutâmico, que torna as fórmulas de sabonetes líquidos mais suaves e não-irritantes.

    Ativo da jojoba – Em sintonia com a tendência de criação de produtos naturais, a Brasquim levou à FCE Cosmetique vários ingredientes inovadores. Desenvolvido pela Gattefosse, Hydracire, formado por Acácia Decur­rens, jojoba, Sunflower Seed Wax e polyglyceryl-3 Esters, é um ativo com textura cem por cento vegetal, baseado em complexo hidrofilizado de ceras de jojoba, mimosa e girassol, para melhorar a espalhabilidade e proporcionar maciez à pele.

    Outro ingrediente destacado é o emulsionante Plurol Stearique WL 1009, também da Gattefosse. “Cem por cento natural, PEG-free, não-iônico, esse emulsionante possui excelente perfil de tolerância, compatível com óleos vegetais, ácidos graxos de baixa e média polaridade e agentes gelificantes naturais, sendo recomendado especialmente para produtos para peles sensíveis e oleosas, produtos para bebês, pós-sol, pós-barba e para o contorno dos olhos”, informou Enilce Maurano Oetterer, gerente de negócios da Brasquim.

    A linha de novos tensoativos (Pationic) da americana Rita Corp também foi alvo de interesse especial de público. “Trata-se de grupo de surfactantes aniônicos elaborados com matérias-primas que ocorrem naturalmente, constituindo complexos únicos, excelentes agentes umectantes, que oferecem condicionamento e reparo aos cabelos danificados, reduzindo também a pegajosidade em sistemas com altas concentrações de óleos”, afirmou Enilce.

    Química e Derivados, Paulo De Biagi, Diretor da Rhodia Novecare América Latina, FCE Cosmetique 2010 - Insumos de origem natural renovável predominam entre as inovações e destacam a posição brasileira

    De Biagi: produção nacional cresce para atender a região

    Plataforma sustentável – A FCE Cosmetique deste ano também foi palco de lançamento do primeiro lauril éter sulfato de sódio (Less) de origem vegetal. Trata-se de Rhodapex ESB-70 Nat, produzido pela Rhodia, para produtos da linha personal care, como xampus e sabonetes líquidos. Desenvolvido com álcool láurico de óleo de palma e óxido de etileno derivado de cana-de-açúcar, a inovação concentra 70% de ativos e deverá resultar em ganhos de maior sustentabilidade para toda a cadeia produtiva do setor cosmético.

    “Nosso compromisso é oferecer soluções que ajudem no desempenho das formulações, garantam os benefícios sensoriais valorizados pelos consumidores e ao mesmo tempo sejam sustentáveis”, considerou Paulo De Biagi, diretor da Rhodia Novecare América Latina. A oferta da empresa para o setor inclui produtos à base de surfactantes aniônicos, anfotéricos, concentrados e polímeros naturais. Entre os destaques estão os produtos naturais à base de goma guar vegetal, oferecendo amplas possibilidades para modificadores de reologia e para condicionamento.

    Líder na química de polímeros vegetais como a goma guar com ingredientes da linha Jaguar, a empresa mantém oferta de várias soluções para cabelos e pele. Entre os ingredientes de maior destaque estão as blendas para tratamento e condicionamento dos cabelos (Mackine 301) e uma proteína derivada do arroz que atua no condicionamento de cabelos danificados (Mackpro Plus Rice C). Em ingredientes para produtos de cuidados com a pele, a empresa oferece ao mercado um derivado do óleo de babaçu orgânico (Mackam BAB), recomendado para formulações que exigem surfactantes derivados de matérias-primas naturais, além de outros desenvolvimentos, como Mackanate ultra Si, Mirasheen Star e Mackaderm GCP. À base de silicone, Mackanate ultra Si é indicado para aplicações nas quais é preciso facilitar o enxágue. Já Mirasheen Star é um agente perolizante para uso em formulações de enxágue, enquanto Mackaderm GCP traz uma combinação de emolientes e emulsificantes com forte poder antimicrobial para o desenvolvimento de fórmulas livres de preservantes.

    As perspectivas projetadas para o Brasil pela Rhodia não podiam ser mais animadoras. A unidade de surfactantes e o laboratório de desenvolvimento de aplicações da companhia instalado em Santo André-SP deverão receber investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões, destinados à compra de novos equipamentos para a produção de surfactantes especiais para o segmento de produtos de higiene e de cuidados pessoais.

    “Faz parte de nossa estratégia ampliar a participação no mercado latino-americano, com a fabricação no Brasil de novos produtos”, informou Paulo de Biagi. Entre as novidades que começarão a ser produzidas no país estão surfactantes sólidos de alta concentração, que oferecem como benefícios a limpeza e o condicionamento capilar.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. CARLA ROMERO MARTINELLI

      PRECISO SABER COMO MANIPULAR O PRODUTO LECIGEL



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *