Química

FCE Cosmetique 2010 – Insumos de origem natural renovável predominam entre as inovações e destacam a posição brasileira

Rose de Moraes
15 de junho de 2010
    -(reset)+

    Uma associação entre um copolímero acrilato de sódio e lecitina (Lecigel) resultou em agente gelificante com propriedades emulsionantes, desenvolvido pela Lucas Meyer, da França, para aumentar a viscosidade e a estabilidade das formulações. “Com Lecigel é possível desenvolver produtos em faixa de pH muito ampla, desde 2 pH até 12 pH, para a pele e cabelos e com grande facilidade de incorporação às fórmulas”, comentou Mansur.

    Química e Derivados, Érica Navarro, Coordenadora técnica da Sarfam, FCE Cosmetique 2010 - Insumos de origem natural renovável predominam entre as inovações e destacam a posição brasileira

    Érica: há opções de extratos isentos de alergênicos

    Lisos e sem formol – As fórmulas para hidratação dos cabelos sem dúvida ficarão mais enriquecidas com os novos ingredientes da Exsymol e da Lucas Meyer. No primeiro caso, um silício orgânico complexado com Pantenol (Silanetriol pantenol), denominado Hydra Sil, comprovou ser capaz de preservar as pontes de hidrogênio, e promover a hidratação interna dos fios. No segundo exemplo, um concentrado de nutrientes vegetais, com certificação Ecocert, formado por fosfolipídeos, glicolipídeos da soja, fitoesteróis e vitamina F (ácido linoleico), denominado Amisol Trio, irá repor as frações lipídicas perdidas em processos químicos, devolvendo brilho e maleabilidade aos cabelos.

    A indústria cosmética focada em cabelos, contudo, poderá se prevalecer ainda mais de inovadores ingredientes vegetais descobertos recentemente por empresas nacionais. A Polytechno, empresa dedicada a oleoquímicos, e ligada à Íon, lançou na FCE Cosmetique uma nova tecnologia em base vegetal para a realização de “escovas progressivas”, isentas de formol. Em vias de registro de patente, a inovação atraiu o interesse de grande número de visitantes, sendo alvo de concorridas demonstrações práticas. “Trata-se de uma exclusividade (Pro Liss 100), baseada na sinergia de proteínas ácidas e aminoácidos biocompatíveis com as fibras capilares, cujo benefício é permitir mudanças temporárias na estrutura dos cabelos, deixando os fios mais fáceis de modelar, com menor volume e redução de frizz, e que também confere maior brilho”, informou Mansur.

    Células-tronco – As pesquisas com células-tronco vegetais também chegaram a excelentes resultados, destacando ativos ricamente concentrados e com potentes propriedades, vários deles conferidos no estande da Sarfam, apresentados em representação à empresa italiana IRB, responsável por essas inovações.

    Os ativos gerados por células-tronco da Buddleja davidII apresentam alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Os ativos provenientes de células-tronco da centella asiática, enriquecidos com ácidos cafeoilquínico, fitoesteróis, aminoácidos e polissacarídeos, foram selecionados para tratamentos firmadores, antiestrias e anticelulite. Os ativos gerados por células-tronco de Dermasyr verbascoside são recomendados para controle e tratamento da acne. Já o ativo obtido de células-tronco da Echinacea angustifolia comprovou ação estimulante e preventiva da degradação das células de colágeno, enquanto o ativo proveniente de células-tronco de Leontopodium alpinum é indicado para o tratamento intensivo de peles, visando combater o envelhecimento, devolver a firmeza, além de regenerar e tonificar.

    Mais de 300 extratos aromáticos, desenvolvidos pela Carrubba, dos Estados Unidos, também integraram as novidades apresentadas pela Sarfam. “A grande vantagem desses extratos”, destacou Érica Navarro, coordenadora técnica da empresa, “é enquadrar-se no conceito fragrance-free, havendo também oferta de extratos livres de alergênicos”. Outros desenvolvimentos assinados pela mesma empresa foram apresentados na área de bioativos desodorizantes. Produzidos com biotecnologia, esses bioativos apresentam efetiva ação em ampla faixa de pH, podendo atacar maus odores.

    Várias novidades para tratar e criar efeitos sobre a pele também foram conferidas nas últimas criações assinadas pela Gelita e Eytzinger, ambas da Alemanha, e também representadas pela Sarfam. A primeira levou à FCE Cosmetique folhas de colágeno para conferir alta hidratação à pele e efeito tensor em máscaras faciais e corporais. Já a Eytzinger apresentou ouro 24 quilates em pó e em flocos, cuja principal propriedade é produzir efeito revitalizante sobre a pele.

    Um novo polímero formador de filme flexível para cabelos, apresentado pela Sarfam, e desenvolvido pela AkzoNobel Global Personal Care, também despertou grande interesse de público. “Trata-se de Dynamx H2O, formador de filme flexível para modelação duradoura, long-lasting, e com excelente efeito memória e alta resistência à umidade. Livre de álcool, proporciona maior liberdade aos formuladores”, comentou Érica. Além de controlar frizz, reduzir volume e definir cachos, o novo polímero também oferece proteção aos cabelos contra os danos causados por chapinhas, secadores e babyliss, pois associa a flexibilidade e o efeito memória do poliuretano com a resistência à umidade apresentada pelo acrilato, permitindo a modelação dos cabelos e proporcionando aparência natural, mas com longa duração.

    Quelante de metais – Um agente para clarear e tratar manchas, com resultados comprovados em 28 dias de aplicação, e também destinado a compor fórmulas antifotoenvelhecimento, e um exopolissacarídeo, ambos desenvolvidos pela Unipex Innovations, estão chegando ao mercado pelas mãos da quantiQ. Trata-se, no primeiro exemplo, de B-White; e, no segundo, de Exo-P, um exopolissacarídeo com capacidade para quelar metais pesados como cádmio e chumbo, e que reduz os malefícios causados por esses agentes tóxicos à pele, além de oferecer proteção contra os danos causados pelas radiações UV e pela poluição.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. CARLA ROMERO MARTINELLI

      PRECISO SABER COMO MANIPULAR O PRODUTO LECIGEL



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *